Delegação brasiliense nos Jogos da Juventude conta com 161 alunos na etapa de 12 a 14 anos

Selecionados na etapa distrital, 161 alunos de Brasília representarão a cidade nos Jogos Escolares da Juventude na etapa de 12 a 14 anos. As disputas nacionais da categoria vão de 20 a 29 de setembro, em João Pessoa (PB). Sessenta e dois estudantes da delegação do Distrito Federal são da rede pública de ensino.

A equipe de handebol feminino, por exemplo, é formada por alunas do Centro de Ensino Fundamental nº 13 de Ceilândia. No horário contrário à aula, elas treinam três vezes por semana em uma quadra de esportes comunitária da QNP 14, por meio do Centro de Iniciação Desportiva (CID), programa da Secretaria de Educação que existe há mais de 30 anos.

Professor da pasta há 20 anos, o técnico do time, Valdeci Santos, de 48 anos, tem 17 anos no comando de atividades esportivas do CID da região. “Divulgamos nas escolas do P Sul, e geralmente os alunos começam a treinar com 11 ou 12 anos”, explica.

As atletas do handebol chegarão à etapa nacional com uma campanha de classificação invicta no currículo. Elas não perderam nenhuma disputa no 56º Jogos Escolares do DF — organizado pela secretaria e seletiva para a competição em João Pessoa. As meninas creditam a boa preparação às cobranças do treinador tanto técnica quanto disciplinar.

“Não pode faltar aos treinos. Senão ele coloca no banco no jogo seguinte”, conta Camila Santos, de 13 anos, que joga como pivô. A armadora central do time Jéssica Ximenes, também de 13 anos, ainda comemora a conquista da vaga com direito à revanche. “No ano passado, elas [atletas do Centro Educacional Católica de Brasília] nos tiraram da final. Este ano foi acirrado, mas desempatamos nos últimos segundos da prorrogação”, relembra o feito.

Custos com a participação nos Jogos Escolares da Juventude

Os uniformes e as passagens de toda a delegação brasiliense — incluindo atletas de escolas públicas e privadas, técnicos e dirigentes — são custeados pela Secretaria de Educação. A hospedagem fica sob responsabilidade do Comitê Olímpico do Brasil (COB), organizador dos Jogos da Juventude. Já a alimentação é arcada pela cidade sede do evento.

Os Jogos Escolares do DF de 2015 tiveram gastos de cerca de R$ 2,2 milhões, de acordo com a pasta. O orçamento deste ano ainda não foi finalizado pela secretaria, que aguarda a conclusão da etapa de 15 a 17 anos. Na edição de 2016, 4.246 alunos de escolas públicas e 71 escolas participaram na etapa de 12 a 14 anos. Para a etapa de 15 a 17 anos, a organização recebeu inscrições de 200 escolas — o levantamento dos alunos ainda não foi concluído.

==> Foto: Dênio Simões / Agência Brasília

0 comments:

Postar um comentário