CAMPEONATO MUNDIAL: Duplas femininas largam com três vitórias e incrível set de 21 x 0

As duplas femininas que representam o Brasil no Campeonato Mundial, realizado na Holanda, largaram com o pé direito na principal competição do calendário 2015. Na manhã deste sábado (27.06), Ágatha/Bárbara Seixas (PR/RJ), Juliana/Maria Elisa (CE/PE) e Larissa/Talita (PA/AL) conseguiram vitórias em suas estreias. Inclusive com um incrível set vencido por 21 a 0 na partida das atuais campeãs do Circuito Mundial.

Amanhã é a vez de Fernanda Berti e Taiana (RJ/CE) disputarem o primeiro jogo no torneio, às 15h45 (de Brasília), contra Randy Williams e Palesa Sekonyana, da África do Sul, na cidade de Haia. O jogo é válido pelo grupo I.

Também neste domingo, já pela segunda rodada, às 13h Larissa e Talita (PA/AL) enfrentam as tailandesas Julaluk Radarong e Manerat Udomchavee. Uma hora mais tarde, Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ) enfrentam as mexicanas Bibiana Candelas e Claudia Rios. Às 15h, Juliana e Maria Elisa (CE/PE) encerram o segundo dia de disputas do Campeonato Mundial contra Pata Miller e Linline Matauatu, de Vanuatu.

Em Amsterdã, Larissa e Talita (PA/AL) superaram as donas da casa Jantine van der Vlist e Sophie van Gestel por 2 sets a 1 (21/15, 18/21 e 15/10), pela estreia do grupo B. Na arena central montada na Praça Dam, em Amsterdam, as atuais campeãs do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia tiveram que superar uma situação adversa logo na estreia do grupo B.

Com o controle das ações e a iniciativa do jogo, o time conseguiu abrir 14/7 no início da partida e fechar a parcial em 21/15. O segundo set começou mais disputado, e o time holandês não demoraria em crescer de produção. Embalado pelo apoio da torcida, alcançou a liderança no placar em 9/8, após ace de van Gestel. Neste momento do jogo os times passaram a desperdiçar pontos em erros não forçados. A Holanda, porém, se manteve em vantagem, com 20/17, e com o auxílio da rede fechou a segunda parcial em 21/18, forçando o desempate.

No tie-break, van der Vlist e van Gestel seguiram acelerando o jogo e abriram 3/1. Só que a empolgação adversária chegaria ao fim na reta final do terceiro set. Após empatar em 10/10, a experiência da parceria brasileira fez a diferença, e com Larissa no saque o time anotou cinco pontos nos lances seguintes, fechando o set em 15/10 e o jogo em 2 sets a 1.

"No Campeonato Mundial não tem brincadeira, não tem jogo fácil. Esse é um torneio especial, os times vêm muito motivados, pois vale classificação do país na Olimpíada. Estamos sempre em alerta e essa partida serviu dar ritmo ao time, uma vitória para incorporar esse espírito decisivo", afirmou Larissa.

Após a partida, Talita comentou a sequência de pontos que determinou a vitória ao time brasileiro.

"No segundo set elas se arriscaram mais no saque, elas vieram forçando mesmo. Mas no final prevaleceu nossa experiência, a Larissa fez boas defesas e conseguiu ler bem o momento da partida, com saques chapados, curtos. Esse foi o diferencial do jogo", analisou a atleta.

A segunda dupla a entrar em quadra na capital holandesa foi Juliana e Maria Elisa, que atropelu o frágil time da Argélia formado por Meriem Boucheta e Louiza Bayou. Vitória por 2 sets a 0, em parciais de 21/7 e impressionantes 21/0.

As atuais campeãs do Circuito Mundial anotaram oito pontos consecutivos no início do jogo, com Maria Elisa no saque. O primeiro ponto adversário foi marcado apenas quando a carioca errou o serviço. Tamanha era a superioridade verde amarela que até a torcida brasileira, que se fez presente na quadra central, se manifestava a cada ponto argelino. Em ritmo de treino, o Brasil fechou a primeira etapa em 21/7.

Assim como no primeiro set, na etapa final Juliana e Maria Elisa fizeram um treinamento de luxo. Novamente com a carioca no saque, a parceria fechou o jogo confirmando todos os serviços, com 21/0 e 2 sets a 0, sem que Juliana tivesse a possibilidade de sacar.

"Acho que a maneira que a gente tem de respeitar o adversário é dando o nosso máximo, elas estão aqui para ver o Brasil jogar. E também é importante respeitar o nosso trabalho, buscar colocar em quadra o que buscamos todos os dias nos treinamentos, que é a perfeição. Então não importa o adversário, temos que encarar como se fosse o melhor time do mundo", ressaltou Maria Elisa após o triunfo expressivo.

Campeã em 2011, Juliana aprovou a estreia da dupla na competição e destacou a concentração alta, mesmo contra um time mais frágil tecnicamente.

"Foi muito bacana. Pela minha experiência é muito mais difícil você manter a concentração jogando com um time um pouco mais frágil do que contra um time muito forte. A partir do momento que você entra mais desatenta, a chance de cometer erros é alta. Cobrei da Maria para darmos o máximo, e ela veio junto comigo. Esse é o espírito, focando no que vai acontecer daqui para frente. As meninas de Vanuatu são muito aguerridas e precisamos entrar com a mesma atitude e concentração", disse a santista.

Em Apeldoorn, cidade-sede que fica a 89 km de distância de Amsterdã, o Brasil foi representado por Ágatha e Bárbara Seixas (PR/RJ). Elas venceram por dois sets diretos as cubanas Lianma Flores e Leila Martinez (21/17 e 23/21).

No primeiro set a parceria conseguiu impor seu ritmo de jogo, e fechou a etapa em 21/17. Na parcial final, as brasileiras foram surpreendidas pelo saque cadenciado das cubanas, que com o vento dificultou a recepção brasileira. Mesmo assim, a paranaense e a carioca deram a volta por cima para fechar o set em 23/21 e o jogo em 2 sets a 0.

"Não dá para dizer que foi uma estreia fácil. Não conhecíamos o time de Cuba, até para pegar informações sobre a dupla foi complicado. Elas estão muito bem fisicamente e com o saque viagem muito bom. Mas elas erraram muito, principalmente no primeiro set, e isso nos favoreceu", disse a paranaense Ágatha.

O sistema de disputa funciona da seguinte forma: 48 duplas femininas e 48 masculinas são divididas em 12 grupos com quatro times cada. Os dois melhores de cada chave avançam diretamente para a próxima fase, assim como os oito melhores terceiros colocados. A partir desta etapa, as partidas passam a ser no formato de eliminação simples, com as oitavas e quartas de final, semifinal e a grande decisão.

Dentro de quadra, os principais atletas disputam o importante título e uma premiação de 1 milhão de dólares (60 mil aos vencedores, 45 mil para os segundos colocados e 35 mil dólares aos medalhistas de bronze) e 1000 pontos para a dupla no ranking do Circuito Mundial.

Além disso, os países dos atletas campeões estarão automaticamente classificados para as Olimpíadas do Rio 2016. A vaga é da federação, e não do time campeão. O Campeonato Mundial não conta pontos na corrida olímpica brasileira, já que possui formato distinto das demais etapas e possibilita apenas quatro duplas do país em cada naipe.



==> Foto: Divulgação / FIVB

0 comments:

Postar um comentário