“O cordel e suas cantorias” promove cultura nordestina na Casa do Cantador

O Cordel e Suas Cantorias é um projeto que realiza um encontro entre poetas, declamadores e repentistas. A primeira edição ocorrerá na Casa do Cantador, em Ceilândia, nos dias 28 e 30 de setembro. O evento é gratuito e promete encantar os apreciadores da poesia matuta, literatura de cordel e causos populares. As programações remetem ao nordeste e à cultura popular, buscando mostrar o universo histórico e artístico da cultura tradicional e contemporânea do nordeste.

Ao todo são dez apresentações de poesia matuta, literatura de cordel e causos populares. Além disso, serão realizados dois shows com duplas de cantores repentistas. Uma oficina de composição será oferecida para os participantes ensinando elementos da métrica e da rima na poesia de cordel Por fim, será exibida, simultaneamente com outras programações, a exposição “Mais de Mil Cordéis”, que consiste em uma banca de cordel com mais de 1000 títulos. O responsável é Ruiter Lima, que também é um declamador do projeto.

Antes do evento, poetas e cordelistas passarão por cinco escolas de Ceilândia convidando os alunos para participarem. A ação também será marcada pelo lançamento do livro “O cordel e suas cantorias”, produzido com a participação dos poetas convidados. A curadoria do livro é feita por Carlos Augusto e supervisionada por Marcio Alencar. A apresentação do material promoverá um importante diálogo entre narradores, estudantes e educadores. O livro será distribuído para as escolas de Ceilândia e poderá ser utilizado na grade curricular dos alunos em disciplinas como artes, literatura, língua portuguesa, geografia e história.

Programação:

Sexta (28/09)
- A partir das 20h:
Poetas: Paulo Matricó, Ruiter Lima, Cumpadi Ancelmo, Lilia Diniz e Ednaldo Lima

- A partir das 21h:
· Repentistas: Chico de Assis e João Santana

Domingo (30/09)
- A partir das 20h
Poetas: Paulo Matricó, Ruiter Lima, Cumpadi Ancelmo, Lilia Diniz e Valdenor de Almeida

- A partir das 21h
· Repentistas: Valdenor de Almeida e Donzílio Luiz

*A oficina será ministrada por João Santana e começa no dia 28/09 às 14h e as atividades continuam até o dia 30/09. Para participar envie um e-mail para ocordelesuascantorias@gmail.com até o dia 27/09.


SERVIÇO:

O Cordel e sua cantorias
Data: 28 e 30 de setembro
Local: Casa do Cantador (Quadra 32 Área Especial G - Ceilândia Sul, Brasília – DF)
Horário: 20h
*A oficina começa no dia 28/09 às 14h e as atividades continuam até o dia 30/09 (programação será encaminhada para os participantes que se inscreverem)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: 13 anos
Informações: (61) 98106-5856

==> Foto: Álvaro Botelho

0 comments:

Postar um comentário