Programação Cine Brasília: Semana de 17 de maio a 23 de maio de 2018

Depois do grande êxito da sessão especial da semana passada, estreia no Cine Brasília O Processo, de Maria Augusta Ramos, longa-metragem sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Esta obra ímpar fez furor no Festival de Berlim deste ano e vem acumulando prêmios em festivais internacionais. A diretora passou meses nos bastidores do Congresso Nacional, acompanhando ao vivo os depoimentos e o desenrolar de todo este recente e traumático processo político brasileiro.

Prossegue no Cine Brasília até amanhã, dia 18 deste mês, este que é um dos grandes acontecimentos do calendário de cinema da cidade: a Mostra de Cinema Europeu. São mais 4 filmes. Este ano, o evento colocou em foco, muito oportunamente, o tema da democracia, visto sob o ponto de vista dos diversos países participantes e de diferentes contextos históricos. Muitos dos filmes chegam premiados em festivais internacionais de cinema e são inteiramente inéditos no Brasil.

Também segue em cartaz a obra-prima indicada para representar a Itália no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro no ano passado. Ciganos de Ciambra é a interessantíssima segunda produção do brasileiro Rodrigo Teixeira, desta vez em parceria com ninguém menos que o norte-americano Martin Scorsese. Mas a produção – vejam só - é italiana e ficou a cargo do jovem diretor Jonas Carpignano.É o segundo filme deste relizador de origem italiana mas nascido em Nova Yorque. O tratamento quase documental desta obra não impede que o diretor extraia uma grande poesia onírica de uma história envolvendo uma família que vive num gueto e que sobrevive às custas das mais variadas trapaças.

Igualmente em cartaz, Praça Paris, de Lúcia Murat, é um filme que toca na ferida do nosso país hoje, especialmente do Rio de Janeiro. Há dois universos díspares em Praça Paris, representados pelo antagonismo de suas protagonistas. De um lado há Glória, interpretada pela ótima Grace Passô, moradora de uma favela, ascensorista, estuprada quando criança, irmã de um perigoso bandido que está na prisão, adepta da tese do "aqui se faz, aqui se paga". Do outro há Camila, terapeuta interpretada pela atriz portuguesa Joana de Verona. As duas trabalham no mesmo local, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e se encontram justamente quando Glória busca apoio psicológico em sessões de análise. Um filme oportuno e fundamental. 


O Processo
(Documentário/Brasil/Alemanha/137min/2018)
De Maria Augusta Ramos
Com: Dilma Rousseff, Lula, Chico Buarque de Holanda
Sinopse: O documentário acompanha a crise política que afeta o Brasil desde 2013 sem nenhum tipo de abordagem direta, como entrevistas ou intervenções nos acontecimentos. A diretora Maria Augusta Ramos passou meses no Planalto e no Congresso Nacional captando imagens sobre votações e discussões que culminaram com a destituição da presidenta Dilma Rousseff do cargo.
Classificação indicativa: 14 anos
            
Os Ciganos de Ciambra
(Drama/Itália/118min/2018)
De Jonas Carpignano
Com: Pio Amato, Koudous Seihon e Damiano Amato, Francesco Pio Amato, Keko O'Marrochinu, Iolanda Amato, Patrizia Amato, Rocco Amato e Susanna Amato.
Sinopse: Em Ciambra, uma pequena comunidade romana na Calábria, Pio, de 14 anos, quer crescer rápido. Como seu irmão mais velho, Cosimo, ele bebe, fuma e aprende a arte de pequenos golpes de rua. Porém, no dia em que Cosimo desaparece, Pio é desafiado a ocupar o lugar de provedor da família, papel muito pesado para ele, que é colocado diante de uma drástica escolha.
Classificação indicativa: 14 anos
     
Praça Paris
(Drama/Portugal/Argentina Brasil/112min/2018)
De Lúcia Murat
Com: Joana de Verona, Grace Passô, Alex Brasil
Sinopse:  Rio de Janeiro. Camila (Joana de Verona) é uma terapeuta portuguesa que trabalha na UERJ, onde atende Glória (Grace Passô), ascensorista da universidade. Ao longo das sessões Camila se depara com uma realidade bastante violenta, já que Glória foi estuprada pelo próprio pai quando criança e seu irmão, Jonas (Alex Brasil), é um perigoso bandido que está na prisão. Cada vez mais assustada com os relatos que ouve, ela se sente ameaçada ao mesmo tempo em que Glória passa a vê-la como algo essencial em sua vida.
Classificação indicativa: 14 anos



MOSTRA EUROPA

PALME
17 de maio, 18h30
País: Suécia
Título original: Palme
Direção: Maud Nycander e Kristina Lindström
Ano: 2012
Duração: 105 min
Gênero: documentário
Classificação indicativa: livre
Sinopse: O filme trata da vida do Primeiro Ministro da Suécia, Olof Palme, baleado em Estocolmo, em 1986. Naquela noite de fevereiro, a Suécia transformou-se. Olof Palme mudou o país. Durante a sua vida, foi transportado dos enredos da classe alta para tomar o seu lugar entre os democratas socialistas. O habilidoso político foi motivado pela sua paixão à justiça social. Persuasivo, incitou os EUA a convocar o seu embaixador de volta para a Suécia. Admirado e odiado além do paralelo, cheio de entusiasmo, viajou o mundo inteiro e criou impressões, também influenciando a história. O filme sobre Olof Palme é uma viagem no tempo, em imagens e experiências.

SE NÃO NÓS, QUEM?
17 de maio, 20h30
País: Alemanha
Título original: Wer, wenn nicht wir
Direção: Andres Veiel
Ano: 2010-11
Duração: 124 min
Gênero: biografia-drama
Classificação indicativa: 12 anos
SinopseNo início dos anos 1960, Bernward Vesper (August Diehl) e sua amiga de universidade Gudrun Ensslin (Lena Lauzemis) se apaixonam no meio da atmosfera da Alemanha Ocidental. O casal funda uma pequena editora que, já no primeiro trabalho, causa polêmica: trata-se de um texto antigo do pai de Bernward, famoso autor nazista. O questionamento inaugura novos rumos na vida do casal, em uma era de mudanças e radicalizações.

PÁSSAROS, ÓRFÃOS E LOUCOS
18 de maio, 18h30
País: Eslováquia
Título original: Vtáčkovia, siroty a blázni
Direção: Juraj Jakubisko
Ano: 1969
Duração: 79 minutos
Gênero: drama
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Dois rapazes, uma moça e um senhor louco enfrentam um mundo violento, louco, sem ideais, sem esperança, que relembra fortemente a atmosfera da sociedade na antiga Tchecoslováquia depois de agosto de 1968, quando houve a invasão das tropas soviéticas. Juntos, os amigos, sobrevivem ali somente graças a sua “loucura” – mesmo com os horrores da invasão, tentam encarar a realidade de uma forma otimista e fantástica, conduzindo a vida baseada no princípio da brincadeira e da filosofia da alegria.

SANGUE NAS ÁGUAS
18 de maio, 20h30
País: Hungria
Título original: Szabadság, szerelem
Direção: Krisztina GODA
Ano: 2006
Duração: 123 min
Gênero: drama / guerra / histórico / romance
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Uma nação cujo sonho de liberdade foi devastado, encontra seu rival em um campo de batalha diferente neste filme inspirado em uma história real. Sangue nas Águas celebra a heróica revolução húngara de 1956 que se passa em Budapeste e nos Jogos Olímpicos de Melbourne em outubro e novembro desse ano. Enquanto tanques soviéticos arrasavam seu país a equipe húngara de polo aquático vencia os soviéticos na disputa mais violenta da história.

                                     
Programação: 
Quinta-Feira (17/05)
13h50 – O Processo
16h20 – Os Ciganos de Ciambra
18h30 – Palme (Mostra Europa/Suécia)
20h30 – Se Não Nós, Quem? (Mostra Europa/Alemanha)

Sexta-Feira (18/05)
13h50 – O Processo
16h20 – Praça Paris
18h30 – Pássaros, Orfãos e Loucos (Mostra Europa/Eslováquia)
20h30 – Sangue nas Águas (Mostra Europa/Hungria)

Sábado (19/05)
14h00 – O Processo
16h30 – Os Ciganos de Ciambra
18h30 – Praça Paris
20h30 – O Processo

Domingo (20/05)
14h00 – O Processo
16h30 – Os Ciganos de Ciambra
18h30 – Praça Paris
20h30 – O Processo

Segunda-Feira (21/05)
18h30 – Praça Paris
20h30 – O Processo

Terça-Feira (22/05)
(não haverá sessão)

Quarta-Feira (23/05)
14h00 – O Grilo Feliz (A Escola Vai ao Cinema)
16h30 – Os Ciganos de Ciambra
18h30 – Praça Paris
20h30 – O Processo

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário