"Mostra O Clown" - Grupo de Samambaia produz Mostra de Palhaços

Neste ano, o Nutra comemora 10 anos de fundação com trabalho clownesco desenvolvido em Samambaia, atuando na formação de plateias e de novos artistas que buscam o grupo para aprender técnicas sobre a arte de fazer rir. A "Mostra O Clown" é um encontro para prática e difusão da Arte do Palhaço realizado pelo Grupo Nutra e o Galpão do Riso desde 2009. Em 2016, sua sexta edição chega com uma programação repleta de atrações para a população de Samambaia. O projeto conta com a apresentação do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e parceiras com a Universidade de Brasília e a Administração Regional de Samambaia. 

Um dos convidados da edição de 2016 da "Mostra O Clown" é o palhaço baiano João Lima, que além de apresentar seu espetáculo solo “O Casamento do Palhaço”, ministrará oficina gratuita sobre a Arte da Palhaçaria. Durante uma semana, apresentações noturnas, sessões de cinema, exposições, intervenções na rua e debates aproximarão o público e os artistas na cidade de Samambaia/DF.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

20/11 - DOMINGO
16h - Intervenção Urbana "Clownterjo Musiclown"
Cortejo musical realizado em espaços urbanos que se utiliza do potencial interativo entre palhaços e comunidade. O percurso por onde os palhaços se deslocam se enche de ludicidade, construindo uma experiência de deslocamento e diversão.
Atuação: Paula Sallas, Ramon Lima, João Porto Dias, Paulo Gomes, Caísa Tiburcio, Ana Vaz, Willy Costa, Mateus Torres, Ana Piratelli, André Müller e Herbert Costa.

20h - Espetáculo "Show do Tonhão, um palhaço Showman"
Um "programa" apresentado pelo palhaço Tonhão e sua animadora de palco - a Boneca Tchu Plac Tchu Plim, que faz paródias com base em programas de auditório adultos e infantis. Com convidados ilustres e humor inteligente, o show promete boas gargalhadas.
Atuação e Concepção: Paulo Gomes
Direção: João Porto Dias
Colaboração: Willy Costa, Ramon Lima, Paula Sallas e Incubadora de Palhaços


21/11 - SEGUNDA-FEIRA
16h - Intervenção "Clown na Rua"
Ação artística urbana que propõe interferências poéticas, por meio da linguagem do palhaço, no cotidiano da cidade. A partir dos encontros com comunidade local de Samambaia/DF e dos jogos desenvolvidos espontaneamente, o palhaço cria a cada momento com tudo o que a cidade tem a oferecer. 

18h30 - "Cineclown"
Sessões de Cinema com a temática de palhaço no Espaço Galpão do Riso, em Samambaia Norte.

20h - Espetáculo "Pocatelha em Concerto"
O palhaço Pocatelha vai se apresentar em um concerto nada usual, com um carrinho de bebê, seu bebê, instrumentos e toda uma parafernália musical. Durante as canções, ele é constantemente interrompido por seu bebê, que chora por diferentes motivos. O espetáculo aborda também a temática da paternidade contemporânea, e brinca com os desafios de um pai que leva seu filho ao trabalho.


22/11 - TERÇA-FEIRA
16h - Intervenção "Clown na Rua"
 

18h30 - "Cineclown"
 

20h - Espetáculo "Fofinho não! BALOFO!"
O divertido espetáculo surge a partir da ansiedade do ator, Willy Costa, em ver suas experiências de infância acerca do Bullying se tornarem dramaturgia, utilizando-se da ludicidade do palhaço como forma de comunicação. Situações cômicas com discurso de empoderamento da estética do próprio corpo, ajudam a despertar o riso saudável e olhar reflexivo de si. “Fofinho não! BALOFO!” é um espetáculo resultado do projeto “Incubadora de Palhaços”. 

Atuação e Concepção: Willy Costa
Ensaiadora de cena: Paula Sallas
Sonoplastia: Paulo Gomes
Iluminação: Ramon Lima
Cenografia: Paulo Duarte
Colaboração Artística: Incubadora de Palhaços, Paula Sallas, João Porto Dias, Ramon Lima, Paulo Gomes e André Muller


23/11 - QUARTA-FEIRA
16h - Intervenção "Clown na Rua"
 

18h30 - "Cineclown"
 

20h - Espetáculo "Meladrama de Xicaxaxim"
O espetáculo se baseia em músicas do começo do século XX como uma centelha para imersão no universo dos términos de relacionamento por uma ótica feminina e com a leveza da linguagem do palhaço. Meladrama é palavra criada pela junção de melodrama (drama musicado) e melanina. A obra busca suscitar um espaço de decadência burlesca regrado por músicas de Cartola, Chiquinha Gonzaga e Nelson do Cavaquinho, que ilustram e potencializam a situação em que a palhaça Xicaxaxim se encontra.
Atuação e criação: Paula Sallas


24/11 - QUINTA-FEIRA
16h - Intervenção "Clown na Rua"
 

18h30 - "Cineclown"
 

20h - Espetáculo "{Entre} Cravos & Lírios"
O espetáculo [Entre] Cravos e lírios traz à cena uma dupla de excêntricos vagabundos que vivem à margem da sociedade. Um deles faz do cemitério o seu lar, movido pelo desejo de jamais ficar longe do túmulo daquela que um dia foi sua amada. O outro é um andarilho que faz do lixo sua companhia mais preciosa. O encontro inusitado entre essas figuras solitárias promove situações tragicamente cômicas que retratam com simplicidade diversos aspectos da miséria e da poética humana, em sua nobre capacidade de viver e conviver, apesar de tudo.

Livremente inspirado em: frase "Ser ou não ser, eis a questão" de William Shakespeare, "Meu primeiro amor" de Samuel Beckett e "O capote" de Nicolai V. Gogol.
Direção e Dramaturgia: Lidiane Araújo
Concepção e Atuação: Ana Vaz e Denis Camargo
Assessoria de Comicidade: Ana Flávia Garcia
Direção Musical: Marco Michelângelo
Gestão do projeto e Coordenação de Produção: Denis Camargo
Realização: BR S.A. - Coletivo de Artistas


25/11 - SEXTA-FEIRA
16h - Intervenção "Clown na Rua"
 

18h30 - "Cineclown"
 

20h - Espetáculo "Solo-Ío"
Espetáculo solo de palhaço calcado no formato de cabaré, onde o palhaço executa seus números artísticos envolvendo, sobre um olhar de paródia, elementos da linguagem da música, da dança, da mágica, do teatro e do circo. As cenas curtas vêm sendo apresentadas desde 2000, e agora é realizado no formato de espetáculo.
Atuação e Concepção: João Porto Dias


26/11 - SÁBADO
20h - Espetáculo "O Casamento do Palhaço"
O espetáculo é uma comédia romântica que utiliza as técnicas da palhaçaria para narrar, sem a utilização da fala, a história de um palhaço/mágico que no dia do seu casamento é abandonado pela noiva. Depois de novos momentos de desespero, angustia e trapalhadas, ele encontra uma solução inusitada para resolver seu problema amoroso.

27/11 - DOMINGO

16h - Picadeiro "Clownbaré"
Espetáculo de palhaços em formato de cabaré (cenas curtas), resultado da oficina oferecida pela mostra do palhaço João Lima.

19h - Clownferência
Mesa redonda com artistas e pesquisadores de palhaçaria e público.


CONFIRA TAMBÉM AS ATIVIDADES FORMATIVAS

OFICINA A ARTE DE SER PALHAÇO com João Lima (BA)
Datas: 21 a 25 de Novembro de 14h às 18h
Local: QS 405, Área Especial 02, Samambaia Norte - Espaço Galpão do Riso
Vagas: 15 vagas
Carga horária: 20h
Público Alvo: interessados na arte do palhaço, com ou sem experiência em palhaçaria. 
Inscrições pelo e-mail: nutracontato@gmail.com

PROGRAMA EDUCATIVO - O Programa Educativo de formação de plateia abrirá um espaço de troca com dez Escolas da Rede Pública de Samambaia, que assistirão a espetáculos junto de mediação e será dividido em dois segmentos: O Palhaço vai à Escola com o espetáculo "Lorota de Palhaças" e A Escola vai ao Circo com o espetáculo "Show do Tonhão, o Palhaço Showman". 



SERVIÇO MOSTRA O CLOWN
Datas: de 20 a 27 de Novembro de 2016
Locais: Espaço Galpão do Riso / Escolas Públicas / Rua e Praças
Endereço: QS 405, Área Especial 02 de Samambaia Norte. Ao lado da Escola Classe 405 de Samambaia. 
Contato: (61) 9 8242-2199
Assessoria de Imprensa: Cia. Fábrica de Teatro

[Entrada Franca]
A retirada dos ingressos para os espetáculos será realizada 30 minutos de antes da apresentação.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário