Espetáculos de dança contemporânea nas estações de metrô e ônibus do DF

Entre os dias 29 de maio e 11 de junho, o projeto “Disseminar Contato - Estação” realizará 28 apresentações de dança contemporânea em estações de ônibus e metrô de diversas regiões administrativas do Distrito Federal. Com a proposta de levantar uma reflexão sobre contato físico nas relações cotidianas, as performances são apresentadas em ambientes de grande circulação como a Rodoviária do Plano Piloto, rodoviárias de Sobradinho e de São Sebastião e em estações de metrô do Guará, de Taguatinga, Ceilândia e de Samambaia.

Sem um roteiro definido, sem recursos cênicos e tendo a estação como palco, três dançarinos inserem no espaço público coreografias instantâneas de Contato Improvisação, criando um insólito “lugar de intimidade” e a possibilidade de modificar a percepção habitual do corpo e do espaço. Cada performance tem 40 minutos de duração. O objetivo do projeto é formar público para a dança contemporânea e democratizar o acesso às manifestações artísticas.

Concebido e dirigido pelo coreógrafo e dançarino Camillo Vacalebre, o projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. As performances contam, ainda, com a participação dos bailarinos Rosa Schramm  e André Kainan. 

Contato Improvisação - Criado no início dos anos 1970, nos EUA, o Contato Improvisação surgiu a partir de uma pesquisa artística sobre o movimento, a força de gravidade e o contato físico, articulando elementos de práticas corporais diversas. O dançarino e coreógrafo Steve Paxton originou uma forma revolucionaria de dança que implica em um diálogo físico com outras pessoas.

Trata-se de uma técnica de dança em que as superfícies de contato físico fornecem o ponto de partida para a exploração através da improvisação do movimento e já é uma das vertentes mais conhecidas e mais características da dança contemporânea. O Contato Improvisação propõe uma dança de ações e reações contínuas proporcionadas pelo contato físico, que respondem à lógica da eficiência biomecânica e da fluidez de um diálogo baseado na transferência de peso e equilíbrio entre dançarinos, sem intenções representativas ou dramatúrgicas. 

SERVIÇO: 
Disseminar Contato – Estação
De 29 de maio a 11 de junho de 2015
Programação Completa:  http://www.disseminarcontato.com 
Entrada Franca

==> Foto: André Carvalheira

0 comments:

Postar um comentário