Fórum de Produtores Culturais na UnB - Programação de Maio - palestras gratuitas

Fórum de Produtores Culturais na UnB iniciou suas atividades em setembro de 2014. Os encontros semanais com personalidades representativas do cenário artístico-cultural foram idealizados pela produtora cultural Aryane Sánchez e pelo Diretor do Instituto de Artes da UnB, Ricardo Dourado.

As palestras e bate-papos gratuitos já contaram com a presença do ator Paulo Betti, da produtora paulista Ana Buono, do produtor carioca Marcos Portinari, do Diretor de Relações Institucionais da Oi José Zunga, da Diretora Geral do CCBB Paula Sayão, da atriz Adriana Nunes, do diretor Eduardo Chauvet, da Drag Queen Allice Bombom, do produtor da banda Móveis Coloniais de Acaju Fabrício Ofuji, do produtor e radialista Ruy Godinho, do poetaNicolas Behr, do ator e jornalista Alexandre Ribondi, do produtor e BBoy Alan Jhone Moreira, do Gerente de Patrocínio da Petrobras Lucas Odoni, da produtora carioca Valéria Colela, do engenheiro de som e cantor da banda Galinha Preta Frango Kaos, do poeta Nicolas Behr entre outros.        

Os encontros se realizam todas as quintas-feiras de 18h às 20h, no Auditório do Instituto de Artes da UnB e servem de base para a estruturação do curso de extensão universitária sobre Produção Cultural da Universidade de Brasília. 

No dia 12 de Maio, será a vez da fotógrafa e designer premiada nestas categorias pelo Prêmio Profissionais da Música 2016, Karina Santiago. Sua palestra terá como tema “O Artista e sua Imagem: Fotografia de Músicos  e Atores, Design de Encartes de Disco.”

Autodidata na fotografia, iniciou seu trabalho profissional em 2002, um ano após sua primeira câmera, no jornal Diário da Manhã em Goiás enquanto paralelamente se especializava em fotos de shows e espetáculos teatrais. Em 2005, em temporada no Rio de Janeiro, começou a fotografar grupos de jazz e em 2006 mudou-se para Brasília, onde deu continuidade aos seus estudos de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília e a cobrir fotograficamente quase toda a agenda de shows instrumentais da cidade, além de outros estilos musicais e grupos teatrais. Em 2012 foi contratada pela Universal Music International. Retratou vários artistas em shows, fotos para divulgação, encartes de discos e DVDs. Entre eles: Paquito D'Rivera, Hamilton de Holanda, Lenine, João Donato, Milton Nascimento, Lô Borges,  Flavio Venturini, Wagner Tiso, Vittor Santos, Carlos Malta, Móveis Coloniais de Acaju, Widor Santiago, Ademir Junior, Trio Corrente, Rafael dos Anjos, Déborah Vasconcellos, Funqquestra, Marco Lobo, 5 a Seco, entre outros. No teatro destacam-se Eduardo Sterblitch, Danilo Gentili, a Ópera do Malandro, A Hora da Estrela, Por um Fio, Cia. de comédia Os Setebelos, Cia. Os Melhores do Mundo, Grupo de dança Cena 11 entre outros. Além da fotografia, mantém o trabalho de desenhista, atividade que iniciou aos 13 anos ainda em Goiás, na Escola de Artes Osvaldo Verano. Resolve então casar as duas áreas: Fotografia e desenho e a convite de Ademir Junior inicia o trabalho com encartes de discos, onde faz a produção de arte completa: Ilustrações, fotografias e arte final. Volta então para a Universidade de Brasília, desta vez para o curso de Artes Plásticas. Em 2015 participou de três exposições de arte, como ilustradora, fotógrafa e video-artista. Em 2015 ganhou o Prêmio Profissionais da Música como melhor designer de disco, pela arte do CD "Casa Arrumada" de Deborah Vasconcellos. Em 2016 ganha novamente o Prêmio Profissionais da Música como melhor designer, pelo encarte do disco "Camaleão 2" de Ademir Junior e também na categoria melhor fotógrafa.Sua fotos são constantemente publicadas em jornais e revistas nacionais e internacionais, entre eles o britânico The Guardian, Folha de São Paulo, O Globo, Estadão, Correio Braziliense, Guitar Player e Noise. Atualmente prepara exposição e livro com retratos dos músicos que marcaram a história da música brasileira. 

E no dia 19 de Maio, encerrando as atividades do mês, terá a palavra Fábio Pedroza com a apresentação da pesquisa “Imaginação, atividade criadora e interações na produção artística de bandas autorais: um estudo cartográfico”.

Formado em licenciatura em Ciências Sociais pela UnB, Fabio Pedroza atuou como professor efetivo da Secretaria de Educação entre 2005 e 2007. É produtor cultural e membro da banda Móveis Coloniais de Acaju. Atua no mercado cultural do DF desde 1999. Já realizou mais de 150 shows por todo o Brasil além de 2 turnês na Europa e uma na Argentina. Além de baixista, é responsável pela parte de projetos e equipe de produção do Móveis. Já realizou mais de 15 edições do Festival Móveis Convida, além de vários outros eventos como Indústria Brasileira e Festa do Samba. Na elaboração de projetos, já inscreveu mais de 20 projetos, com aprovação de cerca da metade em editais do FAC (Manutenção de Grupo Móveis, DVD Mobília em Casa, Rotas Musicais 2011, Musical Rádio Retrô), Rouanet (Festival Móveis Convida 2010 e 2011, Rotas Musicais 2010), Funarte (Festival Móveis Convida 2012) e Petrobras (Rotas Musicais 2010). É o idealizador e coordenador geral da Agência Circula, projeto de inbucadora de bandas de rock e música independente do DF. Foi professor da primeira edição do Curso Livre de Capacitação em Produção Cultural - Rock Sem Fronteiras. Atualmente também cursa o mestrado acadêmico no Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, do Instituto de Psicologia da UnB, na linha de Imaginação e Processos Criativos.

Todas as palestras do Fórum de Produtores Culturais na UnB são gratuitas e abertas à comunidade, com classificação indicativa livre.
  
Serviço: Fórum de Produtores Culturais na UnB 
Data: Todas as quintas-feiras de 18h às 20h
Em novo local: UnB- Área 1 - Auditório do Instituto de Artes (IdA), Departamento de Artes Visuais em frente à agência do Banco do Brasil.
Classificação indicativa: Livre
Evento aberto à comunidade e gratuito
Estacionamento em frente à agência do Banco do Brasil, próximo ao Restaurante Universitário.
Veja como chegar aqui:  https://goo.gl/gi8qWc
Mais informações: 61- 8205 4843

==> Foto: Johnson Barros

0 comments:

Postar um comentário