O livro 'A Dignidade Ultrajada - Ser professor do ensino público nos
dias atuais', de Katia Simone Benedetti, mestre em Educação Musical pelo
Instituto de Artes da Unesp, é um manifesto em defesa dos bons
professores e da profissão docente. Ele discute os principais problemas
enfrentados pelos professores e pelas escolas públicas à luz da
Psicologia Evolutiva e Antropologia Darwinista, duas abordagens teórico
comportamentais praticamente desconhecidas no meio educacional
brasileiro.
Nas últimas décadas, imperaram na Educação Brasileira
teorias pouco fundamentadas em estudos realmente científicos do
comportamento humano. Por sua vez, essas abordagens idealistas e
ineficientes só contribuíram para descaracterizar a função social da
escola, desvalorizar seus profissionais e fazer despencar a qualidade do
seu produto: o ensino formal. Essas teorias também contribuíram para
instaurar o pessimismo, a depressão e a falta de perspectiva na classe
docente, levando-a a uma crise: falta de professores nas escolas;
desinteresse dos jovens brasileiros em seguir a carreira docente;
fechamento paulatino dos cursos de licenciatura; adoecimento cada vez
mais frequente dessa categoria de profissionais; desistência e abandono
da carreira pelos docentes mais jovens que, devido à pouca idade, ainda
têm a chance de ingressar em outra profissão; ocupação das salas de aula
do ensino público por professores mal formados, desqualificados,
despreparados; e epidemia de depressão e desalento dos professores em
relação á sua vida profissional.
É um trabalho que nasceu da
experiência docente da autora durante os últimos doze anos. De um lado, a
prática diária em sala de aula e, de outro, a vivência nos meios
acadêmicos educacionais levaram à constatação de que existem duas
realidades muito distintas e distantes uma da outra em nosso país. E a
pior constatação foi a de que muitos dos profissionais “teóricos” que
deveriam lutar pela melhoria das condições do ensino brasileiro,
fingem-se de sonsos por comodismo ou por incompetência. Isso tudo, por
sua vez, levou a autora a um estado insustentável de choque, revolta e
inconformismo que culminou com o episódio de sua admissão e demissão
(voluntária), como psicopedagoga, do setor de apoio psicopedagógico da
rede municipal de ensino de sua cidade.
O livro traz, ainda,
sugestões para que, por meio de políticas públicas sérias e
fundamentadas em estudos verdadeiramente científicos do comportamento
humano, as condições de trabalho dos profissionais da área educacional e
a qualidade do ensino público possam modificar-se positivamente, de
maneira que nossas escolas sejam exemplos de qualidade e que permitam
aos bons professores e bons alunos trabalhar sem ter, diariamente, sua
dignidade ultrajada.
Sobre a autora
Kátia Simone Benedetti
éprofessora da rede municipal de ensino e atua há mais de doze anos na
área como professora de língua portuguesa e também como educadora
musical. É psicóloga, com especialização em psicopedagogia e mestre em
Educação Musical pelo Instituto de Artes da UNESP/SP.
Ficha técnica do livro
A Dignidade Ultrajada - Ser professor do ensino público nos dias atuais
Katia Simone Benedetti
Editora Barra Livros
Tamanho: 14 x 21 cm
178 págs
==> Foto: Divulgação
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