23ª EXPOTCHÊ PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES DO PARQUE DA CIDADE - DE 03 A 12 DE JULHO DE 2015

Está tudo pronto para a maior feira de Brasília (e também a maior feira gaúcha fora do estado do Rio Grande do Sul). A 23ª EXPOTCHÊ chega a 2015 renovada, com atrações de encher os olhos e dar água na boca. Pra começar, o evento vai acolher show de lançamento do novo disco de uma das bandas mais amadas de Brasília, a ‘Nenhum de Nós’, que traz o show ‘Sempre é Hoje’, abrindo a programação cultural da feira. Mas há também o inédito Tchê Beer, espaço especialmente dedicado à degustação de cervejas artesanais e petiscos; a venda de produtos coloniais gaúchos, oferecidos por 12 empresas de agricultura familiar; participação de vinícolas conhecidas como Valduga e Garibaldi com mais de 30 rótulos, entre vinhos e espumantes diferentes; homenagem a seis personalidades gaúchas; mini zoológico com animais exóticos e muito mais. A 23ª EXPOTCHÊ acontece de 03 a 12 de julho, no EXPOBRASILIA – PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES DO PARQUE DA CIDADE.

A feira este ano vai abrir as portas uma hora mais cedo nos finais de semana. A 23ª EXPOTCHÊ poderá ser visitada de segunda a sexta, das 16h às 23h; e aos sábados e domingos, das 10h às 23h. Ingressos a R$ 18,00 (inteira) e R$ 9,00 (meia, válida para pessoas com mais de 60 anos de idade, crianças de 8 a 12 anos, estudantes e professores). Diariamente, na primeira hora de funcionamento da feira a entrada será gratuita. Crianças de até sete anos de idade não pagam entrada.

A EXPOTCHÊ é realizada desde 1992 pela Rome Eventos. Atualmente, reúne cerca de 320 expositores (mais de 100 deles naturais do Rio Grande do Sul), distribuídos numa área de 35 mil metros quadrados. São estandes com roupas, calçados, couro, malhas, lãs, queijos, salames, vinhos, sucos, chocolates, artesanato, churrasco, chimarrão e uma intensa programação de shows e apresentações musicais e danças folclóricas. O brasiliense gosta do evento: mais de 190 mil pessoas em média comparecem anualmente.

MÚSICA DE PRIMEIRA

Em 2015, a EXPOTCHÊ programou uma série de dez shows com grandes bandas gaúchas, além de apresentações diárias do Grupo Folclórico de Novo Hamburgo. A programação abre com um show da banda Nenhum de Nós, que sempre é aguardado com ansiedade pelo público. E este ano ainda mais: o grupo gaúcho faz no palco da feira, no dia da abertura, 3 de julho, o lançamento do novo álbum, Sempre é Hoje, que homenageia o lendário músico argentino Gustavo Cerati, falecido no ano passado. No novo disco/show, a banda – que está prestes a completar 29 anos de estrada – se mostra revigorada, ainda mais atenta e criativa. A Nenhum já ultrapassou a marca de 1870 shows e é uma das principais formações em plena atividade da história do pop&rock brasileiro.

Para contemplar o gosto do público, a Rome Eventos abriu uma votação entre os internautas, para que indicassem a banda que gostariam de ver no palco da feira. A Cachorro Grande foi a escolhida e toca em Brasília no dia 8 de julho, mostrando as canções do novo disco, Costa do Marfim. Sétimo álbum da carreira do grupo formado em 1999, Costa do Marfim apresenta uma fusão do psicodelismo dos anos 1960 com o vigor do rock inglês que varreu o mundo na década de 1990.

Outra banda que promete arrastar fãs ao Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade é a Bidê ou Balde, atração da sexta-feira, dia 10 de julho. O grupo lança em Brasília seu quarto disco Eles São Assim. E Assim por Diante., com uma sonoridade pop criativa e letras brilhantes. A Bidê ou Balde está completando 15 anos de estrada e, segundo a crítica, tem em Eles São Assim. E Assim por Diante. seu disco mais bem acabado.

Para além das searas do rock e do pop, a programação da 23ª EXPOTCHÊ ainda oferece apresentações musicais interessantíssimas, como o Grupo Celta Sol da Meia Noite, que realiza um trabalho de recuperação da música celta e medieval, com cantos e danças. E, é claro, grupos que atuam no campo da música gaúcha, como Cancioneiros do Planalto, Rock de Galpão, Hélio Ribas, Couro e Cordas, Elton Saldanha e a dupla Paulo Toscano e Rafael.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS

3 a 12 de julho – Grupo Folclórico de Novo Hamburgo
3 de julho – Nenhum de Nós
4 de julho – Rock de Galpão
5 de julho – Grupo Celta Sol da Meia Noite
6 de julho – Cancioneiros do Planalto
7 de julho – Hélio Ribas
8 de julho – Cachorro Grande
9 de julho – Couro e Cordas
10 de julho – Bidê ou Balde
11 de julho – Elton Saldanha
12 de julho – Paulo Toscano e Rafael

ARTISTAS E BANDAS

NENHUM DE NÓS – 03 DE JULHO
A banda completou 28 anos de carreira. Com mais de um milhão de discos vendidos, participações em grandes festivais, shows internacionais, vários prêmios, reconhecimento de público e crítica, e uma legião de fãs espalhados por todo o país, Nenhum de Nós já ultrapassou a marca de 1800 shows. Mantendo a mesma formação desde seu início, foi pioneira no rock brasileiro ao incorporar acordeon entre seus instrumentos. É uma das bandas mais respeitadas do cenário pop-rock brasileiro. Faz em Brasília o lançamento do 16º álbum da carreira, Sempre é Hoje.

ROCK DE GALPÃO – 04 DE JULHO
Rock de Galpão é um projeto especial da banda Estado das Coisas que consiste na pesquisa, resgate e valorização da música regional do Rio Grande do Sul para explorar sua riqueza e diversidade sonora e traduzi-la em versões contemporâneas. A proposta musical da banda é definida pelo diretor artístico do projeto, Hique Gomez, como Hiperpampa: um conceito aberto ao diálogo universal, com influência de um passado cultural, mas de frente para o futuro.

GRUPO CELTA SOL DA MEIA NOITE – 05 DE JULHO
O grupo desenvolve um trabalho voltado para música de festa celta irlandesa com influência medieval, assim como canções celtas de grupos atuais do cenário internacional. Já fez diversas apresentações em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. É integrado por Clarice Cabral (vocal, cello,Tin Wistle, acordeon), Amilcar Alencastro (Double Neck, craviola e gaita de fole), Marília Nobrega (cello) e André Ramon (bumbo leguero, tambor medieval).

CANCIONEIROS DO PLANALTO - 6 DE JULHO
Grupo de música tradicional gaúcha é ligado ao CTG Estância Gaúcha, situado no Distrito Federal.

HÉLIO RIBAS – 07 DE JULHO
Cantor, compositor, músico, jornalista, militar do Exército Brasileiro que se dedica à música tradicional gaúcha. Integrante e produtor do grupo Sem Fronteiras.

CACHORRO GRANDE – 8 DE JULHO
Com 15 anos de estrada e sete álbuns gravados, o grupo porto-alegrense é formado por Beto Bruno (vocal), Marcelo Gross (guitarra), Rodolfo Krieger (baixo), Pedro Pelotas (teclados) e Gabriel Azambuja (bateria). Eles fazem na 23º EXPOTCHÊ o lançamento do CD Costa do Marfim, que traz uma mistura da psicodelia sessentista com os encantos do som inglês dos anos 90. No palco, a banda (que foi escolhida por votação dos internautas) mostra o que é a marca de sua música: rock’n’roll inventivo e ousado, sem tirar os pés das raízes mas com a cabeça viajando pelos quatro cantos do mundo – em especial, pela África.

COURO E CORDAS – 9 DE JULHO
Grupo de música tradicional gaúcha, formado por Eurico Silva, Carmos Triacca, Zinho Silva, Ramão Silva, Emerson Silva e Márcio Santos. Traz influências de grupos tradicionais consagrados como “Os Monarcas” e “Os Serranos”.

BIDÊ OU BALDE – 10 DE JULHO
Formada em Porto Alegre/RS no ano de 1998, a Bidê ou Balde se tornou um dos principais nomes do pop/rock gaúcho. A visibilidade além do Sul do país veio após a banda ganhar o VMB, da MTV, na categoria Revelação, em 2001, e aumentou em 2005 com o CD e o DVD Acústico MTV Bandas Gaúchas, ao lado de Cachorro Grande, Wander Wildner e Ultramen. Indie, pop, rock e new wave de nomes como Blitz, Weezer e B-52’s ajudam a moldar a sonoridade que ganha força com o sotaque forte e as letras irreverentes.

ELTON SALDANHA – 11 DE JULHO
Músico, jornalista e compositor nascido em Itaqui e radicado em Porto Alegre desde a década de 1980. Tem mais de 800 canções gravadas e mais de 300 troféus em festivais nativistas. Gravou o primeiro CD Ao Vivo do Rio Grande do Sul no ano de 1998 e o primeiro DVD no ano 2000. Possui 18 discos gravados. Lançou, em 2006, os CD’s Tchê Amigos, pela USA Discos, e Freio de Ouro, em homenagem aos 25 anos do Freio de Ouro. Em 2007, fez o lançamento, em CD remasterizado, do vinil Caborteiro Coração.

PAULO TOSCANO E RAFAEL – 12 DE JULHO
Paulo Toscano é cantor, violonista e compositor nativista gaúcho, radicado em Brasília desde 1969. Em 1982, ingressou no Movimento Tradicionalista Gaúcho e nele tornou-se músico profissional, a partir de maio de 1985, criando e dirigindo o Grupo Musical Raiz Gaúcha. Rafael Toscano é filho de Paulo. Nascido, criado e formado em Brasília, é violonista, guitarrista, baixista, baterista e arranjador. Iniciou-se na música aos oito anos de idade. A dupla se dedica à música gaúcha de raiz.

Grupo Folclórico de Novo Hamburgo – 3 a 12 de julho
O grupo difunde os costumes, o folclore e as raízes da cultura gaúcha. Fundado em 1968, o Grupo de Dança Adaga, de Novo Hamburgo (RS), nasceu como uma forma de entreter as crianças, mas, desde então, cresceu e se tornou um representante da cultura gaúcha em eventos pelo Brasil e em outros países, como Argentina, Estados Unidos e Uruguai. O espetáculo explora toda a tradição cultural do sul do país, representada nos movimentos, nas músicas e nos acessórios.

NOVIDADES E SUCESSOS

Tchê Beer
Novo espaço criado para a 23ª edição da feira é dedicado a quem gosta de cervejas artesanais. No local, várias cervejarias e petiscarias estarão apresentando seus produtos. Os usuários poderão se distrair também com mesas para jogos de sinuca e totó. O Tchê Beer vai acolher o tradicional campeonato de truco gaudério.

Homenagem a personalidades gaúchas
Em 2015, a EXPOTCHÊ vai homenagear seis personalidades gaúchas dentre os 100 maiores gaúchos de todos os tempos, eleitos pelos leitores do jornal Zero Hora. Representados num espaço cenográfico especialmente criado, através de fotos e objetos, estarão os grandes escritores Érico Veríssimo, Mário Quintana e Lya Luft, a cantora Elis Regina e os cantores e compositores Lupicínio Rodrigues e Teixeirinha.

Paisagens do Rio Grande do Sul
Grandes painéis com imagens de quatro pontos turísticos do estado do Rio Grande do Sul estarão montados para que os visitantes possam tirar fotos. As fotografias serão enviadas imediatamente para o e-mail do visitante e para o site do evento.

Estande da Agricultura familiar do Rio Grande do Sul
Dezesseis empresas de agricultura familiar, de quatorze municípios diferentes, estarão oferecendo seus produtos coloniais, com grande diversidade: salames, copa, linguiça, doces, sucos, cuias, erva-mate, vinhos, cachaça, licores, mel, mandolate caseiro, espumantes, frutas desidratadas, geleias sem açúcar, açúcar mascavo, amendoim, rapadura, melado, artesanato em lã crua (palas, casacos, blusões, ovelhinhas em lã, mantas, luvas, meias, pantufas) entre outros.

Estande do Estado do Rio Grande do Sul / Turismo e Esportes no RS
No estande haverá uma área para fotografias, com painéis com imagens de pontos turísticos marcantes para fotos instantâneas, que serão enviadas para o email do visitante e para o site da Expotchê. Roupas típicas serão disponibilizadas para os que quiserem se caracterizar. Além disso, o local acolherá uma área dedicada ao futebol gaúcho, com camisetas e flâmulas dos principais times do estado. O Grêmio e o Inter, dois dos principais times do estado, se farão presentes com a arregimentação de novos associados no local. A Festa da Uva, tradicional evento de Caxias será divulgada com a presença da Rainha da Festa.

Galpão Gaúcho
Espaço ocupado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho do Planalto Central – MTGPC, que congrega os Centros de Tradições Gaúchas – CTGs da região e atua na preservação e difusão da cultura tradicionalista gaúcha. Neste espaço, a tradição estará representada através do Bolicho Campeiro, do Reduto do Chimarrão e no tradicional brechó de peças indumentárias gaúchas, como alpargatas, lenços, bombachas, vestidos e outros.

Praça do Vinho com Vinícolas da Serra Gaúcha
Vinhos, espumantes e sucos de uva da serra gaúcha, com participação de vinícolas renomadas como Casa Valduga, Guatambu, Lunar, Dal Pizzol e Garibaldi. Mais de 30 rótulos de vinhos e espumantes serão vendidos em caixas, garrafas e taças para degustação no local.Um espaço ao lado será ocupado também pelo restaurante Rissoti Doro, que fará cinco diferentes tipos de risoto: Negro, Funghi com filé, Neck de cordeiro, Carne seca com abóbora e Margherita.

Área de alimentação
Dedicada a lanchonetes e restaurantes, que oferecem os pratos típicos da culinária gaúcha, como churrasco gaúcho, arroz carreteiro, entre outras delícias também de outras regiões.

Cachaçarias Gaúchas
Apreciados alambiques do Rio Grande do Sul, como Weber Haus de Ivoti, Harmonie Schnaps de Harmonie e Velho Alambique de Santa Tereza trazem para a EXPOTCHÊ suas melhores cachaças e licores para venda e degustação.

Praça do Pão
Área ocupada pela família de colonos de Presidente Lucena, capitaneada por Dona Regina Schineider, do Quiosque do Früthtck (traduzindo: lanchinho da hora da fome) na qual serão preparados e comercializados pães, chimias (doces de frutas) e geleias caseiras, cucas doces de vários sabores e a tradicional cuca com linguiça, tudo feito e assado na hora!

Praça do Chocolate
Espaço ocupado por fábrica de chocolate de Gramado, com produtos em vários formatos, sabores e consistências, como o chocolate ao leite, amargo, puro, com frutas, castanhas e o famoso fondue de chocolate.

Mini Zoo
Especialmente dedicado às crianças, o Mini Zoo vai apresentar animais diferentes, como cobra jiboia, galinha exótica, ovelha, pássaros, coelhos e peixes.

Rome Cidadania
Espaço que a Rome cede a instituições que realizam trabalho social reconhecido em Brasília. Este ano, o local acolherá produtos cuja venda será revertida para as entidades assistenciais Vida Positiva, Lar dos Velhinhos de Sobradinho e Projeto Recomeçar.

Brinquedoteca
Espaço reservado às crianças, com monitores, brinquedos e atrações culturais.

23ª EXPOTCHÊ

Local: EXPOBRASÍLIA – Pavilhão A – Parque da Cidade
Data: De 03 a 12 de julho de 2015
Horário: De segunda a sexta, das 16h às 22h; sábados e domingos, das 10h às 22h
Ingressos: R$ 18,00 (inteira) e R$ 9,00 (meia). Entrada gratuita na primeira hora da feira em todos os dias da semana.
Classificação indicativa da feira: LIVRE
Shows do palco principal iniciam a partir das 21h.
Classificação indicativa dos shows: 12 anos
Planejamento, organização, montagem, comercialização e mídia da feira: Rome Eventos
Tel: (61) 3345.0011


==> Foto: Site Oficial

0 comments:

Postar um comentário