Habermas discute a divisão política dos países ocidentais

As revoluções que abalaram e transformaram o Ocidente em fins do século XVIII levaram Kant a reflexões que resultaram na ideia de uma República Mundial, conceito que logo evolui para uma espécie de Confederação de Estados soberanos que obedeceriam ao que o filósofo denominou de direito cosmopolita. Agora, no século XXI, uma série de eventos voltam a modificar o panorama político global e outro grande pensador, Ju¨rgen Habermas, enfrenta as questões daí resultantes. Suas análises sobre assuntos como governança global, meio ambiente, trocas comerciais e fluxos de capitais estão reunidas em O Ocidente dividido: Pequenos escritos políticos X, lançamento da Editora Unesp.

Este amplo diagnóstico de nossa época é marcado pela defesa insistente em uma maior institucionalização das normas do direito cosmopolita, de nítida inspiração kantiana. Tendo os atentados de 11 de setembro – e a linha política adotadas pelos EUA a partir daquele momento, com as respectivas respostas europeias – como ponto focal do abalo sofrido pelas estruturas normativas da política internacional vigente desde o final da II Guerra Mundial, Habermas luta contra a cisão que percebe hoje no mundo ocidental. 

Alertando para o perigo do estabelecimento de uma ordem hegemônica norte-americana veiculada à política de combate ao terrorismo – que “ignora o direito internacional, marginaliza as Nações Unidas e mantém o rompimento com a Europa” –, oferece propostas teóricas de forma a encontrar a legitimidade necessária para que estruturas supranacionais, especialmente a ONU, possam lidar com a manutenção da paz e a defesa dos direitos humanos. 

Nesta coletânea de textos e entrevistas, Habermas mantém a esperança no ideal cosmopolita kantiano como projeto civilizatório nas relações entre Estados soberanos. Seja defendendo uma política externa comum para e a determinação de novas responsabilidades políticas europeias, em texto que assina conjuntamente com Jacques Derrida, seja combatendo o unilateralismo norte-americano, o filósofo alemão transpassa as questões mais decisivas da política ocidental no século XXI. 

Sobre o autor – Nascido na Alemanha em 1929, Jünger Habermas criou uma nova visão a respeito das relações entre linguagem e sociedade. Foi professor de Filosofia da Universidade de Heidelberg e também na New York School for Social Research, além de codiretor do Instituto Max Plank para a Investigação das Condições de Vida do Mundo Técnico-Científico, em Starnberg. Pela Editora Unesp, já publicou mais de uma dezena de títulos agrupados na Coleção Habermas.

Título: O Ocidente dividido: pequenos escritos políticos X 
Autor: Ju¨rgen Habermas
Seleção, tradução, apresentação e notas: Bianca Tavolari
Número de páginas: 281
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 58,00
ISBN: 978-85-393-0651-0

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário