Encontro de Repentistas para festejar os 32 anos da Casa do Cantador

Sob o lema “Encontro de Gêneros e Gerações”, a Edição 2018 do Festival traz à Casa do Cantador, também conhecida como Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel no Distrito Federal, os novos talentos e os já consagrados repentistas em duas noites de desafios competitivos, quando também participam grandes poetizas e cantadoras de Repente. Como de costume, e a exemplo de todas as edições anteriores do Encontro, representantes vindos da Região Nordeste desembarcam no DF para dividirem o palco com cantadores locais.

As noites de evento serão comandadas pela arte do repente, porém, fica a cargo de uma comissão julgadora escolher a dupla que melhor desenvolver os motes propostos. Aos que acompanham as redes sociais do evento, é dada a chance de participar na escolha de motes, também chamados de temas, que serão agregados aos do júri. A lista de motes para o público escolher será publicada na página do Festival (clique aqui para acessar).

Presença ilustre desta edição é Mocinha de Passira, uma das repentistas de maior tempo de arte. Aos seus 72 anos de idade e 56 na estrada como violeira, Mocinha fugiu de casa para cantar e combate com vigor, em suas cantorias e álbuns, o machismo .

Antecipando a realização do Festival, acontece uma seletiva eliminatória, fechada ao júri, para a escolha das cinco duplas do DF que abrirão o evento na primeira noite de competições. A dupla local vencedora volta a se apresentar na segunda noite do Festival, quando concorrerá com os repentistas de fora. Compõem ainda a programação Teatro de Mamulengo, Literatura de Cordel, declamação de Poemas Matutos e uma oficina de poesia nordestina aberta ao público.

Interatividade: Para que ainda mais pessoas possam conferir o Festival, toda a programação musical será transmitida em tempo real, via página oficial do Encontro dos Campeões do Repente. Oportunidade para quem está longe torcer por suas duplas favoritas e comentar as apresentações. E mais, no site CampeoesdoRepente.com.br serão disponibilizados, gratuitamente, gravações de áudio e vídeo, feitas durante o Festival. Para quem se interessa em saber como foi a 3ª Edição do Festival e conhecer um pouco mais sobre da arte do Repente, no Canal no Youtube tem um breve documentário.

O Repente: Originário da região do Sertão do Nordeste, é presente no DF desde a construção da Capital, quando os candangos trouxeram consigo sua bagagem cultural. Hoje essa arte secular é admirada não só por nordestinos e descendentes, mas por todos os apreciadores da Cultura Popular, e vem se perpetuando e ao mesmo tempo se aperfeiçoando, em especial no Nordeste onde atualmente alguns jovens repentistas despontam reconhecidamente como grandes improvisadores, com vocabulário e abordagem modernas e com total domínio das regras rígidas de métrica e rima que caracterizam o Repente.

A Casa do Cantador: Nasceu da força da presença da cultura e do povo nordestino no DF, além de ter um anfiteatro de médio porte, conta com uma excelente área ao ar livre de estacionamento pavimentado, onde será montado palco coberto para o evento (com base na experiência das edições anteriores). Esta edição do Encontro possibilitará, via transmissão ao vivo, que diversos apreciadores do Repente do Nordeste e outros estados possam acompanhar em tempo real um dos famosos festivais da Casa do Cantador, que historicamente recebe os grandes nomes do gênero.

Programação:
Sexta-feira, 9 de novembro
- 20h - Abertura com Mamulengo Presepada
- 20h30 a 23h - Disputa classificatória com cinco duplas de repentistas do DF e Entorno
- 23h10 - Encerramento com o anúncio da dupla classificada

Sábado, 10 de novembro
- Oficina de Poesia Popular Nordestina aberta ao público
- 20h - Abertura com Mamulengo Fuzuê
- 20h30 a 23h - Competição com quatro duplas de repentistas do Nordeste e a classificada do DF
- 23h10 - Encerramento com o anúncio da dupla vencedora da competição e condecoração.


SERVIÇO:

4º Encontro dos Campeões do Repente
Local: Casa do Cantador (QNN Quadra 32, Área Especial G - Ceilândia)
Entrada franca
Indicação: livre para todos os públicos

Realização da Acrespo, a 1ª edição do Encontro se deu no Setor de Diversões Sul (Conic) e as 2ª e 3ª edições foram realizadas na Casa do Cantador, respectivamente nos dias 25 e 26 de setembro de 2010 e 25 a 27 de abril de 2014, com grande sucesso de público. A 4ª edição é proposta, com anuência da Acrespo, pela empresa Arte Poesria, que atuou na produção de edições anteriores do Encontro e fará a direção geral desta edição, primando pela qualidade artística e conceitual de todo projeto da divulgação à entrega final dos produtos artísticos.

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário