A CAIXA CULTURAL BRASÍLIA APRESENTA O ESPETÁCULO "ACHADOUROS – TEATRO PARA BEBÊS"

A CAIXA Cultural traz para Brasília o espetáculo Achadouros – Teatro para bebês, de 12 a 14 de janeiro. A montagem é especial para crianças de seis meses a três anos de idade e propõe uma reflexão sobre a chegada do ser humano ao mundo e sobre sua capacidade transformadora e criativa. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos meia hora antes de cada apresentação.

Achadouros é resultado de um processo de criação colaborativa entre José Regino, Caísa Tibúrcio e Nara Faria. Inspirado no livro Memórias inventadas – para crianças, do poeta Manoel de Barros, a montagem utiliza uma encenação poético-teatral e explora a linguagem não verbal. Dessa forma, traz à tona o mundo invisível e mágico, que extrapola a consciência cotidiana e ingressa no campo das sensações e emoções comuns à humanidade.

No espetáculo, as atrizes Caísa e Nara convidam o público a se aventurar com elas em seu quintal imaginário. Num pequeno cercado de madeira, envoltas em sacolas plásticas, as atrizes trabalham o conceito de ressignificação dos objetos cotidianos, transformando as inúmeras sacolas de plástico em galinhas, cachorros, peixes, caramujos e até borboletas. Elas podem ganhar vida como animais ou assumir o papel de água do mar, do rio ou do lago.

As atrizes conduzem o público a uma arqueologia das memórias da infância e apresentam a cada um a possibilidade de escrever sua própria história. A encenação incita o público a elaborar uma fábula única, afastando-o da condição de um mero receptor de informações e auxiliando-o a se tornar um co-criador da obra.

Sobre o Espetáculo:
Desde a sua estreia em Brasília, em agosto de 2015, a peça integrou a programação de dois festivais da capital: o II Festival Primeiro Olhar e o Primavera do Teatro. O espetáculo também foi encenado em teatros e creches de diversas localidades do Distrito Federal e outros estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Goiás. A montagem foi contemplada ainda com o Prêmio SESC do Teatro Candango 2015 como Melhor Espetáculo Infantil.

Ficha Técnica:
Elenco e criação musical: Caísa Tibúrcio e Nara Faria
Direção e figurino: José Regino
Dramaturgia: Criação coletiva
Cenografia: Chico Sassi
Iluminação: Marcelo Augusto
Produção: Pedro Caroca – V4 Cultural
Assistência de produção: Zizi Antunes
Cenotecnia: Rodrigo Lelis
Designer gráfico: Jana Ferreira
Fotografia: Diego Bresani
Registro videográfico: Fabiano Morari – Cachecol Filmes
Edição de vídeo: Márcia Regina – Baleia Filmes


SERVIÇO:

Achadouros – Teatro para bebês
Local: Teatro da CAIXA Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Dias: 12 a 14 de janeiro de 2018
Horários: sexta-feira à domingo, às 11h e 16h
Classificação indicativa: livre para todos os públicos (recomendado para crianças de 6 meses a 3 anos)
Duração: 30 minutos
Ingressos: distribuição de ingressos gratuitos 30 minutos antes do espetáculo
Lotação: 50 lugares
Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Contato: Bruno Aguiar | bruno@coletivoconversa.com.br | (61) 98195-9402 

==> Foto: Diego Bresani

0 comentários:

Postar um comentário