Dupla brasiliense compete no Rally Internacional dos Sertões

Com vasta experiência em provas off road, especialmente no Rally Internacional dos Sertões, a Kandangus Rally Team (IPIRANGA/ CASCOL COMBUSTÍVEIS/ LOCAL MOTORS/MENESES OFF ROAD), equipe veterana de Brasília, marca presença pela 13ª vez na competição. Embalados pela 3ª colocação na categoria UTV em 2014, o piloto Elson Cascão II e o navegador Elson Meneses vão largar no dia 1º de agosto, em Goiânia, para cruzar a linha de chegada no dia 8 em Foz do Iguaçu (PR), com o objetivo de conquistar novamente um lugar no pódio.

Durante oito dias, 183 pilotos apaixonados por aventura e adrenalina vão cruzar quatro estados brasileiros (GO/MS/SP/PR), rodando 2.917 Km na principal competição off road do país, que neste ano chega à sua 23ª edição. A Kandangus volta à estrada com o UTV Polaris RZR XP 1000, modelo 2015. A modalidade foi a que mais cresceu na competição, passando de 23 carros, em 2014, para 30 neste ano, divididos em duas categorias: a Super Production e a Turbo.

De Brasília, apenas Cascão e Meneses correm de UTV. Em 2015, algumas mudanças ocorreram na equipe: a primeira delas é a volta do navegador Meneses no lugar de Claudia Grandi, e alguns ajustes no carro, dentre eles o motor com 10 cavalos a mais de potência e refrigeração do câmbio, que foi redesenhada, resultando em aumento de eficiência.

 “A disputa será muito mais acirrada tendo em vista que pilotos de outras categorias estão migrando para o UTV, visando redução de custos”, conta Cascão. “Mas estamos confiantes no nosso resultado, já que a experiência de 13 Sertões também conta muito para cruzar a linha de chegada”, emenda Meneses.

Sobre o UTV

O UTV side-by-side RZR XP 1000 modelo 2015 é equipado com o motor ProStar 1000 Polaris, de 1000 cilindradas, que gera 120 cavalos de potência. É o maior e mais potente da categoria. O modelo tem o objetivo de aperfeiçoar a entrega de potência do motor ProStar, com 80% do pico de torque disponível a partir de 3500 rpm. A velocidade máxima atingida é de 130Km/h, seu peso é de 600 kg e o consumo é de 3km por litro de gasolina. Possui câmbio automático CVT, suspensão independente e tração nas quatro rodas. O fato de ser um carro sem para-brisa obriga que piloto e navegador usem capacete e óculos especiais durante a prova.

O que vem fazendo muito sucesso com os pilotos de UTV é que o modelo parece flutuar sobre as erosões, oferecendo 25% a mais de distância ao solo em relação aos outros veículos, com impressionantes 34,3 cm de altura. Composto por quatro amortecedores Walker Evans, com tecnologia de agulha que evita a pancada seca (Position Sensitive Anti-Bottoming Needle Shocks), o conjunto vem equipado com dupla mola, tendo 45,7 cm de curso na traseira e 40,6 cm de curso na dianteira, proporcionando uma condução confortável em todos os terrenos. Capaz de lidar com velocidades altas em terrenos extremamente acidentados, o sistema interage com as câmeras internas do amortecedor, permitindo a redução do impacto, aumento de resistência e melhoria do desempenho

Apesar de ser bastante robusto em sua forma original, o carro com que a Kandangus irá disputar os Sertões não é o mesmo que saiu da concessionária. O UTV da equipe foi desmontado e reconstruído, contando com vários reforços estruturais que dão mais segurança para encarar uma competição tão intensa. Além disso, vários itens foram adaptados para a prova. Os cintos de segurança, os bancos, as rodas e pneus foram substituídos por outros mais resistentes, e até o tanque de gasolina, que na versão original aceita 37 litros de combustível, foi adaptado para receber 90 litros. Além disso, dois extintores de incêndio de 2kg foram instalados para reforçar a segurança.

Equipe:

É a quarta vez que Cascão e Meneses formam a dupla piloto/navegador nos Sertões. Em 2009, quando correram juntos pela primeira vez, a Kandangus disputou na categoria Protótipo T1, com o Sherpa V2, e alcançou o 8º lugar e o 10º no ranking geral. Em 2010, ficou na 18ª colocação geral. Antes do Protótipo, a Kandangus disputou os Sertões na categoria carros, com uma L200 e uma S10.

Além da dupla de xarás, outras dez pessoas fazem parte da equipe, chefiada por uma mulher: Maria Luiza Grandi. São quatro motoristas, quatro mecânicos, uma cozinheira e um apoio. A estrutura conta com um motorhome, um caminhão oficina e uma caminhonete de apoio rápido. No caminhão segue um UTV reserva para repor peças que eventualmente sejam danificadas no carro oficial durante a prova.

Elson Cascão II, 55 anos
É um veterano de rallies. A primeira participação foi em 1999. Apenas dois anos depois, em 2001, ele subiu no lugar mais alto do pódio ao conquistar o 1º lugar no campeonato brasileiro. Um ano antes, em 2000, já havia conquistado o vice-campeonato brasileiro, ambos na categoria regularidade. À época, seu navegador era o amigo de infância Geraldo Malvar. No Rally Internacional dos Sertões, das 12 participações, o melhor resultado veio no ano passado, com a 3ª colocação na categoria UTV, onde ele acabava de estrear ao lado de uma navegadora (Claudia Grandi). Outro bom resultado foi em 2003, quando a Kandangus ficou em 5º lugar, na categoria “Production”. No último Sertões que participou ao lado do parceiro Elson Meneses (2011), ficou em 6º na categoria e 11º na colocação geral.

Elson Meneses, 50 anos
Foi, por nove anos, o chefe de equipe da Kandangus e comandava um time de dez profissionais que viajam no caminhão de apoio. Em 2009, ajudou na construção do Protótipo e aceitou o desafio de navegar para Cascão. De lá para cá, acumulou experiência como navegador nos Sertões em várias equipes: em 2012, correu ao lado do mineiro Cristiano Batista (MEM), na categoria Protótipo. Em 2013, foi companheiro do paulista Marcelo Daminie (Expert 4X4), na Super Production, e conquistaram o segundo lugar na categoria. No ano passado, enquanto sua esposa Claudia corria ao lado de Cascão, ele fez dupla com Davison Rabechi (TRT Rally Team), na categoria Pró-Brasil. Meneses também disputa vários campeonatos de rally no DF. No ano passado, ele – piloto – e a esposa Claudia – navegorada – conquistaram o 1º lugar na categoria Jeep no Lagartixa Trophy. Em anos anteriores também ocuparam juntos o lugar mais alto no pódio no Calango Trophy.

Investimento

Disputar o Rally Internacional dos Sertões demanda um alto investimento. A utilização do UTV possibilitou uma redução de custos. A equipe estima investir R$ 300 mil, valor viabilizado pelos patrocinadores, que tem suas marcas estampadas no carro e em todos os veículos de apoio. No caso da Kandangus, a equipe conta com patrocínios de peso: IPIRANGA, CASCOL COMBUSTÍVEIS, LOCAL MOTORS e MENESES OFF ROAD.

Curiosidades:

  • A principal prova de rali do país terá neste ano 183 participantes, divididos em quatro modalidades: Motos, Quadriciclos, Carros e UTVs.
  • Ao todo, serão 2.917 quilômetros de percurso total, sendo 1.487 de trechos cronometrados (especiais).
  • Nas Motos, 39 pilotos, representando as principais marcas, vão encarar a disputa nas seguintes categorias: Super Production, Production Aberta, Marathon, Over 45 e CRF 230cc. 
  • Entre os Quadriciclos, seis competidores desbravarão as trilhas. 
  • Modalidade que mais cresce no rali, os UTVs mais uma vez tem recorde de inscritos. Em 2014 foram 23 veículos e, neste ano, o número subiu para 30. 
  • Nos Carros, 39 duplas partirão para mais um Rally dos Sertões, divididos em sete categorias: T1-FIA, Protótipos T1, Pró Brasil, Protótipos T3, Super Production, Production T2, Production T2/TR4.
  • Este ano, não haverá a categoria Caminhões

Programação do Rally Sertões 2015:

01/08 – Autódromo Internacional de Goiânia
8h00 – Abertura do Autódromo Internacional de Goiânia para o público
9h00 às 10h30 – Posicionamento dos veículos no Parque Fechado
11h30 às 14h00 – Prólogo
14h50 às 16h50 – Posicionamento dos veículos no Parque Fechado
17h15 – Largada Promocional

02/08 – Etapa 1
Goiânia (GO) – Rio Verde (GO)
Deslocamento inicial: 50 km
Trecho cronometrado: 205 km
Deslocamento final: 101 km
Total do dia: 357 km

03/08 – Etapa 2
Rio Verde (GO) – Itumbiara (GO)
Deslocamento inicial: 20 km
Trecho cronometrado: 156 km
Deslocamento final: 150 km
Total: 326 km

04/08 – Etapa 3
Itumbiara (GO) – São Simão (GO)
Deslocamento inicial: 143 km
Trecho cronometrado: 294 km
Deslocamento final: 65 km
Total do dia: 503 km

05/08 – Etapa 4
São Simão (GO) – Três Lagoas (MS)
Deslocamento inicial: 154 km
Trecho cronometrado: 232 km
Deslocamento final: 40 km
Total do dia: 427 km

06/08 – Etapa 5 (Maratona)
Três Lagoas (MS) – Euclides da Cunha Paulista (SP)
Deslocamento inicial: 142 km
Trecho cronometrado: 290 km
Deslocamento final: 154 km
Total do dia: 587 km

07/08 – Etapa 6
Euclides da Cunha Paulista (SP) - Umuarama (PR)
Deslocamento inicial: 27 km
Trecho cronometrado: 199 km
Deslocamento final: 90 km
Total do dia: 316 km

08/08 – Etapa 7
Umuarama (PR) - Foz do Iguaçu (PR)
Deslocamento inicial: 199 km
Trecho cronometrado: 111 km
Deslocamento final: 30 km
Total do dia: 340 km
 


==> Foto: Marcelo Machado

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