CineCult: no mês de junho projeto exibe filmes com tramas e dramas intensos

Os cinéfilos da cidade sabem: quinta-feira é dia de CineCult Brasília Shopping. No mês de junho, o projeto exibe uma coletânea de obras para o público que gosta de tramas e dramas intensos. Os filmes são sempre apresentados gratuitamente, às 19h30. A curadoria e organização é de Íria Martins.

Na quinta-feira (2), a tela do Teatro Brasília Shopping recebe Carmen (1984). A produção franco-italiana é dirigida por Francesco Rossi e estrelada por Julia Migenes e Plácido Domingo. O diretor recria o balé Carmen, baseado no romance de Prosper Merimee e na ópera de Bizet. Carmen é uma bela e sedutora cigana que trabalha em uma fábrica de charutos. José é um honesto e religioso militar espanhol, que se apaixona loucamente pela cigana e, por amor a ela, se vê envolvido com um grupo de contrabandistas. Com ciúmes de Carmen, que se apaixona pelo toureiro, José vive tragédias que envolvem ciúmes, ódio, amor. Levado para o cinema desde 1915, este é um belo musical para encantar e provocar a vontade de conhecer as demais versões de Carmen, com destaque para a versão de Carlos Saura.

No dia 9 de junho é a vez de Pollock. O filme conta a história de um dos maiores pintores dos EUA do século 20. Pollock nasceu em 1912 e faleceu em 1956 em um acidente de carro. A obra mostra a trajetória da fama à decadência do pintor ao longo da vida. Sendo artista do movimento expressionismo abstrato a “action painting”, esta técnica o consagrou. Suas telas esboçam furiosos borrões e pingos de tintas – ao jugo imposto pela mulher também artista plástica Lee Krasner, que se dedica a promover os trabalhos do marido. Contudo, o alcoolismo acaba com a carreira promissora do Pollock. Seus quadros transmitiam uma realidade torturadora. Além disso, ele se envolve com outras mulheres, afetando o casamento com Lee.

Pollock foi o primeiro pintor norte-americano que se tornou celebridade em artes plásticas. Mas foi consumido pelo seu próprio universo. Este filme é projeto de Ed Harris, que atua como protagonista e diretor.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE JUNHO:

2 de junho, às 19H30 – Filme: Carmen. 1984 (2h30). França/Itália. Direção de Francesco Rossi, com Julia Migenes e Plácido Domingo. Livre.

9 de junho, ás 19H30 – Filme: Pollock2001. EUA. Direção de Ed.Harris. Com Ed.Harris, Marcia Gay, Bud Cort. Ganhador do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. 14 anos.

16 de junho, ás 19H30 – Filme: O Balé Russo2005. EUA. Direção de Daniel Geller. Documentário que conta a história do lendário Ballet Russes, responsável pelo nascimento do balé moderno. Odisséia efervescente, elegante, tocante. Livre.

23 de junho, ás 19H30 – Filme: O ensaio de orquestra1978. Itália e França. Direção de Federico Fellini. Com Balduin Baas e Elizabeth Labi. 14 anos.

30 de junho, ás 19H30 – Filme: Dior e eu 2015. França. Direção de Frederic Tcheng. Com Jennifer Lawrence e Sharon Stone. Melhor documentário em Abu Dhabi. Menção Honrosa em Los Angeles. Parceria especial do grupo Mulheres de Sucesso. Livre

Entrada Franca
Local: Teatro Brasília Shopping
Classificação Indicativa: verificar cada filme
Curadoria e organização de Íria Martins
Mais informações para o público: (61) 2109-2122

0 comentários:

Postar um comentário