MARIA INÊS GUIMARÃES NO CLUBE DO CHORO

Maria Inês Guimarães é pianista, compositora, musicóloga e pedagoga, diretora do Centro Euro-brasileiro de Música (Cebramusik) e do Clube de Choro de Paris, professora de piano e improvisação livre no Conservatório de Antony, França.
          
Maria Inês começou seus estudos de piano com Odette Camargos em Uberaba, Minas Gerais e em São Paulo trabalhou com Eudóxia de Barros e Rafael dos Santos. Acompanhou também as masters classes de Magdalena Tagliaferro. Ela se formou também com os músicos de jazz e improvisação livre Harry Swift, Jean Marie Machado e Bruno Wilhelm.
          
O novo CD Norte E Sul de Maria Inês Guimarães é uma viagem. Uma viagem incessante entre dois continentes. Um casamento entre o Choro e a harmonia do século XX, traçando um caminho original. Este caminho revisita Nazareth com Favorito e Caminhando do Nelson Cavaquinho, homenageia Villa-Lobos, alterna tempestade em uma improvisação tumultuada e serenidade em Falta-me você de Jacob de Bandolim, e ainda pisca os olhos de maneira cúmplice a Tico-Tico no fubá com humor e profundidade.
          
Construido como uma trama narrativa do primeiro ao último título, Norte E Sul sacode uma arquitetura conhecida para inventar novas formas e novas paisagens, com um fio de interpretação construido entre escrita, re-escritura e improvisação.
Norte E Sul é uma fotografia impressionista, encontro do figurativo e do abstrato. O início de uma aventura nascente, nos acompanhando para novas sensações.
          
Em Paris, Maria Inês estudou piano com Anna Stela Schic, Françoise Parrot-Hanlet. Desde o início de sua carreira Maria Inês dedica uma parte de seus concertos à música brasileira popular ou clássica. Seja no Brasil ou no estrangeiro, Bach, Beethoven, Fauré e Kurtág  cohabitam com Nazareth, Mignone, Abreu, Villa-Lobos e Antunes.
          
Em música de câmara ela tocou entre outros com Israel de França, Andrea Merenzon, Gilson Barbosa, Daniel Ramirez, Marcos Kiehl, Shinobu Saito, Aline Soulhat e Nathalie Villedieu-Afchain... Como as salas de concerto não são o melhor lugar para apreciar a música popular ela também se produziu em bares e Clubs de jazz na América Latina e na Europa com o grupo Ilustrando o Choro (desde 1986) composto de piano, flauta e de percussão, bateria e baixo.
          
Maria Inês faz do piano um verdadeiro instrumento chorão. A improvisação livre sendo uma de suas paixões Maria Inês fundou em 2004 o Duo Asymétrie com a percussionista brasileira Brenda Ohana. Desde 2007 ela criou um grupo para aliar música brasileira e improvisação livre que se transformou no Choro Quarteto com Bruno Wilhelm, Paul Mindy et Dominique Muzeau.
          
Ela é membro fundador do grupo L’Attachement des Bobines formado em 2006.Com estes três grupos Maria Inês cria composições instantâneas, originárias da escuta mútua e da busca da unidade utilizando diferentes aspectos da matéria sonora. Desde 2012, Maria Inês traballhou com a compania de teatro Le Feu Follet para a qual ela compôs a musica para as peças Un trône pour un tyran (texto inspirado de Shakespeare), Merlin, Orphée com um piano preparado.
          
Ela defendeu em Dezembro de 1996 sua tese de doutorado de musicologia na Sorbonne sobre a obra de  Lobo de Mesquita. Esta tese foi publicada por Presses Universitaires du Septentrion na França em 1997. A atividade pedagógica como professora titular concursada no conservatório de Antony, as publicações de artigos e livros assim como de partituras completam a atividade de musicista de Maria Inês que já gravou 11 discos.   Continuando sua atividade de promoção da música brasileira, iniciada em 1987 como delegada do Centro de Musica Brasileira de Campinas, Maria Inês é também fundadora do Centro Euro-brasileiro de Música (Cebramusik) fundado por ela em 1996 e que tem o projeto de divulgar a música brasileira na Europa. Ela é presidente do Club de Choro  de Paris desde 2006.
          
Participa ativamente desde 2001 do Clube do Choro e foi quem imaginou e criou o Festival Internacional de Choro de Paris em 2005 em colaboração com Aline Soulhat para as duas primeiras edições. Ela garante a direção artística deste Festival que é realizado todo ano com a ajuda preciosa dos voluntários amadores e profissionais apaixonados por Choro.
          
No Clube do Choro de Brasília, Maria Inês Guimarães terá o acompanhamento dos músicos Dominique Muzeau (contrabaixo acústico) e Henrique Neto (violão 7 cordas).

As apresentações acontecem dias 29, 30 e 31 de Julho de 2015 – Quarta, Quinta e Sexta-Feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br                                    

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos

==> Foto: Laure Lang

0 comments:

Postar um comentário