Escritora indígena resgata importância do passado para construir o futuro

Moína é uma indiazinha de oito anos e, como toda criança, adora se aconchegar nos braços da avó para ouvir suas histórias. Ela quer entender mais sobre o sentido de sua vida, as suas transformações. Em A cura da Terra, lançamento da Editora do Brasil, a escritora indígena Eliane Potiguara conta, de maneira sensível, entremeada às delicadas ilustrações de Soud, a história dessas duas personagens que refletem sobre a vida e o passado, e aprendem a olhar com otimismo para o futuro.

Uma história de sua avó em especial mostra toda a dor pela qual seu povo passou, as descobertas e a sabedoria de seus ancestrais e também como conseguiram a cura de um de seus bens mais preciosos: a terra. Ela descreve como foi a colonização pelos estrangeiros, que mais queriam lucro e encheram a terra com algodão, dominaram os antigos guerreiros índios e os fizeram escravos. Com eles, vieram os vícios, a maldade, a cobiça, a competição e o egoísmo, trazendo muito sofrimento e divisão das famílias que ali nasceram.

Mas a vovó também deixa um ensinamento precioso: foram as crianças as responsáveis por mudar o quadro de destruição em que a terra se encontrava. Por meio de suas lágrimas, os espíritos dos curandeiros foram invocados e, com eles, voltaram também o amor, a paz, a saúde, o trabalho e a música. É por meio dos sonhos que podemos criar, recriar e promover a cura da terra.

Foi pensando na missão que todos os humanos têm de preservar o planeta Terra que Eliane Potiguara escreveu esta obra. "Minha aldeia é meu coração. E do topo dela vejo o mundo com o olhar mais solidário que nunca. É com esta mentalidade que escrevi este precioso livro, pensando no futuro de todas as crianças indígenas do país. Que possamos amar e preservar o planeta". O projeto gráfico do livro também se destaca: o texto que parece flutuar incorpora-se às imagens, proporcionando uma deliciosa experiência de leitura.

Sobre a autora – Eliane Potiguara é professora, poeta e escritora indígena. Trabalhou pela Declaração Universal dos Direitos Indígenas na ONU em Genebra, Suíça, onde foi nomeada Embaixadora Universal da Paz. Foi nomeada uma das “Dez Mulheres do Ano de 1988”, pelo Conselho das Mulheres do Brasil, por ter criado a primeira organização de mulheres indígenas no país. Trabalhou na elaboração da Constituição Brasileira. Ganhou o Prêmio do PEN CLUB da Inglaterra e do Fundo Livre de Expressão, dos EUA. Em 2005 foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo Projeto Mil Mulheres pela Paz. Formada em Letras e Educação pela UFRJ, é fundadora do Grupo de Mulheres Indígenas (Grumin), conselheira do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual (Inbrapi) e integrante do Instituto Uka.

Sobre o ilustrador – Soud nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em São Paulo há muito tempo. Começou sua carreira desenhando histórias em quadrinhos infantis. Recebeu o prêmio Abril de Jornalismo nas categorias Destaque e Melhor Desenho, e também o selo “Altamente Recomendável” da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil). Nos EUA, foi indicado ao prêmio da NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor) e recebeu o selo “Gold Medal recipient” do Mom’s Choice Awards.

TítuloA cura da Terra 
Autora: Eliane Potiguara
Ilustrações: Soud
Número de páginas: 32
Formato: 20,5 x 23,5 cm
Preço: R$ 32,90
Indicação leitora: 4º ano (a partir de 9 anos)
ISBN: 978-85-10-05801-8

0 comments:

Postar um comentário