CONTINUA A EXPOSIÇÃO DE DARCÍLIO LIMA NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

A CAIXA Cultural Brasília apresenta, até o dia 30 de agosto, a exposição Darcílio Lima: um universo fantástico, que reúne 65 trabalhos do artista cearense, considerado um dos maiores representantes do surrealismo no Brasil. Darcílio Lima foi um artista que alternou períodos de lucidez e loucura durante a vida, o que influenciou enormemente a sua produção artística. Em suas gravuras, prevalecem temas místicos, sexuais e religiosos.

A maior parte das obras em exposição é formada por desenhos a bico-de-pena, cujas malhas são traçadas ponto a ponto, em grande detalhe e com padrões executados de forma persistente. A mostra inclui ainda gravuras, entre as quais uma xilogravura, e duas curiosas pinturas - uma em madeira e outra sobre um vaso de cerâmica -, além de três exemplares da serigrafia Che Guevara, de Antonio Manoel, aquareladas por Darcílio.

Natural de Cascavel (CE), foi no Rio de Janeiro que Darcílio produziu a maior parte dos trabalhos que integram a mostra. A renomada psiquiatra brasileira Nise da Silveira teve papel fundamental em sua trajetória. Administradora da Casa das Palmeiras – instituição destinada ao tratamento de egressos de instituições psiquiátricas por meio de formas de expressão criativa, onde Darcílio foi paciente –, ela ficou impressionada com a qualidade de seu trabalho e o apresentou ao pintor Ivan Serpa.

Ivan Serpa não só levou o artista cearense a frequentar suas aulas no Museu de Arte Moderna (MAM-RJ), como desenvolveu com ele uma relação de amizade e parceria, profundamente inspiradora na sua produção. Em 1971, Darcílio Lima ganhou o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro do 20º Salão de Arte Moderna do MAM (RJ), que o levou a uma temporada de três anos na Europa. Lá ele conviveu com importantes artistas de seu tempo, como Salvador Dalí e Felix Labisse, publicou ilustrações na revista francesa Bizarre e assinou contrato com a editora de gravuras Vision Nouvelle, a mesma de Miró e Dalí.

Idealizada e coordenada pelo marchand Afonso Costa, que se dedicou ao garimpo dos trabalhos do artista com colecionadores e casas de leilões de arte, a exposição tem curadoria do psicanalista Guilherme Gutman e chega a Brasília após temporada no Rio de Janeiro.

Serviço:
 
Darcílio Lima - Um Universo Fantástico
Local: CAIXA Cultural Brasília – SBS Quadra 4 Lotes 3/4 Brasília-DF, anexo ao edifício Matriz da CAIXA
Visitação: Até 30 de agosto de 2015
Horário: terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Informações: (61) 3206-9448/ 3206-9449
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência

==> Foto: Vicente de Mello

0 comments:

Postar um comentário