Sustentar o corpo é uma grande tarefa para a coluna vertebral. Por isso, ela merece cuidados especiais para manter-se saudável.
Veja as dicas do neurocirurgião especialista pela Unifesp, Dr. Alexandre Elias.
Veja as dicas do neurocirurgião especialista pela Unifesp, Dr. Alexandre Elias.
1. Atenção à postura - A recomendação é contrair o abdômen ao realizar movimentos de agachamento e levantamento de peso, além de manter a postura reta e os ombros sempre alinhados.
2. Atividades domésticas - Nas atividades de casa, evite inclinar muito a coluna, sempre mantendo a postura. A pia da cozinha e a tábua de passar roupa devem ficar na altura do umbigo.
3. Atividade física - Antes de praticar uma atividade física analise as condições da sua coluna para se certificar de que ela não será afetada pelos exercícios.
4. Salto alto - O encurtamento dos músculos e tendões da perna, além de impulsionar o peso do corpo para a frente, é consequência do uso excessivo de sapatos de salto muito alto. Esse costume prejudica a postura e o alinhamento da coluna vertebral.
Dica - Use o salto do tipo retangular ou quadrado, com no máximo 5 cm de altura. Além de sempre fazer movimentos circulares com os pés e os tornozelos e alongar as pernas.
5. Alongamento - Aumenta a flexibilidade muscular e mantém o bom funcionamento do corpo; o alongamento pode ser realizado em qualquer lugar.
Dica - Pela manhã, realize pelo menos 10 minutos de alongamento. Estique braços, pernas, costas, pescoço e cintura, em movimentos longos e repetidos em séries de 20 segundos para cada região e membros.
6. Escritório - Cadeiras de encosto reto apoiam a sua coluna de forma mais confortável. Além disso, o teclado deve ficar sempre na altura dos cotovelos e os braços apoiados na mesa. Os joelhos devem estar em 90° e os pés apoiados no chão. Para evitar uma flexão da coluna cervical, posicione o seu monitor em torno de 10 cm abaixo do ângulo de visão. Intervalos também são recomendados.
7. Sacolas e mochilas - Divida o peso nas duas mãos e ombros para não sobrecarregar um lado do corpo. Além disso, o peso a ser carregado não deve ser maior que 10% do seu peso. Caso ultrapasse este valor, opte por uma mala de rodinhas com alça longa para manter a postura.
8. Celular - Ao conversar ao celular ou ao telefone, não o apoie no pescoço e, sim, segure o aparelho com a mão, evitando o esforço da cervical.
9. Posição para dormir - A posição lateral é a mais recomendada. Flexione as pernas e use um travesseiro entre os joelhos. Ou, durma de barriga para cima com um travesseiro neutro, evitando flexionar a coluna cervical e um travesseiro abaixo dos joelhos.
10. Atenção aos sintomas - Qualquer sintoma de dor insistente nas costas, deve-se consultar um especialista em coluna vertebral.
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário