Ciclo de Palestras Mutações - Embaixada da França - Sala Le Corbusier

O ciclo terá a sua abertura no dia 11 de agosto no Rio de Janeiro às 19h na Maison de France, no dia 12 em São Paulo às 19h30 no Sesc Vila Mariana e no dia 13 em Belo Horizonte no BDMG CULTURAL. Todas as conferências  “as três utopias da modernidade” serão com o professor Francis Wolff. Em Brasília, a abertura do ciclo será no dia 24 de agosto, segunda-feira, às 19h com a palestra “a utopia dos corpos”, de Frédéric Gros.

EM BRASÍLIA

O ciclo de palestras de Brasília, com o patrocínio da Embaixada da França, será realizado no Espaço Le Corbusier, sempre às 19 horas nos dias 24, 25, 26 de agosto e 1°, 2 e 3 de setembro. O acesso será livre, por ordem de chegada, sujeito a lotação da sala (120 lugares). As palestras dos conferencistas franceses terão tradução simultânea.

Embaixada da França no Brasil / Espaço Le Corbusier
SES Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 4
CEP: 70404-900 - Brasília - DF
Tel: (61) 3222-3999

Para mais informações : www.mutacoes.com.br


DATAS & CONFERÊNCIAS

- Segunda-feira 24 de agosto : “A utopia dos corpos” – Frédéric Gros (tradução simultânea)
- Terça-feira 25 de agosto : “A experiência histórica e imaginação”  – Franklin Leopoldo e Silva
- Quarta-feira 26 de agosto : “O afeto como utopia” – Vladimir Safatle

- Terça-feira 1° de setembro : “Por uma utopia não utópica?” – David Lapoujade (tradução simultânea)
- Quarta-feira 2 de setembro : “Arte e dispositivos do contra-poder” – José Miguel Wisnik
- Quinta-feira 3 de setembro : “A sexualidade como utopia” – Pascal Dibie (tradução simultânea)


ORGANIZADOR DO EVENTO – ADAUTO NOVAES

Jornalista e professor, Adauto Novaes foi por 20 anos diretor do Centro de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Arte/ Ministério da Cultura. Em 2000, fundou a empresa de produção cultural Artepensamento. Os ciclos de conferências que organizou resultaram nos seguintes livros de ensaios: Os sentidos da paixão; O olhar; O desejo; Ética; Tempo e história (Prêmio Jabuti); Rede imaginária: televisão e democracia; Artepensamento; A crise da razão; Libertinos/libertários; A descoberta do homem e do mundo; A outra margem do Ocidente; O avesso da liberdade; Poetas que pensaram o mundo; O homem-máquina; Civilização e barbárie, e O silêncio dos intelectuais, todos editados pela Companhia das Letras. Publicou ainda, Muito além do espetáculo (senac São Paulo, 2000); A crise do Estadonação (Record, 2003); Oito visões da América Latina (senac São Paulo, 2006); Ensaios sobre o medo (Edições sesc sp / senac São Paulo, 2007); O esquecimento da política (Agir, 2007); Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo (Edições sesc sp/Agir , 2008); Vida, vício, virtude (Edições sesc sp / senac São Paulo, 2009); Mutações: A condição humana (Edições sesc sp / Agir, 2009); Mutações: a experiência do pensamento (Edições sesc sp, 2010); Mutações: a invenção das crenças (Edições sesc sp, 2011), Mutações: elogio à preguiça (Edições sesc sp, 2012; ganhador do Prêmio Jabuti em 2013), Mutações: o futuro não é mais o que era e Mutações: fontes passionais da violência.


CONFERENCISTAS DE BRASÍLIA

Segunda-feira 24 de agosto - Frédéric Gros
Professor de filosofia na Ecole normale supérieure (Paris). Foi professor na Universidade de Paris-Nanterre e na USP. É autor de artigos e livros dedicados à filosofia antiga, à filosofia da linguagem e à metafísica contemporânea, entre os quais destacam-se: Socrate (edição portuguesa: Sócrates, Teorema); Aristote et la politique (edição brasileira: Aristóteles e a política, Discurso Editorial); Dire le monde (edição brasileira: Dizer o mundo, Discurso Editorial); L’être, l’homme, le disciple (PUF); Notre humanité, d’Aristote aux neurosciences (Fayard). Participou de A crise da razãoO avesso da liberdade; Muito além do espetáculo; Poetas que pensaram o mundo; O silêncio dos intelectuais; Ensaios sobre o medoO esquecimento da política; A condição humana; Vida, vício, virtudeMutações: a experiência do pensamento; e Mutações: elogio à preguiça.

Terça-feira 25 de de agosto – Franklin Leopoldo e Silva
Professor aposentado do Departamento de Filosofia da USP e professor-visitante no Departamento de Filosofia da ufscar, Franklin Leopoldo e Silva escreveu: Descartes, metafísica da modernidade (Moderna, 2005), Bergson: intuição e discurso filosófico (Loyola, 1994), Ética e literatura em Sartre (Unesp, 2004) e Felicidade, dos pré socráticos aos contemporâneos (Claridade, 2007), além de ensaios para os livros A crise da razão, Tempo e história, O avesso da liberdade, Muito além do espetáculo, O silêncio dos intelectuais, O esquecimento da política, Mutações: ensaios sobre as novas configurações do mundo, Vida, vício, virtude, Mutações: A condição humana, Mutações: a experiência do pensamento, Mutações: elogio à preguiça (ganhador do Prêmio Jabuti em 2013), Mutações: o futuro não é mais o que era e Mutações: fontes passionais da violência.

Quarta-feira 26 de agosto – Vladimir Safatle
Professor livre-docente do Departamento de Filosofia da usp, professor-visitante das Universidades de Paris VII , Paris VIII (Toulouse e Louvain) e bolsista de produtividade do CNPq. Escreveu: Fetichismo: colonizar o Outro (Civilização Brasileira, 2010), La passion du négatif: Lacan et la dialectique (Georg Olms, 2010), Cinismo e falência da crítica (Boitempo, 2008), Lacan (Publifolha, 2007) e A paixão do negativo: Lacan e a dialética (Unesp, 2006), além de ensaios para os livros Mutações: A condição humana, Mutações: a experiência do pensamento, Mutações: elogio à preguiça (ganhador do Prêmio Jabuti em 2013) e Mutações: o futuro não é mais o que era. Desenvolve pesquisas nas áreas de epistemologia da psicanálise, desdobramentos da tradição dialética hegeliana na filosofia do século 20 e filosofia da música.

Terça-feira 1° de setembro - David Lapoujade
Coordenador de conferências junto à Universidade Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), David Lapoujade é editor póstumo de Gilles Deleuze. Escreveu: William James, Empirism e pragmatismeWilliam e Henry James e Bergson, puissances du temps, além de ensaio para o livro Mutações: o futuro não é mais o que era. Prepara um livro sobre a filosofia de Deleuze.

Quarta-feira 2 de setembro - José Miguel Wisnik
Livre-docente em Literatura Brasileira pela USP , é ensaísta, músico e colunista do jornal O Globo. Escreveu: O som e o sentido – uma outra história da música (Companhia das Letras, 1989/1999), Sem receita – ensaios e canções (Publifolha, 2004) e Veneno remédio – o futebol e o Brasil (Companhia das Letras, 2008), além de ensaios para os livros Os sentidos da paixão, O olhar, Ética, Poetas que pensaram o mundo, Mutações: elogio à preguiça (ganhador do Prêmio Jabuti em 2013), Mutações: o futuro não é mais o que era e Mutações: fontes passionais da violência.

Quinta-feira 3 de setembro – Pascal Dibie
Professor de antropologia na Universidade de Paris – Diderot, codiretor do Pôle des sciences de la ville e membro do laboratório Urmis. Diretor da coleção Traversées, da Éditions Métailié, escreveu: Ethnologie de la chambre à coucher (edição brasileira: O quarto de dormir), La tribu sacrée, Ethnologie des prêtres, La passion du regard e Essai contre les sciences froides, além de ensaios para os livros Mutações: a condição humana, Mutações: a invenção das crenças, Mutações: o futuro não é mais o que eraMutações: fontes passionais da violência.

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário