Cinema gratuito no CCBB Brasília

O CCBB traz, entre os dias 27 de janeiro a 8 de fevereiro de 2016 a mostra O Futuro Não Está Escrito – O Cinema e a Distopia. A programação traz filmes consagrados do chamado Cinema Distópico, com títulos clássicos como 1984, Brazil – O Filme e Farenheit 451.

A distopia, também conhecida como antiutopia, é um conceito filosófico adotado por vários autores e expresso em suas criações ficcionais, nas quais eles retratam uma sociedade construída no sentido oposto ao da utopia, que por sua vez prevê um sistema perfeito, um estado ideal, onde vigora a máxima felicidade e a total concórdia entre seus cidadãos.

As distopias são geralmente caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo, por opressivo controle da sociedade. Nelas, caem as cortinas, e a sociedade mostra-se corruptível; as normas criadas para o bem comum mostram-se flexíveis. A tecnologia é usada como ferramenta de controle, seja do Estado, seja de instituições ou mesmo de corporações. Distopias são frequentemente criadas como avisos para mudança de comportamento ou como sátiras, mostrando as atuais convenções sociais e limites extrapolados ao máximo.

Serviço

Cinema do CCBB

27 de janeiro a 08 de fevereiro / Quarta a Segunda
Entrada Franca
Confira a programação e classificação indicativa http://bit.ly/distopiasnoCCBB.

==> Foto: Blade Runner / Divulgação

0 comments:

Postar um comentário