Programação Cine Brasília: Semana de 30 de agosto a 05 de setembro de 2018

Permanece no Cine Brasília, Onde está Você, João Gilberto? É o documentário (quase) definitivo sobre o músico que revolucionou a música brasileira em 1958, tocando "Chega de Saudade", canção que mudou todo o rumo da música popular brasileira. “Quase” porque João Gilberto é um mistério indecifrável. Recluso há anos, o “pai” da Bossa Nova é praticamente um ser fantástico, objeto de inúmeras lendas. Dizem que ama dar telefonemas, que come sempre o mesmo prato, que não recebe nem os familiares, que está falido e debilitado, que toca violão dia e noite, que sai e ninguém vê. Ultimamente voltou a ser notícia por desacordos envolvendo os filhos e sua interdição. Onde Está Você, João Gilberto?, no entanto, não lida com pormenores mundanos acerca do compositor. O João Gilberto do filme de Georges Gachot é o do canto baixo, violão na perna e repertório de clássicos, aquela imagem atemporal eternizada no imaginário popular. É o ídolo do diretor e de Marc Fischer, alemão que desembarcou no Rio de Janeiro em 2010 com um objetivo na mente e um sonho no coração: encontrar o artista e pedir uma apresentação exclusiva da canção "Hô-bá-lá-lá". O autor transformou a aventura em romance policial e Gachot cinematograficamente realiza uma investigação da investigação, encontrando os entrevistados por Fischer e visitando locais em que ele esteve, guiado pelo texto do livro HO-BA-LA-LÁ - À Procura de João Gilberto e suas pesquisas documentadas em áudio, foto e vídeo. Imperdível.

Estreia desta semana do Cine Brasília, Takara – A Noite em que Nadei, fábula dirigida por Damien ManivelKohei Igarashi seria o equivalente visual de um haikai. Ao longo de menos de 80 minutos, o filme acompanha a perambulação do garoto sobre a neve, brincando com os elementos encontrados no caminho. A interação com outras pessoas é praticamente nula. Não existem diálogos no filme inteiro, e a sensação de perigo inexiste: a criança sem nome se diverte em uma bolha protegida, separada da realidade. A tela, em formato próximo do quadrado, sugere intimidade e reduz a importância dos espaços ao redor. Talvez o resultado corresponda ao imaginário desgastado de delicadeza oriental. Kim Ki-DukNaomi Kawase ou Hirokazu Kore-eda já desenvolveram projetos nos quais as forças da natureza constituem personagens autônomos, criando uma poesia que funciona como finalidade em si própria. Seja como for, a poesia singela nos remete a um tipo de minimalismo narrativo, a uma busca pela essência humana e cinematográfica.

Nossa segunda estreia da semana não deixa de ser surpreendente. Você já ouviu falar em Luiz Martins de Souza Dantas? Claro, se você não é alguém fanático por história ou, talvez, estudante de relações internacionais, é bem provável que a resposta seja um sonoro "não". Pois muito bem, Querido Embaixador narra as peripécias deste diplomata brasileiro que atuou como Ministro das Relações Exteriores do Brasil durante a Primeira Guerra Mundial e, na sequência, trabalhou como embaixador do país no Itália e na França. Ele acabaria se tornando um dos nomes mais importantes na fundação das Organizações das Nações Unidas. Querido Embaixador retrata o período mais marcante da trajetória de Souza Dantas, quando, como embaixador do Brasil na França, atuou diretamente na emissão de vistos para o país para judeus e outras minorias perseguidas pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Para isso, enfrentou inclusive o Governo Vargas, que, por um tempo, tentou dificultar a vinda de judeus para o Brasil.

    Filme exuberante dirigido por Marc Dugain, Troca de Rainhas continua mais esta semana no Cine Brasília. O filme se vale da absurda situação da troca de pequenos herdeiros para sustentar acordos políticos entre as monarquias francesa e espanhola para construir uma narrativa densa. O foco do filme é a insustentável pressão que recai sobre as crianças. Se por um lado a intenção de selar a paz por meio de herdeiros era comum na época, hoje em dia é possível ter uma visão completamente diferente desta situação. Optando por dar destaque ao noivado de Louis XV, de 11 anos, com Anna Maria Victoria, de 4 anos (sim, você leu certo), Troca de Rainhas impacta e incomoda. É um retrato fiel de um longo período em que esta prática política movia a tudo e a todos pela Europa. O desgaste emocional e físico nas crianças é trabalhado com enorme cuidado e refinamento no filme. Troca de Rainhas não só sustenta toda a expectativa dada a qualquer filme do gênero histórico como também entrega um deslumbrante resultado estético. As trocas que as crianças presenciam não são apenas físicas, são trocas do que elas eram para o que lhes vai ser imposto.

    Entra também em nossa grade de programação o interessante Tungstênio. Ao perfeccionismo estético e à reverência ao material original, soma-se o trabalho coeso do elenco como um todo. Se Fabrício Boliveira se destaca pelas sequências mais físicas como Richard, o brilho maior cabe a José Dumont e seu Ney sempre raivoso. É ele quem se destaca na primeira metade do longa-metragem, quando os códigos desta história ainda não estão tão nítidos ao espectador. Abusando da câmera tremida e do superclose, Tungstênio muitas vezes vai além dos quadrinhos que o inspirou. A voz off dá ainda mais densidade a trama, dando a narrativa ares provocadores e até mesmo sarcásticos. Esse estilo evoca, à sua maneira, o que o próprio Heitor Dhalia fizera anos antes em O Cheiro do Ralo.
Bastante ágil, Tungstênio é um filme impressionante especialmente pela forma como interpreta cinematograficamente a linguagem dos quadrinhos.

     
                 ESTREIAS

         Takara – A Noite em que Nadei
           (Drama/Japão/França/78min/2018)
          De Damien Manivel e Kohei Igarashi
Com: Takara Kogawa, Takashi Kogawa, Chisato Kogawa
Sinopse: Toda noite, um homem sai de casa para trabalhar no mercado de peixe da cidade. Na casa silenciosa, Takara, seu filho de seis anos, não consegue dormir e desenha um peixe e coloca em sua mochila. De manhã, ainda sonolento, o caminho de Takara para a escola se transforma em uma aventura inesperada em direção à cidade, nas montanhas nevadas do Japão.
Classificação indicativa: Livre

               Querido Embaixador
              (Drama/Biografia/Brasil/88min/2018)
                 De Luiz Fernando Goulart
Com: Alice Assef, Norival Rizzo, Miriam Mehler
Sinopse: Luiz Martins de Souza Dantas (Norival Rizzo) era o embaixador do Brasil na Itália até 1922, quando é transferido para Paris. Cercado de belas moças, o homem vive num cotidiano de luxo em reuniões que incluíam pessoas da política e da cultura do país. Nesse contexto, começa a Segunda Guerra Mundial e o embaixador passa a viver numa realidade intensa com tomada de decisões que realmente podem colocar a vida de brasileiros em risco.
Classificação indicativa: 16 anos


               EM CARTAZ

       Onde Está Você, João Gilberto?
       (Documentário/Alemanha/Suíça/França/106min/2018)
                 De Georges Gachot                      

Com: Georges Gachot, Miúcha, João Donato
Sinopse: Inspirado no livro HO-BA-LA-LÁ - À Procura de João Gilberto, do escritor alemão Marc Fischer, o cineasta francês Georges Gachot decide refazer os passos do autor no Rio de Janeiro em busca do recluso ícone da música brasileira. Com a ajuda de parentes, antigos amigos e conhecidos do criador da lendária batida de violão da Bossa Nova, Gachot tenta desvendar o mistério que envolve sua existência e encontrá-lo para fazer um pedido muito especial.
Classificação indicativa: 12 anos                  
   
           
             Troca de Rainhas
      (Drama histórico/França/Bélgica/100min/2018)
              De Marc Dugain                       

Com: Lambert Wilson, Olivier Gourmet, Anamaria Vartolomei
Sinopse: Em 1721, para manter a paz entre França e Espanha após anos de guerra, o Regente do Reino da França, Philippe d'Orléans (Olivier Gourmet), propõe uma troca de princesas que resulta no noivado do rei da França, Louis XV (Igor van Dessel), de 11 anos, com Anna Maria Victoria (Juliane Lepoureau), 4 anos, e as do príncipe herdeiro Louis, de 11 anos, com Louise-Elisabeth d'Orleans (Anamaria Vartolomei), 12 anos. Porém, a chegada dessas princesas pode comprometer os jogos de poder na Corte.
Classificação indicativa: 12 anos

                Tungstênio
              (Drama/Brasil/80min/2018)
                De Heitor Dhalia
Com: Fabrício Boliveira, Samira Carvalho, José Dumont
Sinopse: Salvador, Bahia. O uso de explosivos para pescar na orla atrai a atenção de Ney (José Dumont), um sargento aposentado que não suporta a falta de ordem e respeito ao seu antigo posto. Ao lado de Caju (Wesley Guimarães), ele busca ajuda para prender os pescadores, mas não consegue apoio do exército por ser este um crime ambiental. Após brigar com Ney, Caju liga de um telefone público para o celular do policial Richard (Fabrício Boliveira), que logo corre para o local de forma a prender os meliantes. Paralelamente, Keila (Samira Carvalho), a esposa de Richard, planeja deixá-lo.
Classificação indicativa: 16 anos
                                              
                  
                Programação: 

Quinta-Feira (30/08)
13h50 - Tungstênio
15h20 – Querido Embaixador
17h00 – Troca de Rainhas
19h00 – Takara
20h30 – Onde Está Você, João Gilberto?

Sexta-Feira (31/08)
13h50 - Tungstênio
15h20 – Querido Embaixador
17h00 – Troca de Rainhas
19h00 – Takara
20h30 – Onde Está Você, João Gilberto?

Sábado (01/09)
13h50 - Tungstênio
15h20 – Querido Embaixador
17h00 – Troca de Rainhas
19h00 – Takara
20h30 – Onde Está Você, João Gilberto?

Domingo (02/09)
13h50 - Tungstênio
15h20 – Querido Embaixador
17h00 – Troca de Rainhas
19h00 – Takara
20h30 – Onde Está Você, João Gilberto?

Segunda-Feira (03/09)
19h00 – Takara
20h30 – Onde Está Você, João Gilberto?

Terça-Feira (04/09)
(não haverá sessão)

Quarta-Feira (05/09)
13h50 - Tungstênio
15h20 – Querido Embaixador
17h00 – Troca de Rainhas
19h00 – Takara
20h30 – Onde Está Você, João Gilberto?

==> Foto: Divugalção

0 comments:

Postar um comentário