Ano passado em Goiânia o pódio da Corrida de Duplas teve Ricardo
Maurício, Marcos Gomes e Allam Khodair com seus convidados. E no início
da tarde deste domingo (6), na despedida do Autódromo Internacional de
Curitiba, o trio mais uma vez subiu nos degraus mais cobiçados do final
de semana - desta vez em ordem inversa.
Em uma corrida em que a experiência e a agressividade dos convidados fez
a diferença, a Corrida de Duplas, abertura da temporada 2016 da Stock
Car, teve no alto do pódio justamente o atual campeão da categoria.
Marcos Gomes preferiu a experiência de Antonio Pizzonia com o carro e a
aposta deu certo na Voxx Racing.
Mesmo largando da quinta posição, Gomes escalou o pelotão da frente e
após a troca de pilotos Pizzonia deu o bote para cima de Guilherme Salas
- parceiro de Ricardo Maurício, que largou da pole-position. O duo da
Eurofarma-RC fechou a prova em terceiro, atrás de Allam Khodair e do
português Antonio Félix da Costa. Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico, dupla
vencedora da primeira edição do evento em 2014, terminou a prova na
quarta posição, com a Daniel Serra e Danilo Dirani fecharam os cinco
primeiros.
Outras duplas que estavam entre as protagonistas da prova acabaram não
tendo um final tão positivo quanto o esperado. Rubens Barrichello e
Augusto Farfus, que chegaram a liderar a corrida, pararam a duas voltas
do final quando Farfus foi obrigado a cumprir um drive-through por
atitude anti-desportiva. O piloto que corre regulamente no DTM havia
dado um toque em Lucas di Grassi na curva 2, o que provocou a punição.
Di Grassi, mais uma vez convidado de Thiago Camilo, também fazia boa
prova, mas perdeu rendimento no final. Na última volta, um problema no
pneu relegou o piloto do Mundial de Endurance e da Fórmula E à 15ª
posição, depois de ter andado entre os líderes e de Camilo ter
registrado a melhor volta da prova.
Para Marcos Gomes, os seis pontos da vitória na Corrida de Duplas são
extremamente positivos para o início do campeonato - só os seis
primeiros pontuaram. "Ontem eu fui mal na classificação. Não dormi bem,
chateado comigo mesmo, mas hoje conseguimos dar a volta por cima. Fiz um
bom início de corrida e depois o Pizzonia fez um trabalho excepcional.
Ele foi para cima, passou o líder e depois administrou os pneus, que já
estavam bem gastos. É um resultado excelente para a equipe e espero que
consigamos manter assim até o final para brigar pelo título de novo",
afirmou.
Para Pizzonia, que ano passado terminou o ano em ritmo de despedida da
categoria, foi um belo retorno. "Pena que é uma volta tão curta, de uma
corrida só. Não poderia ter sido melhor, e só tenho a agradecer o
convite do Marquinhos e pela confiança no meu trabalho. Era uma
responsabilidade muito grande, dividir o carro com o atual campeão da
categoria na melhor equipe do último ano. Deu tudo certo. Estou feliz em
poder ajudar", disse.
Em segundo lugar repetindo o pódio e o convidado de 2015, Allam Khodair
destacou o sentimento misto pelo bom resultado e pela despedida do
Autódromo de Curitiba, que em julho encerrará definitivamente suas
atividades. "É uma felicidade este resultado, mas também uma tristeza me
despedir de um autódromo tão tradicional como este. Minha primeira
corrida de carros foi aqui, e cheguei em segundo também", lembrou.
"Acertamos novamente na escolha do (Antonio) Félix, um cara que além de
rápido traz muita harmonia ao box. Consegui fazer uma boa largada,
economizei bastante no push para que ele tivesse no final. O resultado
foi ótimo e agora temos de focar no campeonato", completou.
Antonio Félix da Costa foi, autor de uma das mais belas ultrapassagens
da corrida. Colado em Guilherme Salas na reta principal, ele deu um
verdadeiro drible no adversário atacando primeiro por fora e depois
jogando para o lado de dentro. "Sou português como o Cristiano Ronaldo,
pois", riu. "Eu tinha que surpreender, porque com o push a ultrapassagem
fica muito óbvia: o cara vai para dentro para defender e você tenta por
fora. Então eu fingi que ia atacar por fora e no final acabei por
dentro. Acho que ele arriscou um pouco mais e na freada chegamos a nos
tocar, mas ficou tudo bem. Estou muito satisfeito com o resultado",
falou o português.
Ricardo Maurício partiu da pole position e manteve-se em primeiro até a
parada para troca de pilotos e reabastecimento. No entanto, a liderança
de Guilherme Salas durou pouco. Depois que Pizzonia o ultrapassou,
Guilherme e Antonio Félix da Costa protagonizaram uma das disputas mais
eletrizantes da corrida. Assim, Maurício e Salas fecharam o pódio.
"Foi um resultado excelente. Uma corrida que tinha muita gente com mais
experiência que ele", falou Ricardo Maurício, referindo-se ao parceiro
Guilherme Salas. "Desde o começo estávamos sem o retrovisor do lado
direito, que havia quebrado. Acabamos improvisando, mas nesta pista você
realmente precisa dele para se defender, e foi exatamente pelo lado que
fomos ultrapassados pelo Félix da Costa. De qualquer forma, este começo
de ano mostrou que estamos com um carro competitivo, o que é
importante. Claro que a vitória seria muito bom, mas eu queria
parabenizar o Salas, que andou bem o fim de semana inteiro. Ele foi
exemplar, se adaptou rápido, mostrou-se veloz desde a quinta-feira e foi
muito bem", elogiou.
Destaque do ano passado na Copa Petrobras de Marcas, foi a segunda
participação de Salas na Corrida de Duplas - ano passado ele havia sido
convidado por Popó Bueno e havia conseguido um terceiro lugar no grid. O
piloto de Jundiaí (SP) espera que o resultado obtido neste domingo
ajude no prosseguimento de sua carreira. "Foi muito bom, até mesmo para o
meu futuro. Agora vamos ver o que será este ano. O objetivo é conseguir
alguma coisa na Stock Car", disse.
Ricardo Zonta e o belga Laurens Vanthoor terminaram a corrida na sétima
posição, uma à frente de seus companheiros de equipe Átila Abreu e
Nelsinho Piquet, que largaram da última colocação. Vitor Genz/David
Muffato, Lucas Foresti/Luiz Razia e Diego Nunes/Dennis Dirani fecharam
os dez primeiros.
A Stock Car se despede em definitivo do Autódromo de Curitiba e volta à
carga em pouco mais de um mês com a segunda etapa da temporada - a
primeira rodada dupla - no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita
(RS), no dia 10 de abril.
Resultado da Corrida de Duplas*
1-) 80 Marcos Gomes/Antonio Pizzonia (Voxx Racing Team) - 46 voltas em 1h06min42s638 (média de 152.9 km/h)
2-) 18 Allam Khodair/Antonio F. Costa (Full Time Sports) - a 1s398
3-) 90 Ricardo Mauricio/Guilherme Salas (Eurofarma RC) - 2s149
4-) 88 Felipe Fraga/Rodrigo Sperafico (Voxx Racing Team) - a 12s394
5-) 29 Daniel Serra/Danilo Dirani (Red Bull Racing) - a 15s920
6-) 10 Ricardo Zonta/Laurens Vanthoor (Shell Racing) - a 17s271
7-) 51 Átila Abreu/Nelson Piquet Jr (Shell Racing) - a 17s947
8-) 46 Vitor Genz/David Muffato (Eisenbahn Racing Team) - a 18a348
9-) 12 Lucas Foresti/Luiz Razia (Full Time-ProGP) - a 18a731
10-) 70 Diego Nunes/Dennis Dirani (União Química Racing) - a 19s320
11-) 8 Rafael Suzuki/Franco Vivian (Vogel Motorsport) - a 23s034
12-) 28 Galid Osman/Damián Fineschi (Ipiranga-RCM) - a 23s237
13-) 5 Denis Navarro/Felipe Maluhy (Vogel Motorsport) - a 6s681
14-) 110 Felipe Lapenna/Marco Cozzi (Hot Car Competições) - a 29s710
15-) 21 Thiago Camilo/Lucas Di Grassi (Ipiranga-RCM) - a 30s236
16-) 45 Fabio Carbone/Vicente Orige (Mico's Racing) - a 31s269
17-) 74 Popó Bueno/Beto Gresse (Cavaleiro Racing) - a 33s054
18-) 65 Max Wilson/Vitor Meira (Eurofarma RC) - a 39s52s
19-) 6 Alceu Feldman/Tarso Marques (Mico's Racing) - a 44.749
20-) 111 Rubens Barrichello/Augusto Farfus (Full Time Sports) - a 3 voltas
21-) 66 Felipe Guimarães/Duda Pamplona (Full Time-ProGP) - a 6 voltas
22-) 77 Valdeno Brito/Maxime Martin (TMG Motorsport) - a 6 voltas**
23-) 26 Raphael Abbate/Nicolas Costa (Hot Car Competições) - a 7 voltas
NÃO COMPLETARAM
24-) 1 Thiago Marques/Cesar Ramos (RZ Motorsport) - a 13 voltas
25-) 7 Beto Cavaleiro/Sergio Jimenez (Cavaleiro Racing) - a 14 voltas
26-) 4 Julio Campos/Allan Heillmeister (C2 Team) - a 17 voltas
27-) 0 Cacá Bueno/Ricardo Sperafico (Red Bull Racing) - a 17 voltas**
28-) 9 Guga Lima/Tuka Rocha (TMG Motorsport) - a 18 voltas
29-) 83 Gabriel Casagrande/Marcio Campos (C2 Team) - a 23 voltas
30-) 3 Bia Figueiredo/Beto Monteiro (União Química Racing) - a 27 voltas
31-) 14 Luciano Burti/Felipe Giaffone (RZ Motorsport) - a 43 voltas
32-) 63 Nestor Girolami/Franco Girolami (Eisenbahn Racing Team) - a 43 voltas
MELHOR VOLTA: Thiago Camilo/Lucas Di Grassi (21), 1:20.401 (165,4 km/h)
** #0 e #77 punidos com a perda de 20 segundos no tempo total de prova por irregularidade no procedimento de pit stop
*Resultados sujeitos a verificações técnicas/desportivas
==> Foto: Fábio Davini/VICAR
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