Cia Burlesca levará Miguel de Cervantes para feiras, escolas e espaços alternativos do DF

A partir do dia 15 de agosto o grupo teatral Cia Burlesca cumprirá temporada do seu novo espetáculo Quixote ao Avesso, baseado no clássico “Dom Quixote de La Mancha” do escritor espanhol Miguel de Cervantes, gratuitamente em 05 feiras livres, 05 escolas públicas e 02 espaços de ocupação cultural do Distrito Federal.

Serão 21 apresentações com a apresentação do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, contemplando o maior número de Regiões Administrativas, para os mais diversos públicos: estudantes do ensino médio de escolas públicas; transeuntes e comerciantes de feiras livres; e comunidade do Mercado Sul e Casa Frida.

Nesta montagem, durante oito meses de processo de criação coletiva, a Cia Burlesca lançou mão de cinco momentos da obra original “Dom Quixote de La Mancha” para criar um espetáculo de rua, transpondo as situações daquele contexto para o contemporâneo, sempre levantando questionamentos e reflexões sobre o momento sociopolítico que o país está passando.

Justiça, liberdade e loucura são os motes principais que permeiam as cenas, em que Dom Quixote, acompanhado de seu fiel escudeiro Sancho Pança, se aventura para realizar seu mais nobre objetivo como cavaleiro andante: corrigir tudo o que está errado, cessando o sofrimento dos oprimidos. A música executada ao vivo será elemento constante no espetáculo, com estética popular e do teatro épico, recomendado para todos os públicos.

Dom Quixote ao Avesso traz à cena os feitos de um personagem que viveu seus sonhos com espírito reto e uma ética intocável, que é para a Cia Burlesca uma forma de discutir a superficialidade, a demagogia e a hipocrisia instauradas em nossa sociedade por meio desse perverso sistema hegemônico.

A música está presente em todos os momentos da peça, a serviço da dramaturgia. A trilha sonora foi composta especialmente para o espetáculo pelo músico Jonathan Silva. Assina ainda algumas músicas, o diretor do espetáculo Mafá Nogueira.

Sobre a Cia Burlesca A Cia Burlesca de teatro político traz em seu repertório espetáculos que questionam e provocam a reflexão para desmascarar a realidade, problematizar estereótipos, preconceitos, a manipulação da informação e as disputas de poder. Tendo como fonte de inspiração a luta de classes, a Cia procura, por meio de linguagem popular, colocar em pauta temas que promovam a ascensão da classe trabalhadora e uma cultura política mais humana e igualitária.

Em março de 2014 inaugura sua sede na Asa Norte apresentando contações de histórias todo final de semana, até seu encerramento em 2015. De abril a outubro de 2015 ocupou o Teatro de Arena da Escola Parque da 303/304 Norte apresentando seu repertório aos finais de semana. Em novembro de 2015, estabelece parceria com a Fundação Brasileira de Teatro, por meio de um Acordo de Cooperação, para cuidar e ocupar a Sala Conchita de Moraes, localizada no subsolo do prédio do Teatro Dulcina, no Setor de Diversões Sul.

Ficha Técnica:
Direção e Arranjo musical: Mafá Nogueira
Orientação de Direção e de Encenação: José Regino
Atuação: Julie Wetzel, Lyvian Sena, Mafá Nogueira e Pedro Caroca
Músicos: Juliana Santos (fagote) e Vitor Adonai (clarinete)
Compositor musical: Jonathan Silva e Mafá Nogueira
Preparação vocal: Janette Dornellas
Preparação e Arranjo de percussão: Fred Magalhães
Figurino e Coordenação de produção: Ana Paula Faria
Cenário e texto: Cia Burlesca
Produção executiva: Cláudia Leal
Assistente de produção: Pedro Henrick
Fotografia: Pedro da Silva e Thaís Mallon
Designer gráfico: Jana Ferreira
Assessoria de imprensa: V4 Cultural
Assistente de divulgação: Julie Wetzel
Fomento: Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal
Apoio: Fundação Brasileira de Teatro, Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, Banca da Galega 411, Peixaria do Ceará e Restaurante Tehe & Mineiro

Programação:
15/08 às 10h e 14h30 - CEM 01 do Riacho Fundo 1
Endereço: Setor Habitacional Qs 14 Lote A

18/08 às 19h15 - CEM 01 de São Sebastião
Endereço: 203, Residencial Oeste

19/08 às 11h e 15h - Feira da Quadra 26 do Paranoá
Endereço: Avenida Paranoá, 174-194

20/08 às 9h e 12h - Feira Central de São Sebastião
Endereço: Quadra 101, Conjunto 01, S/N

22/08 às 10h e 16h - CEM 02 de Planaltina
Endereço: Setor Educacional, Quadra 02, Lotes J L

25/08 às 20h - Casa Frida
Endereço: Rua 30 - São Sebastião

26/08 às 11h e 15h - Feira do Guará
Endereço: QE 25, Guará II

29/08 - CED 06 de Ceilândia
Endereço: Setor P, QNP 16

01/09 às 20h - Mercado Sul
Endereço: QSB 12/13, de Taguatinga

02/09 às 11h e 15h - Feira Central de Ceilândia
Endereço: Setor M, CNM 2

03/09 às 11h e 15h - Feira da Torre de TV
Endereço: SDC, S/N, Eixo Monumental

05/09 às 9h e 14h- CEM 10 de Ceilândia
Endereço: QS Área Especial 01


SERVIÇO:

Quixote ao Avesso
De 15 de agosto a 05 de setembro de 2017
Horários e Locais: Confira na programação
Entrada: franca
Classificação: livre
Duração: 55 minutos
Informações: 61 99234-4274

==> Foto: Thaís Mallon

0 comments:

Postar um comentário