Sinfônica do Teatro Nacional terá Concertos da Independência e Mexicano

Sob regência do maestro Claudio Cohen, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro abre a programação de setembro com o Concerto Sinfônico. O evento ocorrerá na terça-feira (1º), no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano. No programa estarão as obras Finlândia, poema sinfônico composto em 1899 pelo finlandês Jean Sibelius, e Sinfonia nº 4, do alemão Johannes Brahms.

Em 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, a partir das 17h30, os músicos executam o Concerto da Independência, em sessão aberta ao público na concha acústica do Quartel General do Exército. Regido pelo maestro titular, o repertório mistura o poema sinfônico Finlândia, passa por Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, e inclui temas de cinema, como a composição de John Williams Star Wars Suite, interpretada pela Orquestra Sinfônica de Londres para a trilha sonora do filme de George Lucas, e o tema de Superman (1978), de Richard Donner.

No dia seguinte (8), será retomado o projeto Concertos de Dom Bosco, em homenagem ao bicentenário do santo padroeiro de Brasília, o sacerdote italiano João Bosco (1815-1888). A apresentação é no Santuário Dom Bosco, na 702 Sul, às 20 horas. No programa, a Sinfonia nº 4 Romântica, do compositor austríaco Anton Bruckner.

Por duas vezes, maestros vindos do México regerão concertos. O primeiro deles, em 15 de setembro, ficará sob a batuta de Jesus Medina, no Auditório Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O segundo, no dia 22, terá a condução de Roman Revueltas.

Na última terça-feira do mês (29), com regência de Claudio Cohen e solo de Francisco Orru, a orquestra toca a Sinfonia nº 4 Inextinguível, do dinamarquês Carl Nielsen, e o Concerto para Violoncelo e Orquestra, do francês Édouard Lalo. A apresentação volta a ser no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano.

Ingressos 
À exceção do Concerto da Independência, que será ao ar livre, os ingressos para as demais sessões gratuitas durante todo o mês podem ser retirados no dia do evento, das 9 às 17 horas, na Secretaria de Cultura, no Anexo do Teatro Nacional Claudio Santoro, e no local do espetáculo, a partir das 18 horas.

Formação
 Setenta e cinco músicos compõem o quadro da sinfônica. Quanto aos instrumentos, a orquestra é formada por 20 violinos, 10 violas, 10 violoncelos, 5 contrabaixos, 3 flautas, 3 oboés, 4 fagotes, 4 clarinetas, 4 trompas, 3 trombones, 4 trompetes, 5 percussões e 1 harpa.

Secretaria de Cultura

==> Foto: Agência Brasília

0 comments:

Postar um comentário