CLAUDE TROISGROS EM AULA SHOW ABERTA AO PÚBLICO NO BRASÍLIA SHOPPING

Brasília, agosto de 2015 – Que marravilha!!! O Mercadinho do Brasília, edição especial do Dia dos Pais, chega muito bem acompanhado com o chef Claude Troisgros. Nome de peso na gastronomia internacional contemporânea, e principal construtor da ponte entre a culinária francesa e brasileira, o francês faz uma aula show aberta ao público (mediante cadastro no Balcão de Informações do Brasília Shopping) no dia 7 de agosto, às 19h30, na cúpula norte do Brasília Shopping. Troisgros abre a programação da 7ª edição do charmoso Mercadinho, que ocorre no sábado, dia 8, na área externa do centro de compras - rua que dá acesso às torres, de 9h às 15h. O local ganha cores e sabores de uma feirinha simpática com barraquinhas nas quais o brasiliense encontra hortifrútis orgânicos, sucos, vinhos e outras delícias saudáveis, como cogumelos, pães integrais, azeites, antepastos e muito mais. No ar, é claro, o som do jazz que sai dos acordes e dos vocais dos melhores músicos da capital.

Na aula show do dia 7, o chef francês esbanjará a simpatia que lhe é peculiar conversando com os fãs sobre gastronomia, ingredientes e seus segredos. Troisgros ensina duas receitas - carpaccio de vieiras com batata doce agridoce e gnocchi de batata roxa e bacalhau imperial com queijo da canastra e quinua. Incansável pesquisador de novos aromas, texturas e sabores, ele chancelou a proposta do Mercadinho do Brasília. “A ideia de aproximar os consumidores dos produtores é incrível. Ter produtos frescos à disposição é meio caminho andado para o sucesso de qualquer receita”, pondera. Claude colocará a mão na massa em uma cozinha especialmente montada pela Kaza Chique.

A expertise de Claude
O nome Troisgros circula no cenário gastronômico há quatro gerações. Pioneiro, Jean-Baptiste, o avô de Claude, provocou tumulto no restrito círculo culinário francês  doa anos 30 ao sugerir vinho tinto para acompanhar peixe. Os filhos de Jean-Baptiste, Pierre - pai de Claude, e Jean, foram encorajados a seguir essa forma inquieta e ilimitada de cozinhar, definida por Jean-Baptiste como "a capacidade de harmonizar os tesouros da terra". Os irmãos Troisgros, junto com o grande amigo Paul Bocuse, inspiraram a revolução que até hoje suscita polêmica em todo o mundo: a nouvelle cuisine. Nascido nessa família de alquimistas, não se poderia esperar menos de Claude Troisgros. Formado pela Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, o francês chegou ao Brasil pelas mãos de Gaston Lenotre, que há 35 anos desbravava a gastronomia carioca com o Le Pré Catalan, onde o jovem chef trabalhou.

No Brasil - No Rio de Janeiro, Claude formou família e lançou-se numa nova perspectiva culinária, que é vista como sua marca registrada. Ingredientes e sabores brasileiros são companheiros fiéis de clássicos como o foie gras, o caviar e o soufflé servidos pelo chef. Em sua trajetória no Brasil, Claude Troisgros abriu vários restaurantes e tornou-se consultor de tantos outros. No exterior fez história também. Sua cozinha já viajou o mundo todo, encantando desde astros da música pop como Mike Jagger e Elton Jonh a autoridades como os presidentes Clinton e Jacques Chirrac. Atualmente, comanda o programa Que Marravilha no canal GNT, e estreia no mês de agosto o Que Marravilha: Chefinhos.

Aproveite o sábado!!
No dia após a aula show de Claude Troisgros, o Mercadinho do Brasília estará recheado de delícias gastronômicas. Ingredientes orgânicos para os que adoram cozinhar com o que há de mais saudável, pães integrais ou quitutes veganos para quem prefere levar para casa produtos prontinhos para comer e muito mais estarão à venda nas barraquinhas. Tem também doces, antepastos, azeites aromatizados, pimentas, sequilhos e até café orgânico.

Aqueles que curtem vinhos e espumantes geladinhos podem se deliciar com a Wine Moving, uma bicicleta colorida que circula pelo Mercadinho guiada por Carlos Soares, um dos sommeliers mais experientes da capital. À bordo da bike, bebidas para aguçar os mais variados paladares a partir de R$12,00 a taça. O sommelier capricha no visual e esbanja irreverência. “Os brasilienses estão mais abertos aos vinhos e aos espumantes e a Wine Moving tem um conceito semelhante ao do Mercadinho. É criativa, sustentável e oferece ao público rótulos orgânicos e espumantes produzidos no Brasil”, lembra. Irresistível! Para os apaixonados por cogumelos, barraquinhas com variedades dos fungos comestíveis na versão hidratada e seca também podem ser encontrados no Mercadinho. Ente as opções, o Shitake, que apresenta propriedades terapêuticas e é cultivado no DF por produtores que destacam seu alto teor em vitaminas e substâncias que fortalecem o sistema imunológico.

Para embalar tantas atrações, o som de Bruno Medina, mestre em Jazz Performance, e Serge Frasunkiewicz, pianista que tem o jazz e a música brasileira como suas grandes paixões. Os dois músicos, reconhecidos pela sonoridade sofisticada e capacidade de improvisação, completam o repertório do Mercadinho do Brasília. Mas, se além da gastronomia saudável, da música agradável e do consumo consciente, a pedida para o sábado é vento no rosto e contemplação da arte de Athos Bulcão, o evento também tem. “Aqueles que curtem explorar a cidade de bicicleta, terão a chance de fazer um pedal muito interessante com quem conhece detalhes enriquecedores da história da capital”, avisa Maíra Garcia, gerente de marketing do Brasília Shopping. A galera do Experimente Brasília parte às 9h30 do Lounge do Mercadinho para o passeio Rota dos Azulejos, que faz um tour por uma trilha colorida pelo artista das formas, relevos e cores. Gabriel Camargo, historiador e ciclista, será o anfitrião que guiará os interessados em um caminho que contempla, entre outras belezas, monumentos como a Torre de TV, a Catedral e o Teatro Nacional.

Ainda no sábado, o Mercadinho do Brasília fecha a edição de agosto com duas estrelas do cenário gastronômico local. O chef Sebastián Parasole, coordenador do curso de Gastronomia do IESB, e a chef Mara Alcamim (Universal Diner) comandam a Arena Gastronômica, especialmente montada em parceria com a Abrasel, na praça da cúpula norte do centro de compras, às 14h e 16h, respectivamente. Os chefs irão interagir com o público, passando dicas e segredos de cozinha. “É uma oportunidade para os fãs da boa mesa encontrarem os melhores profissionais da cidade, dividirem com eles receitas que levam a assinatura de cada chef”, adianta a gerente de marketing do Brasília Shopping. As oficinas são gratuitas. (mais informações em www.brasiliashopping.com.br).

Por um mundo melhor
O Mercadinho vem ressaltando a importância da sustentabilidade e preservação ao meio ambiente desde a primeira edição. Como é quase impossível passar pelo evento sem levar para casa suas delícias, charmosas ecobags estarão à venda em uma das barraquinhas.  “As sacolas mais resistentes são uma forma de diminuir a necessidade da utilização de embalagens plásticas. E o que é melhor, as ecobags do Mercadinho são feitas por uma Ong que reutiliza lonas descartadas com foco no conceito dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar”, observa Maíra Garcia, gerente de marketing do Brasília Shopping. E tem mais... o centro de compras recolhe baterias, pilhas e lixo eletrônico em um recipiente localizado nas proximidades do evento.

Serviço:
MERCADINHO DO BRASÍLIA
Local: Área externa do Brasília Shopping - Entrada das torres
Data: Dia 7 e 8 de agosto
Entrada livre e gratuita

PROGRAMAÇÃO
7 DE AGOSTO – Abertura da programação do Mercadinho do Brasília COM CLAUDE TROISGROS
19h30 - Aula show aberta ao público na cúpula norte do Brasília Shopping. Entrada livre e gratuita sujeita a limitação de 80 participantes.
·         Senhas serão distribuídas no Balcão de Informações do Brasília Shopping a partir das 17h do dia 7 de agosto. Estarão disponíveis 80 lugares para o público. A aula show será transmitida pelo telão do centro de compras também. Quem não conseguir senha para assistir sentado, terá a possibilidade de acompanhar bem de perto e ao vivo.

8 DE AGOSTO - SÁBADO NO MERCADINHO
9h - Playlist de Jazz por Lucas Hamu ao longo do evento
9h30 – Passeio Rota dos Azulejos com Experimente Brasília
11h às 12h30 e 13h às 14h – Show de jazz com Bruno Medina/Serge
11h -  Oficina de Petiscos Saudáveis com Medida Caseira
Arena Gastronômica
8 de agosto (sábado) - 14h – Chef Sebastián Parasole
8 de agosto (sábado) - 16h – Chef Mara Alcamim
Limite de participantes: 30 pessoas por aula
Entrada livre e gratuita sujeita a limitação de 30 participantes - senhas serão distribuídas no balcão de informação do Brasília Shopping a partir das 9h do dia 8 de agosto.
Mais informações para o público: (61) 2109-2122

==> Foto: Johnny Mazzilli

0 comments:

Postar um comentário