Shows gratuitos de Fernanda Jacob, Teresa Lopes e Cris Pereira, na área central de Bsb

No dia 1º de dezembro, véspera do Dia Nacional do Samba, o Samba na Rua – O Tom das Pretas celebra a obra de mulheres negras que foram (e ainda são) referência na história do samba. Na Praça Central do Setor Comercial Sul, a partir das 16h, Fernanda Jacob e músicos da cidade recebem Teresa Lopes, que interpreta repertório com sucessos de Jovelina Pérola Negra, Alcione e Leci Brandão.

No dia 15 de dezembro, é a vez de Cris Pereira homenagear Dona Ivone Lara, Elza Soares e Clementina de Jesus. Além de “Sorriso negro”, “Malandro” e “Yaô”, Cris canta músicas do primeiro disco “Folião de raça” (2013).

“Por causa das desigualdades raciais e de gênero, mulheres não alcançam os espaços merecidos no mercado musical de Brasília, embora sejam de fundamental importância na transmissão dos ritmos afro-brasileiros, patrimônios trazidos para o Distrito Federal por suas famílias e comunidades. Por isso o Samba na Rua – O Tom das Pretas é tão importante. O projeto evidencia a participação das mulheres negras na construção da cena de samba brasiliense e nacional”, explica a cantora e atriz Fernanda Jacob, uma das idealizadoras do projeto. Nascida e criada no DF, Fernanda está rodando o Brasil com “Dona Ivone Lara – O musical”, em que interpreta a protagonista.

Samba na Rua
Inspirado nas tradicionais rodas de samba do Rio de Janeiro, o Samba na Rua nasceu em 2013. Ana Carolina Boquadi e Fernanda Jacob queriam democratizar o acesso à cultura e ressignificar a ocupação dos espaços públicos promovendo encontros comunitários por meio da música. Dessa maneira, o projeto ocupa espaços na Vila Telebrasília e no Cruzeiro, com rodas de samba que reverenciam grandes nomes do samba, mas que também valorizam o trabalho dos artistas locais.

“Temos observado, nesses anos, um crescente alcance do projeto junto às comunidades locais, contemplando as mais diversas faixas etárias, etnias e credos, e a dimensão transformadora que a presença da cultura tem nas dinâmicas locais em seus mais diversos desdobramentos, sejam de redução de violência, movimentação do comércio, revitalização da cidade, ampliação do acesso à rua ou de coesão comunitária”, comenta Ana Carolina Boquadi.


SERVIÇO:

O Samba na Rua – O Tom das Pretas

Dia 1º de dezembro, às 16h, na Praça Central do SCS (ao lado do BRB), show em homenagem a Jovelina Pérola Negra, Alcione e Leci Brandão com Fernanda Jacob, Teresa Lopes e músicos da cidade. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Dia 15 de dezembro, às 16h, na Praça Central do SCS (ao lado do BRB), show em homenagem Dona Ivone Lara, Elza Soares e Clementina de Jesus com Fernanda Jacob, Cris Pereira e músicos da cidade. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário