A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Fundação Editora da Unesp
(FEU) destacam a publicação de sete novos títulos aprovados no Programa de
Edição de Textos de Docentes da Unesp em 2017. Confira abaixo mais
informações sobre os livros e o link para o download gratuito:
Governança multi-escalar dos recursos hídricos
transfronteiriços na Amazônia
Autora: Fernanda Mello Sant'Anna
Autora: Fernanda Mello Sant'Anna
Nesta obra, em escala internacional, foram analisadas instituições como
a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e as relações
entre os Estados que compartilham as Bacia do rio Acre e do rio Napo. Em
escala nacional, buscou-se compreender o arcabouço institucional para
gestão dos recursos hídricos na Bolívia, no Brasil, no Equador e no Peru,
países que compartilham essas duas bacias.
Neste livro, diversos especialistas apresentam novas investigações
sobre o potencial biológico de dois importantes produtos dessa indústria:
a própolis e a geoprópolis. A própolis é um material resinoso, produzido
por abelhas africanizadas e por abelhas sem ferrão (meliponíneos) e
apresenta inúmeras propriedades biológicas. A geoprópolis é produzida por
abelhas indígenas ou sem ferrão e é ainda pouco conhecida pela comunidade
geral.
Retalhos de experiências modernas: história, culturas
e cidades no interior Paulista – Primeira República
Organizador: Humberto Perinelli Neto
Organizador: Humberto Perinelli Neto
Este livro reúne textos
dedicados a compreender experiências sociais provocadas pela
modernização levada pela economia cafeeira às cidades do interior
paulista, durante a Primeira República. Os textos conectam-se ao
trabalho de José Evaldo de Melo Doin, docente que orientou os autores
por mais de duas décadas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da
Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Franca.
Por que aprender isso, professora? Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia história cultural
Autora: Flávia da Silva Ferreira Asbahr
Este livro aponta alguns caminhos da pesquisa sobre como crianças entendem e vivenciam sua história escolar e quais os sentidos que atribuem à atividade de estudar. Tendo a Psicologia Histórico-Cultural como referência teórica e larga experiência em projetos da rede de educação pública e privada, Flávia da Silva Ferreira Asbahr desenvolve o trabalho em duas frentes: uma investigação bibliográfica conceitual, com sínteses teóricas sobre os conceitos de sentido pessoal e atividade de estudo; e uma investigação empírica, realizada em escola pública municipal da cidade de São Paulo, com estudantes de quarta série do ensino fundamental.
Autora: Flávia da Silva Ferreira Asbahr
Este livro aponta alguns caminhos da pesquisa sobre como crianças entendem e vivenciam sua história escolar e quais os sentidos que atribuem à atividade de estudar. Tendo a Psicologia Histórico-Cultural como referência teórica e larga experiência em projetos da rede de educação pública e privada, Flávia da Silva Ferreira Asbahr desenvolve o trabalho em duas frentes: uma investigação bibliográfica conceitual, com sínteses teóricas sobre os conceitos de sentido pessoal e atividade de estudo; e uma investigação empírica, realizada em escola pública municipal da cidade de São Paulo, com estudantes de quarta série do ensino fundamental.
Neste livro, estão
reunidos ensaios que contemplam várias facetas da múltipla atuação
pública de Bilac e põem em relevo algumas de suas intervenções em favor
da liberdade de imprensa, da democracia, do saneamento e da modernização
urbanística do Rio de Janeiro, do serviço militar obrigatório (no
contexto da Primeira Guerra Mundial) e do ensino (básico) universal,
público, gratuito e de qualidade.
Autor: Inocêncio Fernandes Balieiro Filho
Este livro discute os
indícios heurísticos presentes nas obras O método, do pensador grego
Arquimedes de Siracusa (287 a.C-212 a.C.); A coleção matemática, do
matemático helenístico Pappus de Alexandria (c.290-c.350 d.C.); e Regras
para a direção do espírito, do filósofo francês René Descartes
(1596-1650). A partir dessa discussão, o Balieiro Filho estabelece
relações com a sistematização da atividade heurística apresentada nas
obras A arte de resolver problemas e Matemática e raciocínio plausível,
do matemático húngaro George Polya (1887-1985).
De quem é esse corpo? A performatividade do gênero feminino no teatro contemporâneo
Autora: Lúcia Regina Vieira Romano
Autora: Lúcia Regina Vieira Romano
Esta obra analisa a
criação teatral contemporânea das mulheres e questiona a caracterização
dessa produção a partir do recorte de gênero feminino. A partir dos
termos teatro feminino, teatro da mulher e teatro feminista, Lúcia
Romano aponta as implicações deles na crítica e na prática teatrais, na
cena nacional e internacional, e a necessidade de revisão dessa
terminologia. A autora ressalta a atual multiplicidade de estratégias e
poéticas particulares do teatro feito por mulheres, em especial, nas
atuações de algumas performers, das atrizes criadoras integrantes do
OdinTeatret e da rede internacional Magdalena Project.
==> Foto: Divulgação
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