CAIXA CULTURAL BRASÍLIA apresenta atividades gratuitas para adultos e crianças

A CAIXA Cultural Brasília oferece uma ampla programação para quem quiser se divertir e aprender durante o mês de julho: os workshops A poesia e os elementos da linguagem fotográfica e Figurinos com materiais alternativos, destinados a adolescentes a partir de 16 anos e adultos, e as oficinas de Bilboquê, Rói rói e Recortando Miró, inspiradas nas exposições em cartaz – Brinquedos à mão e A Magia de Miró –, para crianças de diferentes faixas etárias.

Até 29 de julho, a artista visual, figurinista e artista do corpo Marina Reis, formada em Artes Visuais pela UNICAMP e pós-graduada em Desenho de Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina, ministra a oficina Figurinos com materiais alternativos. Nela, Marina abordará processos criativos de figurinos não-convencionais com referências teóricas contemporâneas (em artes visuais, cinema, música e moda) e técnicas de confecção no uso de materiais tradicionais e alternativos.

Oficinas do mês de julho:
Além da programação especial acima, a CAIXA Cultural Brasília oferece três oficinas para o público infantojuvenil, ministradas todos os sábados e domingos de julho, às 14h e 16h, conforme a demanda do público. As oficinas também podem ser agendadas por escolas e instituições durante a semana.

Bilboquê – Aproveitando a exposição em cartaz Brinquedos à mão, crianças entre 8 e 15 anos serão ensinadas a confeccionar o bilboquê, um brinquedo muito antigo, encontrado em diferentes países, como Japão, México, Estados Unidos e França, com o uso de materiais recicláveis.

Rói rói – Também com o objetivo de resgatar brinquedos antigos feitos à mão, nessa oficina, crianças entre 7 e 15 anos aprenderão a construir o rói rói, um brinquedo sonoro que, ao ser girado no ar, faz o barulho característico que dá nome ao objeto.

Recortando Miró – A partir da apreciação da exposição A Magia de Miró, serão trabalhados recortes e colagens de papeis coloridos e contrastantes. Essa oficina visa a apreciação dos elementos que compõe uma obra de arte (formas, cores, profundidade, linhas, contraste e composição) e uma recriação a partir desses elementos. Recomendado para adolescentes entre 13 e 18 anos.

Sobre o programa:
O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira surgiu em 1980 como uma série de ações educativas associadas ao recém-criado Museu da CAIXA. Em 2003, passou a se concentrar na formação educacional de crianças mais carentes. Três anos depois, ampliou as atividades para todas as idades e diversificou o público, sob o nome atual.

Um dos principais objetivos do programa é gerar conhecimento a partir da experiência educativa, artística e cultural e melhorar a qualidade de vida da sociedade. Em 2014, o programa atendeu 17,7 mil pessoas, 445 estabelecimentos e arrecadou 150 quilos de alimentos não perecíveis destinadas a diversas instituições do Distrito Federal e entorno, cadastradas pela CAIXA Cultural Brasília.

SERVIÇOS:

Oficinas de julho do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira
Local: CAIXA Cultural Brasília – SBS Quadra 4 Lotes 3/4, anexo ao edifício Matriz da CAIXA
Dias: terça a sexta-feira, às 9h, 10h, 14h e 15h (para agendamento); sábado e domingo, às 14h e 16h (abertas ao público)
Informações: (61) 3206-9892
Classificação indicativa: livre
Entrada franca
Agendamentos pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com
Número de vagas: 45 vagas
Duração: 30 minutos

Figurinos com materiais alternativos
Local: CAIXA Cultural Brasília – SBS Quadra 4 Lotes 3/4, anexo ao edifício Matriz da CAIXA
Dias: 24, 27, 28 e 29 de julho
Hora: das 18h às 22h
Informações: (61) 3206-9892
Classificação indicativa: livre
Público-alvo: adolescentes a partir de 16 anos e adultos
Vagas: 20. A seleção será feita por ordem de inscrição. Participantes doarão 1 quilo de alimento não perecível

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário