Mostra que levou a história de Brasília a galerias internacionais chega à capital

Até 31 de maio, o público poderá ver detalhes da capital do País quando ela ainda estava no plano das ideias de seus criadores, na Galeria Athos Bulcão que abrigará mais de 300 peças — entre fotografias, objetos, mapas, vídeos e maquetes — na mostra Brasília 55 anos – da utopia à capital. Antes de chegar ao Brasil, a exposição passou por Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, França, Índia e Portugal e foi vista por aproximadamente 300 mil pessoas. "Queria mostrar Brasília para o mundo", afirmou a produtora cultural e curadora do evento, Danielle Athayde.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, presenciou a abertura. "Como brasiliense e apaixonado pela cidade, fico feliz ao perceber que o objetivo de Brasília é, cada vez mais, tornar-se um polo cultural", afirmou.

A mostra traz registros da vanguarda dos traços do arquiteto Oscar Niemeyer e dos planos do urbanista Lucio Costa. Há ainda registros da construção da cidade — por exemplo, do fotógrafo alemão Peter Scheier, que viveu no Brasil de 1938 a 1975 —; imagens aéreas atuais feitas por João Facó; obras de Athos Bulcão; e espaços dedicados a Juscelino Kubitschek e Roberto Burle Marx.

O material, dividido em oito blocos, segue uma linha do tempo que conta a história da gênese da criação de Brasília — desde 1751 até a inauguração em 21 de abril de 1960. Também será exibida uma maquete de 2010, produzida por Antônio José Pereira de Oliveira, na dimensão de 6 metros x 4,80 metros.

O secretário de Cultura, Guilherme Reis, destacou que a mostra é um incentivo para a produção cultural local. "Estamos vivendo o movimento inverso: da capital à utopia. Nossa cidade caminha para ser cada vez mais bacana", brincou.

Durante a exposição, haverá o lançamento do catálogo, que estará disponível em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e alemão). Após Brasília, a mostra seguirá para Recife, mas ainda não há data prevista.

Brasília 55 anos – da utopia à capital 
Até o dia 31 de maio
Galeria Athos Bulcão, anexa ao Teatro Nacional (Via N2)
Visitação todos os dias da semana, das 10 às 20 horas
Entrada gratuita

Gabriela Moll, da Agência Brasília

==> Foto: André Borges

0 comments:

Postar um comentário