Editora Unesp resgata textos do expoente do empirismo iluminista

Um dos mais radicais e significativos expoentes do empirismo da Ilustração, Étienne Bonnot, abade de Condillac (1714-1780), recebeu enorme atenção de seus contemporâneos, como Diderot, D’Alembert e Rousseau. Entretanto, seu nome e seu “sensualismo” perderam destaque após 1815, com o declínio do iluminismo francês e o crescente alcance das ideias de Kant e do espiritualismo. Entretanto, sua influência sobre Foucault e Derrida, por exemplo, demonstra a vitalidade de suas ideias. Lógica e outros escritos, lançamento da Editora Unesp, reúne textos da fase mais madura de Condillac, produzidos entre os anos 1775 a 1780. Neles, o filósofo elabora a síntese definitiva de temas abordados anteriormente como sujeito, representação, interioridade, frivolidade, sistema e a relação entre pensamento e linguagem. 

Com organização de Fernão de Oliveira Salles, que também assina a tradução com Lourenço Fernandes Neto e Silva e Pedro Paulo Pimenta, a obra inclui a tradução integral da Lógica, além do Discurso preliminar ao curso de estudos para a instrução do Príncipe de Parma e o Motivo das lições preliminares; o primeiro livro da Gramática; uma seleção de verbetes do Dicionário de sinônimos e passagens da Língua dos cálculos.  

“O projeto filosófico do abade, podemos dizer, envolve a reconstituição da geração de todas as operações da alma, reconduzindo-as ao seu ‘germe’”, explica Fernão de Oliveira Salles na apresentação do livro. Dessa maneira, para estudar a gênese das faculdades da alma, Condillac examina a origem da linguagem e dos signos linguísticos e mostra que por meio da linguagem podemos ultrapassar o pensamento meramente acidental e coordenar as nossas operações mentais. 

Pedro Paulo Pimenta complementa, na orelha do livro, que “Condillac nunca deixou de refletir sobre a constituição dos sentidos, pelo homem e através dele, num circuito em que se ligam a necessidade e o desejo, as ideias e os signos, no qual se formam as noções mais caras à filosofia e ao senso comum, como sujeito e objeto, representação e coisa, interioridade e mundo exterior etc.”.

Além de constituir uma via de acesso ao pensamento do filósofo, Lógica e outros escritos nos permite voltar aos temas e teses discutidas em suas obras iniciais como Ensaios sobre a origem dos conhecimentos humanos, o Tratado dos sistemas e o Tratado das sensações. Esta viagem à produção de Condillac permite ainda resgatar as próprias revisões que o filósofo fez de vários conceitos de sua filosofia da experiência. 

TítuloLógica e outros escritos
Autor: Étienne Bonnot de Condillac
Organização e tradução: Fernão de Oliveira Salles
Tradução: Fernão de Oliveira Salles, Lourenço Fernandes Neto e Silva e Pedro Paulo Pimenta
Número de páginas: 314
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 69,00
ISBN: 978-85-393-0652-7 

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário