Educadoras orientam como interpretar a cultura em diferentes espaços sociais

As graves crises que assolam o planeta – desigualdades sociais, econômicas e culturais, desequilíbrios ambientais, perda da diversidade biológica e cultural, desconsideração e negligência dos direitos humanos e dos direitos do ambiente – justificam a urgência da construção de novos modelos educacionais que resultem no desenvolvimento de sociedades democráticas. Partindo do pressuposto que essas questões são ao mesmo tempo causa e consequência da visão de mundo construída pelas civilizações ao longo do tempo e em diferentes espaços, a EdUFSCar lança Cultura no espaço da diversidade, sustentabilidade e inclusão, organizado por Denise de Freitas.

Dividida em cinco unidades, o objetivo da obra é fazer com que o leitor expresse o que pensa sobre cultura, identifique a diversidade que há em diferentes espaços sociais e interprete cultura como uma produção social construída historicamente. A primeira unidade busca destacar a maneira como a cultura influencia fortemente a vida de uma comunidade e, ao mesmo tempo, como por ela é influenciada. A segunda trata das relações de inclusão e exclusão, enfocando a desigualdade social, econômica e cultural, bem como as políticas públicas e outras iniciativas que visem fazer frente a tal situação. A seguinte fala de direitos humanos, diversidade e sustentabilidade, relacionando-os com questões que interessam à área da Educação. A quarta discute a educação sustentável como uma das práticas sociais, focalizando as relações sociais em suas diferentes dimensões, especialmente a econômica, a política e a cultural. A última unidade visa aplicar os conceitos abordados anteriormente à instituição escolar.

Trazendo para o campo da educação um debate que parte do conceito de cultura para envolver-se pelos sistemas de significações de práticas sociais que condicionam e modificam a vida social, as 11 autoras envolvidas na obra esperam que o livro se constitua em uma ferramenta de formação inicial e continuada de professores e fomente indagações e olhares críticos para além da escola.

Sobre a organizadora – Denise de Freitas é graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Centro Universitário Barão de Mauá, com especialização em Ensino de Ciências pela Unicamp, mestrado em Educação pela UFSCar, doutorado em Educação pela USP e pós-doutorado pela Universidade de Lisboa, em Portugal. Professora-associada no Departamento de Metodologia de Ensino da UFSCar. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores de ciência; processos de ensino e aprendizagem; ensino de ciência e biologia; e ambientalização curricular.

Título: Cultura no espaço da diversidade, sustentabilidade e inclusão 
Organizadora: Denise de Freitas
Número de páginas: 71
Formato: 21,5 x 27,5 cm
Preço: R$ 21,00
ISBN: 978-85-7600-436-3

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário