Atuais campeões do Rally dos Sertões, o piloto paulista Reinaldo Varela e
o navegador catarinense Gustavo Gugelmin (Divino Fogão / Blindarte /
Temp Clean / Tecmin / Ibis / Itamotors) vão defender o título da
principal prova de off-road do Brasil e uma das principais do mundo, que
vai começar no sábado (03/9) em Goiânia (GO), passando por Padre
Bernardo (GO), Cavalcante (GO), Posse (GO), Luís Eduardo Magalhães (BA),
Mateiros (TO) e Ponte Alta (TO), para terminar no dia 10 de setembro em
Palmas (TO), após percorrer 3.212 quilômetros.
"Vamos tentar segurar o cinturão. A expectativa é boa, estamos bem
preparados fisicamente e psicologicamente. Vamos pra frente", avisa
Varela, bicampeão Mundial de Rally Cross Country (2000 e 2013), e com
sete vitórias no Rally dos Sertões por categoria (98, 99, 2000, 2007,
2008, 2012 e 2015) e duas vezes (2000 e 2015) na classificação Geral.
"Estamos indo para defender o título. Eu e o Reinaldo novamente estamos
bem preparados e mais afinados. Estamos com um otimismo muito bom. Claro
que vamos sempre pra vencer, e o meu sonho é ser campeão novamente, um
título que te dá muito reconhecimento, destaque na mídia, além da
realização pessoal. No ano passado fomos agraciados pela nossa
competência, dedicação e esforço. Vamos com a mesma vontade, garra e
preparação para dificultar pra todo mundo", emenda Gugelmin.
O Divino Fogão Rally Team vai participar novamente com uma picape Hilux
2015, com chassi tubular, motor V8 de 350 hp de potência e câmbio
sequencial, montada em Portugal pela South Racing, uma equipe bem
experiente, com mecânicos de confiança e que já estiveram no Rally dos
Sertões do ano passado. "É um modelo que a gente já veste a quatro anos,
que conhecemos bem, sabemos dos seus limites e até onde podemos chegar.
Isto conta muito a favor", explica o navegador. "É um carro bem
competitivo, dá pra ser campeão", completa o piloto que vai fazer a sua
18ª participação na prova. Para Reinaldo, mesmo assim as coisas não
serão fáceis. "A concorrência novamente será grande, principalmente
entre os protótipos que estão dentro do regulamento T1 da FIA, a mais
rápida do evento". "Outras duplas muito fortes estão com carros bem
aprimorados e por isto será difícil. A cada ano as equipes estão se
aprimorando mais e com mais experiência", complementa Gugelmin. A
estrutura do time é composta por um caminhão, um motor-home, dois
trailers para 10 pessoas cada um, três camionetes, e dois carros de
apoio.
Líderes isolados do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country,
Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin vão aproveitar o excelente pacote
técnico que usarão e o entrosamento que tem há vários anos para
repetirem o sucesso do ano passado, na edição em que haverá o recorde de
74% de Especiais, com 2.357,17 quilômetros de trechos cronometrados nos
sete dias da competição. "Este ano o Rally dos Sertões volta a ser
muito difícil, bem extremo no deserto do Jalapão, bem no estilo Rally
Dakar. Vamos encontrar Especiais com 300 km e 500 km, dois dias seguidos
dando mil quilômetros, vai ser duríssimo, tanto para testar os carros
nacionais como os importados", avalia o navegador Gustavo Gugelmin.
A principal prova de rali do Brasil terá seu início com o Prólogo no
sábado, entre 10 e 14 horas, na Cidade Alpha Goiás, com a primeira
disputa envolvendo as 53 duplas de carros, 31 de UTVs e os 49 pilotos de
motos e 14 de quadriciclo. A partir das 18h30 todos os 147 veículos
subirão a rampa da Largada Promocional no Autódromo Internacional de
Goiânia, com acesso livre ao público.
Confira a Programação e o Roteiro do Rally dos Sertões 2016:
SÁBADO (03/09)
10h às 14h - Prólogo na Cidade Alpha Goiás (Senador Canedo)
04/09 - Etapa 1
Goiânia (GO) - Padre Bernardo (GO)
Deslocamento inicial: 248,43 km
Trecho especial: 111,79 km
Deslocamento final: 4,32 km
Total do dia: 364,54 quilômetros
05/09 - Etapa 2
Padre Bernardo (GO) - Cavalcante (GO)
Deslocamento inicial: 34,27 km
Trecho especial: 374,84 km
Deslocamento final: 9,19 km
Total do dia: 418,3 quilômetros
06/09 - Etapa 3
Cavalcante (GO) - Posse (GO)
Deslocamento inicial: 22,95 km
Trecho especial: 376,41 km
Deslocamento final: 244,12 km
Total do dia: 643,48 km
07/09 - Etapa 4
Posse (GO) - Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 14,62 km
Trecho especial: 361,94 km
Deslocamento final: 183,59 km
Total do dia: 560,15 km
08/09 - Etapa 5
Luís Eduardo Magalhães (BA) - Mateiros (TO)
Deslocamento inicial: 35,47 km
Trecho especial: 425,67 km
Deslocamento final: 00 km
Total do dia: 461,14 km
09/09 - Etapa 6
Mateiros (TO) - Ponte Alta (TO)
Deslocamento inicial: 00 km
Trecho especial: 514,98 km
Deslocamento final: 5,97 km
Total do dia: 520,95 km
10/09 - Etapa 7
Ponte Alta (TO) - Palmas (TO)
Deslocamento inicial: 4,61 km
Trecho especial: 191,54 km
Deslocamento final: 47,46 km
Total do dia: 243,61 km
==> Foto: Sanderson Pereira / Divulgação
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