EdUFSCar estreia no campo do Jornalismo

A EdUFSCar, atenta às transformações pelas quais passa o campo da Comunicação em um mundo globalizado e digital, quer ampliar este debate com dois lançamentos focados nos desafios e caminhos do Jornalismo na atualidade. Jornalismo em trânsito: o diálogo social solidário no espaço urbano, de Mara Ferreira Rovida, e Para além do código digital: o lugar do Jornalismo em um mundo interconectado, de Carlos Sandano, têm em comum a mesma preocupação com o diálogo social em uma sociedade cada vez mais dividida.

Trabalhos originados em um mesmo grupo de pesquisa, coordenado pela professora Cremilda Medina na ECA/USP, incorporam os já clássicos conceitos desta pesquisadora, como narrativas da contemporaneidade e o signo da relação, para levar adiante a reflexão da responsabilidade social do jornalista e seu papel no mundo atual. Aplicando com rigor os métodos e teorias da Comunicação Social, ambos também navegam pelos campos da Sociologia, Antropologia, Linguística e Filosofia.

Em Jornalismo em trânsito (254 páginas, R$ 36), Mara realiza um mergulho empírico no trânsito de São Paulo para pensar o Jornalismo como um espaço de encontro das diversidades, trafega entre a Sociologia e a reflexão sobre a prática jornalística em busca do diálogo social solidário. Descobre então que o caótico cenário do trânsito de São Paulo é igualmente um lugar de encontros, muitas vezes forçados e violentos, mas também de empatia e cumplicidade.

Já em Para além do código digital (190 páginas, R$ 38), Sandano revê criticamente os valores tradicionais do Jornalismo, como a imparcialidade e a objetividade, para em seguida pensar o lugar e os sentidos dessa prática diante dos fluxos digitais de informação. Afirma então que o jornalista se torna necessário quando amplia as narrativas humanas e cria um espaço público onde possa existir o diálogo, atividade destinada a profissionais intelectualmente bem-formados e eticamente responsáveis.

Mara Ferreira Rovida é doutora em Ciências da Comunicação pela USP, mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero e jornalista. Atualmente, faz parte do corpo docente das Faculdades Integradas Rio Branco, onde leciona disciplinas teóricas e laboratoriais no curso de jornalismo. É membro do grupo de pesquisa do CNPq Comunicação e Sociedade do Espetáculo e é autora de artigos publicados em periódicos de referência na área de Comunicação e de Ciências Sociais. 

Carlos Sandano é jornalista profissional desde 1992, quando se graduou na Faculdade Cásper Líbero. Desempenhou funções de repórter, crítico de música, resenhista e editor-chefe em jornais e revistas como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Áudio NewsVídeo News, CD-ROM Today, Classic CD e Computer Gaming World, além de ter trabalhado no desenvolvimento de projetos informativos na Internet, nas editoras Quark, Abril e TV Senac. Mestre em Integração da América Latina e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, atualmente é docente no curso de Jornalismo da Universidade Mackenzie e diretor de conteúdo da Pluricom Comunicação Integrada.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário