Espetáculo da Cia de Dança Regina Maura Les Sylphides e Outros Clássicos

Trata-se de um balé em um ato, criado para os Ballets Russes de Serguei Diaghilev. Baseado em obras do músico Frédéric Chopin, coreografado por Mikhail Fokine e com costumes de Alexandre Benois. Foi encenado pela primeira vez em 2 de junho de 1909 no Teatro de Châtelet em Paris. Conhecido como um ballet branco romântico,  tem como cenário um bosque onde um jovem poeta está cercado de sílfides bailando ao seu redor.. O cenário e o tema das sílfides serve para que a coreografia criada por Fokine tome forma. Na época, esta coreografia foi considerada revolucionária, por utilizar novas técnicas de dança clássica. Em cima da estrutura de um balé clássico, Fokine inseriu técnicas de bailado conhecida hoje em dia como abstrata. Argumenta-se que Fokine se baseou em "La Silfide" que recém se apresentara em Paris para criar a coreografia do balé.

Entre os outros Clássicos estão um trecho do ballet O Quebra-Nozes, para o qual foram convidados alunos do Studio de Dança Regina Maura, Crianças e Ballet Adulto, e de O Lago dos Cisnes apresenta o corpo de baile Mirim, com alunas que passarão a integrar a Cia de Dança Regina Maura a partir do próximo ano.

Don Quixote e Noite de Walpurgis mostram toda a técnica refinada e aprimoramento artístico da Cia dirigida por Regina Maura.

O que chama atenção na Cia de Dança Regina Maura além do trabalho artístico e refinamento técnico é a sua formação.

Até o final da década de 1990 a Cia de Dança se chamava Grupo ARTEMAIOR. Esse foi um grupo que recebeu as mais altas premiações, pelo Brasil a fora. No Rio de Janeiro nas duas edições das quais participou, do Festival de Dança da RioArte, recebeu três dos maiores Prêmios como, melhor grupo de todo o evento, melhor bailarina e coreografia. Prêmio Aplause, prêmios com suas  bailarinas em Festivais como CBDD (Conselho Brasileiro de Dança- Vinculado ao Conseil Internacional de La Danse), além de inúmeras apresentações pelo Brasil.

Depois de quase 20 anos de afastamento tanto de aulas quanto dos palcos, Surpresa!!!!  Seis bailarinas dessa época voltaram ás aulas e .... aos palcos. Vão se apresentar junto a essa Cia que se renovou e cresceu. Depois de estabilizadas em suas carreiras extra-ballet, com família, filhos ou não, estão de volta aos ensaios e aulas diárias, trabalho duro e as vezes nenhum dia de descanso, quando aparecem dores nas costas, nos pés, na coluna,  mas nada, nada pode impedir um artista de estar onde deve, em contato com o Público.

Satisfação para as bailarinas e para a plateia. A experiência trocada com as mais novas da Cia, transforma o esforço em grande prazer e é isso o mais importante para quem dança.

Exercitando seus limites, transpondo-os, suando o collant em busca da Excelência, mas principalmente da paz, que só um trabalho bem feito pode trazer para o corpo e a alma.


SERVIÇO

Cia de Dança Regina Maura apresenta
Les Sylphides e Outros Clássicos

Dia 02 de dezembro – espetáculo completo com convidados
Teatro da Escola–Parque 307/8 sul as 20 Horas

Dia 04 de dezembro as 19 Horas, a Cia de Dança Regina Maura também se apresenta com Les Sylphides, Don Quixote e Noite de Walpurgis no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulisses Guimarães.

Participação no espetáculo Dançando na Praça da Governadoria do DF e da Secretaria de Turismo do DF com o Apoio da Fibra e do Forum de Dança do DF e Entorno.
Informações e ingressos promocionais no Studio de Dança Regina Maura - 312 Sul. Contato 3245.1000

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário