CINECLUBE IMAGINÁRIO - Cinema de graça às Terças-feiras em Samambaia

Sabe essa história de que em Samambaia não tem cinema? Pois é... Agora, no Espaço Imaginário Cultural, durante oito meses haverá exibição de filmes internacionais, nacionais, produções brasilienses, documentários e filmes dirigidos por mulheres! Tudo de graça!

Toda terça-feira, sempre de 15 em 15 dias, um filme diferente para a comunidade local. Após a exibição, haverá também um bate-papo entre diretores e diretoras convidados, artistas e cineastas de Brasília, sempre com mediação da arte-educadora e cineclubista Flávia Felipe.

O projeto desenvolvido pelo Imaginário vai de encontro à outras ações do espaço, que promove uma programação cultural gratuita, buscando sempre um diálogo aberto com o público. Já que quando vemos um filme sempre contamos sobre eles nas redes sociais ou com amigos, a proposta do Imaginário visa abrir uma roda de conversa com discussões relacionadas à temática, contexto social, técnicas e desdobramentos do cinema. Assim, o público se torna espectador ativo da obra. 

Ficha Técnica
Josuel Junior: Coordenador Geral 
Imaginário Cultural (Marília Abreu e Marcelo Manzatti) Direção Artística
Alan Mariano: Produtor Executivo
Fábrica de Teatro (Tássia Aguiar): Assessora de Imprensa
Designer Gráfico: Josuel Junior 
Mediadora/Arte-educadora: Flávia Felipe 

PROGRAMAÇÃO

25 DE ABRIL DE 2017 – DOCUMENTÁRIO FILME: CABRA MARCADO PARA MORRER Documentário brasileiro de 1984, dirigido por Eduardo Coutinho. O filme é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. 
  
16 DE MAIO DE 2017 – DIREÇÃO FEMININA FILME: QUE HORAS ELA VOLTA. Filme brasileiro de 2015, dirigido por Anna Muylaert. Trata dos conflitos que acontecem entre uma empregada doméstica do Brasil e seus patrões de classe média, criticando as desigualdades da sociedade brasileira. 

30 DE MAIO DE 2017 - BRASILIENSE  FILME: ROCK BRASÍLIA – ERA DE OURO Documentário brasileiro de 2011, dirigido por Vladimir Carvalho que conta história do Rock de Brasília, dos jovens brasilienses que liderados por Renato Russo, depois de longo um caminho e obstáculos, veem o seu sonho se tornando realidade, com o sucesso de suas bandas. 

13 DE JUNHO DE 2017 – DOCUMENTÁRIO FILME: VIVA SÃO JOÃO Documentário "Viva São João" que a partir de uma turnê de Gilberto Gil por diversas cidades mostra um panorama das festas juninas brasileiras. 

27 DE JUNHO DE 2017 – DIREÇÃO FEMININA FILME: CARAMELO Filme do Líbano dirigido pela atriz Nadine Labaki. O título refere-se a um método de depilação comum no Oriente Médio que consiste em aquecer açúcar, água e suco de limão. 

11 DE JULHO DE 2017 – CLÁSSICO FILME: PSICOSE Filme norte-americano de suspense/horror de 1960, dirigido por Alfred Hitchcock considerado um dos melhores filmes do diretor e elogiado como uma obra de arte cinematográfica por críticos internacionais de cinema e estudiosos da área.

25 DE JULHO DE 2017 – BRASILIENSE FILME: BRANCO SAI, PRETO FICA Dirigido pelo cineasta Brasiliese, Ardiley Queirós. Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. 

15 DE AGOSTO DE 2017 – DIREÇÃO FEMININA FILME: GAIJIN – CAMINHOS DA LIBERDADE Filme brasileiro de 1980, dirigido pela cineasta nipo-brasileira Tizuka Yamasaki. No início do século XX um grupo de japoneses vêm para o Brasil, para trabalhar em uma fazenda de café em São Paulo.  

29 DE AGOSTO DE 2017 – DOCUMENTÁRIO FILME: CORUMBIARA Filme de Vicent Carelli. Em 1985, ocorreu um massacre indígena na Gleba Corumbiara, no sul de Rondônia. Tragédia essa que teria sido causada pelos fazendeiros de gado da região que não queria que as terras fossem demarcadas pela Funai, algo que impediria a exploração comercial delas. 
  
12 DE SETEMBRO DE 2017 – CLÁSSICO FILME: NOITES DE CABÍRIA Filme italiano de 1957 dirigido por Federico Fellini, narra a história de Cabíria, uma cortesã romântica e ingênua que sonha com o verdadeiro amor mas sofre constantes desilusões amorosas 
  
26 DE SETEMBRO DE 2017 – BRASILIENSE FILME: MEU AMIGO NIETZCHE O curta-metragem brasileiro Meu Amigo Nietzsche de Fáuston da Silva mostra uma maneira sarcástica e irresistivelmente divertida de abordar o analfabetismo funcional. 

10 DE OUTUBRO DE 2017 – DIREÇÃO FEMININA FILME: MARIA ANTONIETA É um filme de produção dos Estados Unidos, França e Japão do ano de 2006, dirigido por Sofia Coppola. O filme conta a história da Rainha do Consorte até o início da Revolução Francesa. O filme ganhou o Oscar de melhor figurino. 

24 DE OUTUBRO DE 2017 – DOCUMENTÁRIO FILME: TARJA BRANCA Documentário de Cacau Rhoden discorre sobre a pluralidade do ato de brincar, e como o homem pode se relacionar com a criança que mora dentro dele. 

07 DE NOVEMBRO DE 2017 – CLÁSSICO FILME: O DRAGÃO DA MALDADE Dirigido por Glauber Rocha o filme é conhecido internacionalmente como Antonio das Mortes, nome do protagonista, e que apareceu em outro filme do diretor, Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964). 

21 DE NOVEMBRO DE 2017 – BRASILIENSE FILME: NINGUÉM NASCE NO PARAÍSO De Alan Schvarsberg, no Paraíso da ilha de Fernando de Noronha mulheres lutam pelo direito ao parto e contam histórias sobre suas gestações. 

Horário de exibição: 19h30

Espaço Imaginário Cultural QS 103 Conjunto 05 Lote 05 Samambaia Sul Informações: 3013-1610

==> Foto: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário