CCBB Educativo estabelece diálogo entre arte e gastronomia durante a mostra Cru

As atividades preparadas pelo CCBB Educativo para a exposição Cru: comida, transformação e arte exploram a proximidade entre dois universos muito antigos, o mundo da arte e o da comida. O programa convida o espectador a misturar arte contemporânea e gastronomia por meio dos sentidos - olfato, visão, tato, paladar e audição. O projeto propõe, por meio de atividades lúdicas, tornar a linguagem artística acessível e atrair para o universo da arte o público leigo.

A exposição dispõe de visitas agendadas para escolas do DF ou grupos interessados em saber mais sobre a exposição. Aos sábados e domingos, adultos e crianças poderão participar da programação das atividades sem a necessidade de agendamento. As atividades e visitas mediadas são gratuitas e supervisionadas pelas monitoras do CCBB Educativo.

A Visita Mediada, sempre durante a semana, das 9h às 19h30, é o ponto de partida das atividades criadas pela equipe da Sapoti Projetos Culturais – responsável pelo CCBB Educativo. Para além de um simples passeio guiado pela mostra, o educador estimula os visitantes a falar sobre suas impressões e trocar experiências sobre o tema exposto. O agendamento de grupos pelos telefones: 3108-7623 e 3108-7624 funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h).

Na atividade Em Cantos e Contos, um grupo de contadores de histórias explora o universo de contos populares, que tratam da relação com a comida. As histórias são contadas com suporte de bonecos e música. Aos sábados e domingos, 11h e 15h. Livre.

Em Musicando, o espectador participa de um banquete que relaciona comida, música e cultura. Cada prato é composto com um ingrediente e um instrumento musical típicos dos países presentes na mostra Cru. A ideia é provocar uma discussão sobre que tipo de comida os habitantes daquele país consomem e o estilo de música tocada. Em seguida, os participantes apontam em um globo a localização do país correspondente ao seu prato, relacionando as influências dos países vizinhos na cultura. Aos sábados e domingos, 16h. Crianças a partir de cinco anos. Atividade limitada a 12 participantes. Entrega de senhas 1 hora antes na sala do Educativo.

No Laboratório de Artes Visuais os participantes são convidados a preparar um banquete. Enfeites de plástico, sem cor, em forma de pães, frutas e carnes, estarão disponíveis para que cada espectador escolha que tipo de prato vai fazer para o banquete. Serão oferecidos temperos - como urucum, colorau, etc - e extratos de sementes para dar cor aos enfeites. O participante trabalha a composição do prato a partir do que ele imagina e deseja que seja o banquete. Ele pode criar, por exemplo, um prato com uma tangerina marrom. Ou um frango vermelho. Aos sábados e domingos, 17h. Crianças a partir dos 7 anos. Atividade limitada a 10 participantes. Entrega de senhas 1 hora antes na sala do Educativo.

Em Pequenas Mãos, o público é convidado a participar de uma oficina de cupcake e transformar comida em arte, desde a seleção dos ingredientes até a decoração. Em seguida, poderão degustar a própria arte, o bolinho. Aos sábados e domingos, 14h. Crianças de 3 a 6 anos. Atividade limitada a 14 participantes. Entrega de senhas 1 hora antes na sala do Educativo.

No Laboratório Aberto, dois totens dispostos no jardim do CCBB fazem com que o participante explore como as sensações se fixam na memória. Pode ser por meio do toque, do cheiro ou da visão. Para descobrir tem que experimentar. Esta atividade é livre, sem a mediação dos educadores. Aos sábados e domingos, entre 9h e 18h.

No Livro-Vivo a proposta é desdobrar imagens e interpretações de livros que dialogam com a temática da exposição Cru. Aos sábados e domingos, 13h. Livre.
Confira a programação completa* e participe.

SOBRE A MOSTRA
CRU: comida, transformação e arte é um mostra multidisciplinar que acontece a partir de 15 de agosto no CCBB de Brasília, com o patrocínio da BB Seguridade, e que se articulará em torno de três eixos: uma grande exposição, reunindo trabalhos de mais de 20 artistas nacionais e internacionais; quatro ações performáticas, conduzidas por artistas, músicos e chefs; e diversas intervenções gastronômicas, em restaurantes da cidade e parcerias com food trucks. Os trucks estarão à disposição dos visitantes nos finais de semana e encerramento, todos com performances (29/08, 03/10 e 12/10) e a ação nos restaurantes permanecerá ativa durante todo o período da exposição. Veja a programação completa no site do CCBB, no endereço: culturabancodobrasil.com.br e facebook.com/CRUnoCCBB.


*Programação atividades CCBB EDUCATIVO

Sábados e domingos
9h – 18h - Laboratório Aberto // classificação livre
11 e 15h - Em Cantos e Contos // classificação livre
13h – Livro Vivo // classificação livre
14h - Pequenas Mãos // crianças de 3 a 6 anos
16h - Musicando // crianças a partir de 5 anos
17h – Laboratório de Artes Visuais // crianças a partir de 7 anos
* MAIS SOBRE AS ATIVIDADES DO CCBB EDUCATIVO
Em Cantos e Contos - Sábados e domingos, 11h e 15h
Indicação: livre
Em Cantos e Contos | Nesta atividade, usa-se o faz de conta para que o visitante possa ter um novo olhar sobre arte e gastronomia. Os educadores utilizam bonecos, objetos cotidianos e músicas para apresentar contos e histórias populares sobre o cultivo dos alimentos, banquetes e nossa relação com a comida. 
Contos selecionados:
A lenda da mandioca: Os índios do Brasil adoram comer mandioca! Eles nos contaram uma história muito antiga de como surgiu essa iguaria em nossas terras.
A roça da onça: Uma onça espertalhona está tentando se dar bem na floresta! Com preguiça de cuidar da roça, ela faz uma proposta irrecusável para os outros animais: uma vaca leiteira para quem capinar minha roça sem se coçar! Como será o final dessa história?
Desejos ridículos: Você acredita na magia das estrelas cadentes? Um casal de velhinhos fazia seus pedidos sob o céu estrelado quando algo saiu muito errado! Cuidado com o que deseja...
Malasartes e o urubu mágico: Mais uma vez, Pedro Malasartes usa sua esperteza para combater a injustiça e garantir uma boa refeição. Com seu urubu mágico, irá deixar os gulosos em maus lençóis.
As orelhas do padre Abade: Maria prepara um delicioso banquete para seu marido e o padre da cidade. O cheiro da comida estava tão delicioso e irresistível que, distraída, a mulher acabou se metendo em uma grande confusão.
O homem de açúcar: Todas as florestas guardam seus segredos. Um bom homem subia a montanha com pesados potes de mel. De repente se deparou com pequenas criaturas mágicas.
Laboratório de Artes Visuais, Sábados e domingos, 17h
Indicação: a partir dos 7 anos. Crianças abaixo de 7 anos, somente acompanhadas do responsável.

* Limitado a 10 crianças, mediante a distribuição de senhas na sala do CCBB Educativo, uma hora antes do início da atividade.

Laboratório de Artes Visuais |
Laboratório é experiência. A preocupação não é com o resultado final, mas sim com o processo de pôr a mão na massa. A experimentação proposta é na área de artes visuais, elaborando uma nova atividade a cada exposição em cartaz. A atividade começa com o ritual do chef: vestindo um avental para pôr a mão na massa. Oferecemos um banquete para ser temperado com muita cor. Cestas e frutas são imagens recorrentes na pintura, uma temática chamada natureza-morta.
Laboratório Aberto, Sábados e domingos, entre 9h e 18h
Indicação: livre

Laboratório Aberto | Atividades de curta duração que conversam com a exposição em cartaz. Para a mostra, a proposta é como as sensações se fixam na memória. Quando pensamos em uma fruta, como a tangerina, falamos em sua cor, sua textura e seu sabor, na casca que temos que retirar para desfrutá-la. O que pode acontecer se tudo isso for misturado ao mesmo tempo em nosso corpo e em nossos diversos sentidos?
Pequenas Mãos, sábados e domingos, 14h
Indicação: crianças de 3 a 6 anos
Pequenas mãos | Direcionada para crianças de 3 a 6 anos, o CCBB Educativo elabora atividades especiais para esse público, que está dando os primeiros passos na criação de obras. Aqui o CCBB Educativo convida os pequenos visitantes e suas famílias a transformar comida em arte, com uma pitada de arte, duas colheres de cultura, uma porção de visita à galeria.
* Limitado a 14 crianças, mediante a distribuição de senhas na sala do CCBB Educativo, uma hora antes do início da atividade.
Livro Vivo, Sábados e domingos, 13h
Indicação livre
Livro Vivo | Essa atividade propõe uma leitura coletiva, desdobrando imagens e interpretações de livros que dialogam com a temática da exposição CRU.
Livros utilizados nesta edição
Pão, Pão, Pão, de Estevão Marques: O Rei e seu castelo - até aí, nada de novo... Mas o Rei não gostava de ver espaços vazios - e aí começa uma coisa estranha.
•‘A bruxa Salomé’, de Audrey Wood: Antes de sair para ir ao mercado, a mãe avisou: “'não abram a porta para estranhos!”. Mas as crianças desobedeceram e deixaram a bruxa Salomé entrar! Agora, só a mãe poderá salvá-las.
Flávia e o bolo de chocolate, de Míriam Leitão: Em meio aos questionamentos da pequena Flávia sobre a sua pele marrom - tão diferente da pele branquinha da mãe -, a jornalista Míriam Leitão aborda temas delicados como adoção e questões raciais de forma sensível e lúdica para os pequenos.
O paradeiro do padeiro, de Marco Miranda: Todos na cidade gostavam de começar o dia com um pãozinho crocante e quentinho sobre a mesa. Ainda mais se o pão fosse acompanhado por bolos, biscoitos e todas as guloseimas do café da manhã feitas pelo padeiro mais famoso da cidade. Mas, num belo dia, a padaria não abre e o padeiro desaparece.
Zoom, de Istvan Banyai: Este livro provocante, sem palavras, pode ser 'lido' tanto de frente para trás como de trás para frente. As ilustrações deste livro inovador podem mudar as ideias sobre tudo o que é visto.
Musicando, Sábados e domingos, 16h
Indicação: crianças a partir de cinco anos
Musicando | Essa atividade convida a participar de um banquete, que trará uma experiência musical para aguçar não só o paladar, mas todos os sentidos.
* Limitado a 12 crianças, mediante a distribuição de senhas na sala do CCBB Educativo, uma hora antes do início da atividade.
Atividade: Visita Mediada | Sábados e domingos, 10h, 12h, 19h - O cerne do projeto pedagógico do CCBB Educativo. A mediação propõe reflexões por meio de conversas que proporcionam uma aproximação entre o educador, o público, suas respectivas formações culturais e as obras expostas. Para esse questionamento coletivo não há uma única solução, mas múltiplas abordagens possíveis durante as trocas que acontecem em todo o percurso.
Indicação: a partir de 6 anos



Serviço:
CCBB Educativo Brasília
Cru: comida, transformação e arte
Sábados e domingos - atividades diversas que interagem com as mostras - vide programação. 
Informações e agendamentos para grupos e escolas: (61) 3108-7623/7624.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário