Spielberg, cidade sede do GP da Áustria, tem um nome
sugestivo. Remete ao universo do cinema, embora nada tenha a ver com o famoso
diretor americano Steven Spielberg. Mas ao contrário dos grandes clássicos da
sétima arte, o destino do vencedor neste domingo foi resolvido logo no começo. Bastou
uma curva para Nico Rosberg deixar o pole position Lewis Hamilton para trás,
rumar para uma incontestável vitória e colocar fogo na temporada 2015 da
Fórmula 1. Com mais uma dobradinha da Mercedes, dessa vez com o alemão à frente, Nico chegou a 159
pontos e ficou a apenas 10 do companheiro de equipe e líder do
campeonato após oito das 19 etapas disputas.
Já para Felipe Massa, como nos clássicos do suspense, a
tensão permaneceu até o fim. Largando em quarto, o brasileiro da Williams
ganhou o terceiro lugar de Sebastian Vettel na parada dos boxes, e precisou
ter sangue frio para segurar a pressão do tetracampeão e conquistar seu primeiro pódio no ano,
o 40º na carreira.
O jovem Felipe Nasr também teve uma corrida movimentada.
Partindo de oitavo, passou a prova inteira brigando no pelotão intermediário.
Mas no fim, sofrendo com problemas no freio, não conseguiu segurar a Sauber na zona de pontuação. Bateu
na trave, terminando em 11º.
Batida feia entre Alonso e Raikkonen termina com McLaren em cima da Ferrari
A prova foi marcada também por um assustador acidente entre
Fernando Alonso e Kimi Raikkonen logo na primeira volta. O finlandês perdeu o
controle da Ferrari na saída da curva 2, o espanhol não conseguiu desviar e os
dois acabaram no guard rail, com a McLaren
parando em cima da Ferrari, a poucos
centímetros do capacete do Homem de Gelo. Sem machucados, os dois
voltaram aos boxes conversando. Mas o susto não acabou por aí. Três
fiscais localizados atrás da mureta quase foram atingidos na batida, o
que
poderia ter provocado uma tragédia.
A CORRIDA
Largando do lado de dentro, Rosberg tracionou melhor e roubou
a liderança de Hamilton logo na primeira curva. Surpreendido, o britânico tentou
retomar a ponta, sem sucesso, durante toda a primeira volta. Vettel se manteve
em terceiro, Massa, em quarto, e Nasr, em oitavo.
Um forte acidente entre Kimi Raikkonen e Fernando Alonso precisou
paralisar a corrida logo na primeira volta. Os dois se chocaram na saída
da curva 2 e acabaram no guard rail. A McLaren do espanhol acabou
trepada em
cima da Ferrari do finlandês. O safety car teve que ser acionado para a
retirada dos carros. E antes da
prova recomeçar, Jenson Button não precisou nem cumprir o stop and go, acumulado
em razão da punição de 25 posições no grid. Com problemas na McLaren, o
britânico recolheu para a garagem na segunda volta e abandonou.
Na relargada, nenhuma mudança relevante nas primeiras
posições. Nas primeiras 20 voltas, as disputas ficaram por conta de Valtteri Bottas
tentando passar o quinto colocado Nico Hulkenberg, e Felipe Nasr, o oitavo,
segurando a pressão da STR de Carlos Sainz Jr. Lá na frente, Rosberg abria uma
vantagem de 3s sobre Hamilton.
Na rodada de pit stops, a Ferrari vacilou ao retardar ao máximo a
parada de Vettel. Felipe Massa aproveitou que o alemão ficou um bom tempo na pista com pneus
desgastados, imprimiu um ritmo forte e assumiu o terceiro lugar do tetracampeão quando este deixou os boxes. Antes das
paradas, Bottas havia ganho a posição de Hulkenberg, que desistiu de segurar a
Williams.
Hamilton é punido por tocar linha branca na saída dos boxes
Já Hamilton viu a vitória ficar ainda mais distante: foi penalizado com 5s por ter tocado a linha
branca na saída dos boxes. Como a
Mercedes tinha se programado para uma estratégia de apenas um pit stop, o tempo seria adicionado ao
resultado final do britânico. Com isso, para vencer, Lewis teria que passar
Rosberg e abrir 5s de vantagem. Mas essa era uma situação muito improvável: o alemão liderava com folga, com 6s de sobra.
No pelotão intermediário, Nasr se virava contra Maldonado, Pérez, Ricciardo e
Kvyat para tentar se manter na zona de pontuação. Mas com uma limitada Sauber, o
brasileiro não conseguiu segurar a pressão e deixou o top 10 ao ser superado pelo australiano da RBR.
Enquanto
isso, Massa, em terceiro, começava a se preocupar
com a aproximação de Vettel. O alemão voltou dos boxes quase 4s atrás e
ia
descontando a desvantagem pouco a pouco. A dez voltas do fim, a
diferença entre
os dois era de menos de 2s. Nos instantes finais, Vettel colou de vez e
passou a
ter o direito de usar a asa móvel. O brasileiro se manteve firme.
Conteve a pressão e não deu chances para o tetracampeão mundial. Lá na
frente, osberg recebia a bandeirada para uma vitória tranquila, com
Hamilton em segundo.
Globoesporte
==> Foto: Reuters
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