A história da circulação de livros didáticos começa no Brasil em 1808,
com a fundação da imprensa régia pela família real portuguesa,
recém-chegada ao país. As traduções fornecidas para a Escola Militar foram
as primeiras obras produzidas nesse segmento. Mais tarde, com as leis da
Educação, instituídas a partir da Independência, em 1822, houve um aumento
dessa produção. Desde então, o livro didático vem ganhando cada vez mais
espaço. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o mais antigo
dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da
rede pública de ensino brasileira e iniciou-se, com outra denominação, em
1929. Até 1995, a entrega era limitada a poucas séries e não tinha
regularidade. Atualmente, o PNDL abrange do ensino
fundamental ao médio, atingindo 118.930.984 livros distribuídos em todo o
país em 2016.
Vários títulos da Editora Unesp sobre o assunto estão com preços promocionais.
História do ensino de leitura e escrita:
Métodos e material didático
Organizadoras: Maria do Rosário Longo
Mortatti e Isabel Cristina Alves da Silva Frade | Páginas: 338 | ISBN:
978-85-393-0541-4 | Preço: de R$ 50,00 por R$ 37,50
Além da originalidade da abordagem do tema e das contribuições para a
área da Educação, em especial para os campos da história da alfabetização
e da história da educação, destaca-se a relevância deste livro para a
compreensão desses processos históricos e sua relação com o presente. É um
instigante convite a pesquisadores da história da alfabetização e áreas
afins, professores e estudantes de graduação e pós-graduação,
alfabetizadores e demais professores e gestores da educação básica para a
reflexão sobre as práticas pedagógicas de leitura e escrita, visando à
retomada de respostas e à formulação de outras perguntas e propostas para
o enfrentamento dos persistentes problemas da alfabetização e da educação
em nosso país.
Filosofia da Educação Matemática: Fenomenologia, concepções,
possibilidades didático-pedagógicas
Organizadora: Maria Aparecida Viggiani
Bicudo | Páginas: 248 | ISBN: 978-85-713-9999-0 | Preço: de R$ 48,00 por
R$ 36,00
Apresentando as possibilidades que se abrem com as concepções e
posturas fenomenológicas, esta obra, desenvolvida por 12 autores e
organizada por Maria Aparecida Viggiani Bicudo, reúne trabalhos que
oferecem a especialistas de diferentes disciplinas uma fundamentação
teórica em uma investigação que engloba saberes da Psicologia,
Antropologia, Matemática, História e Sociologia.
Os textos enfocam assuntos centrais para a Matemática e para a Educação
Matemática, principalmente os presentes no ensino básico, além de
discutirem atividades que podem ser desenvolvidas pelos professores com
seus alunos. Exploram a concepção fenomenológica da realidade dos objetos
matemáticos; a investigação fenomenológica da Aritmética, a numeração; e a
Geometria.
O mercado do livro didático no Brasil do
século XXI: A entrada do capital espanhol na educação nacional
Autora: Célia Cristina de Figueiredo
Cassiano | Páginas: 344 | ISBN: 978-85-393-0470-7 | Preço: de R$ 46,00 por
R$ 34,50
Que efeitos o oligopólio estrangeiro no mercado brasileiro de livros
didáticos acarreta para a educação no país? Esta obra convida o leitor a
refletir sobre a questão, enquanto traça um detalhado panorama do mercado,
focalizando em especial o período entre 1985, ano da criação do Plano
Nacional do Livro Didático (PNLD), e 2012, quando o governo federal
investiu R$ 1,3 bilhão no programa. Célia Cristina de Figueiredo
Cassiano sugere a necessidade de um novo olhar sobre o mercado – vultoso e
com demanda garantida.
A autora afirma que os livros e manuais escolares, centrais para a
educação e a cultura nacionais, terminaram expostos à visão diversa das
grandes empresas espanholas e suas agressivas e polpudas campanhas de
marketing. Para avaliar o cenário, lança mão de uma análise do mercado
doméstico de livros didáticos através de uma perspectiva internacional,
uma vez que os atuais players concentram-se em poucas e grandes editoras
estrangeiras, não mais num pequeno grupo de empresas nacionais familiares
com estratégias comerciais em correlação com esse perfil. Deste modo, cria
uma abordagem clara e instigante sobre os vínculos entre Estado, economia,
cultura e educação.
Um inventário: O livro didático de História em pesquisas (1980 a
2005)
Autoras: Kênia Hilda Moreira; Marilda da
Silva | Páginas: 208 | ISBN: 978-85-393-0129-4 | Preço: de R$ 34,00 por R$
25,50
Neste livro que une o estudo da História com a prática da educação, as
autoras Kênia Hilda Moreira e Marilda da Silva realizam um apanhado das
pesquisas realizadas sobre os livros didáticos da disciplina
historiográfica. Elas avaliam como essas publicações são investigadas em
programas de pós-graduação no Brasil, identificando como esses estudos se
intensificaram a partir da década de 1980. A obra, então, abarca as
décadas subsequentes, chegando até o ano de 2005 e evidenciando a evolução
nessas pesquisas.
Assim, este título tem uma dupla importância. Primeiro como forma de
entender este objeto de investigação que é o livro didático de História.
Segundo, por também ser relevante para a avaliação do ensino escolar e de
como esses livros contribuem para o aprendizado desta matéria.
==> Foto: Divulgação


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