O aniversário de 55 anos de Sobradinho é em 13 de maio, mas durante
todo o mês haverá eventos para comemorar a data. A abertura será no dia
1º, das 9 às 16 horas, no estacionamento do Ginásio de Esporte, com
ações sociais para os moradores, como estandes do Procon, do Na Hora e
de atendimento oftalmológico e ainda artesanato, dança, judô e ginástica
terapêutica. Todas as atrações são patrocinadas por meio de parcerias.
Outra atividade em diversos bairros da região — como Grande Colorado, Nova Colina e Vila Basevi — é "Sobradinho, Ação e Cidadania! A Administração Está Aqui", que terá atendimentos do Procon; das Secretarias do Trabalho e do Empreendedorismo; de Justiça e Cidadania; do ônibus da mulher e da Defensoria Pública.
No dia do aniversário, os parabéns serão em frente à Administração Regional. As padarias locais vão produzir um bolo de 55 metros. Em 3, 10 e 16 de maio, será promovida a Rua do Lazer, das 9 às 16 horas, no Parque Jequitibás, onde o público poderá fazer piquenique e acompanhar shows musicais.
Quem gosta de carros antigos poderá apreciá-los em 31 de maio, das 12 às 18 horas, no estacionamento do Estádio Augustinho Lima.
Concurso de miss
A administração regional incluiu três eventos na programação. No dia 16 e 17 de abril, a partir das 16 horas, no estacionamento do Estádio Augustinho Lima, ocorrerá o Festival Fuleragem, com shows de bandas locais de diversos gêneros, como samba, pagode e rap.
Na segunda-feira (25), às 19 horas, o deputado distrital Raimundo Ribeiro (PSBD) será o palestrante do debate Maioridade Penal, no Teatro Sobradinho. No mesmo local, às 20 h do dia 28, ocorrerá o Miss Sobradinho.
História
Sobradinho foi criada em 13 de maio de 1960, às margens da estrada que ligava Planaltina de Goiás a Brasília. O nome surgiu devido a uma velha cruz de madeira erguida, em meados do século XIX, às margens de um ribeirão.
Conta a lenda que em um dos braços foram construídas duas casinhas sobrepostas do pássaro joão-de-barro — que lembravam um pequeno sobrado e chamavam a atenção dos viajantes. Na época, eles denominaram o local de Sobradinho do Cruzeiro ou Cruzeiro do Sobradinho.
O plano para a quinta região administrativa foi elaborado em 1959 pelo engenheiro Inácio de Lima Ferreira, ex-funcionário da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Dayane de Oliveira, da Agência Brasília
==> Foto: Tony Winston
0 comments:
Postar um comentário