SportsCar: Fittipaldi e Barbosa superam adversidades e sobem ao pódio em Austin

Mais uma etapa movimentada e cheia de variáveis no IMSA WeatherTech SportsCar Championship. A disputa da nona e penúltima etapa da temporada 2016, realizada neste sábado (dia 17), no Circuito das Américas, em Austin (Texas, EUA), "colocou fogo" na briga pelo título e o campeonato chega apertado à decisão, marcada para o dia 1º de outubro, em Road Atlanta, com as 10 Horas de Petit Le Mans.

Os atuais bicampeões Christian Fittipaldi e João Barbosa, da equipe Action Express Racing, completaram a etapa na terceira colocação. Os irmãos Ricky e Jordan Taylor, que largaram da pole position, foram os vencedores. Dane Cameron e Eric Curran, também da Action Express, ficaram em segundo e assumiram a liderança, com 285 pontos, um apenas de vantagem para Fittipaldi e Barbosa. Rick e Jordan Taylor aparecem em terceiro na tabela, com 278 pontos.

A briga, portanto, será grande na decisão. Fittipaldi e Barbosa dependerão apenas deles mesmos para buscar o tricampeonato, já que uma vitória deixaria a dupla livre de qualquer tipo de combinação de resultados.

Na etapa deste sábado, com 2h40 de disputas, Fittipaldi largou em quinto com o #5 Mustang Sampling Chevrolet Corvette e logo assumiu o quarto posto, ocupado por Curran. O companheiro, no entanto, foi pra cima e numa disputa acabou acertando o carro do brasileiro, que rodou. Fittipaldi caiu para oitavo e Curran levou um drive thru pela batida. O brasileiro já era o sexto, antes de entregar o carro para Barbosa e uma bandeira amarela colocou todos novamente na briga.

Barbosa chegou a ocupar a segunda colocação e vinha bem, até levar outro toque, desta vez de um carro da categoria GTD. A batida fez o piloto rodar e perder duas posições. Também danificou a traseira do Corvette, mas o português continuou na corrida. O terceiro lugar foi o sétimo pódio da dupla luso-brasileira em 2016 (uma vitória, quatro segundos e dois terceiros).

"Foi uma corrida conturbada, mas dos males o menor. Poderia ter sido pior pra gente. Além dos incidentes, nosso carro estava ruim para guiar durante toda a prova, desde a primeira volta. Conseguimos melhorar o acerto da classificação pra hoje, mas mesmo assim não estava tão bom", contou Fittipaldi.

"Se por um lado não tivemos condições de ganhar, conseguimos marcar pontos e estamos só um ponto atrás pra última corrida. E, praticamente, quem chegar na frente do outro ganha. Diante de tudo o que aconteceu, não foi tão ruim e estamos bem animados para a decisão. Vamos fazer o nosso melhor para tentar ganhar estes três títulos seguidos", finalizou o brasileiro.

Os seis primeiros em Austin:
1 R. Taylor / J. Taylor (No. 10 Konica Minolta Corvette Chevrolet Corvette DP) 75 voltas em 2h41min55s076
2 D. Cameron / E. Curran (Action Express Racing Chevrolet Corvette DP) a 1s421
3 J. Barbosa / C. Fittipaldi (Action Express Racing Chevrolet Corvette DP) a 47s256
4 T. Long / J. Miller (Mazda Motorsports Mazda Prototype) a 1min46s420
5 K. Legge / S. Rayhall Panoz (DeltaWing Racing DeltaWing DWC13) a uma volta
6 J. Pew / O. Negri Jr. (Michael Shank Racing w/Curb-Agajanian Honda HPD Ligier JS P2) a três voltas

==> Foto: José Mário Dias

0 comments:

Postar um comentário