Um cenário estonteante para uma corrida repleta de
ultrapassagens. Em plena noite do Bahrein, a Fórmula 1 protagonizou mais um
belo espetáculo no iluminado e suntuoso circuito encravado no meio do deserto de Sakhir.
Líder do campeonato e atual campeão mundial, Lewis Hamilton
lançou
mão de talento e frieza para espantar o “fantasma” Ferrari e vencer a
primeira corrida noturna do ano, válida pela 4ª etapa da temporada 2015
da Fórmula 1. Quem
não teve o mesmo sucesso foi seu companheiro Nico Rosberg. Depois de precisar
passar Sebastian Vettel, da Ferrari, por três vezes na pista, o alemão
caminhava para completar a dobradinha da Mercedes, quando a duas voltas do fim foi
surpreendido por Kimi Raikkonen, que apostou em uma tática diferente na escolha
dos pneus e assegurou seu primeiro pódio no ano. Vettel, por sua vez, saiu da
briga pelo pódio ao precisar fazer um pit stop extra em razão de um problema na
asa dianteira e acabou em 5º, atrás de Valtteri Bottas, companheiro de Felipe Massa na Williams.
Por falar em Felipe Massa, não foi um bom domingo para os brasileiros. O veterano da Williams
teve problemas antes mesmo da corrida começar. Seu carro ficou parado na
volta de apresentação, o obrigando a largar dos boxes, em último. Com dificuldades
para se livrar do pelotão, Massa, ao menos, cruzou em décimo, salvando um ponto.
Já Felipe Nasr
adotou uma estratégia de três paradas nos boxes contra duas da
maioria dos pilotos e terminou em 12º com sua Sauber, fora da zona de
pontuação. Ele ficou logo atrás de Fernando Alonso, que por muito pouco
não marcou os primeiros pontos da McLaren nesta nova parceria com os
motores Honda.
A CORRIDA
Massa fica parado no grid na volta de apresentação
A esperança de um bom resultado para Massa acabou antes mesmo de a corrida começar. O brasileiro, que largaria em sexto ficou parado no grid na abertura da volta de apresentação em razão de um problema elétrico em sua Williams e precisou começar dos boxes, da última posição. Ao menos ele conseguiu largar, o que não aconteceu com Jenson Button, que não participou da corrida com problemas no motor de sua McLaren. Na largada, o pole Hamilton manteve a ponta. Em 3º, Rosberg tentou dar o bote em Vettel, mas teve a porta fechada e ainda acabou perdendo uma colocação para Raikkonen. Mais para trás, Felipe Nasr não largou tão bem e perdeu uma posição para o companheiro Ericsson, caindo para 12º. Já Massa, partindo do pitlane, conseguiu passar as duas Manor ainda na primeira volta.
Na 4ª volta, Rosberg levou a melhor em um duelo com
Raikkonen e reassumiu o terceiro lugar. Quatro giros depois, Nico aproveitou um
erro de Vettel para colar no compatriota da Ferrari e executar a ultrapassagem
na curva 1 da volta seguinte. Enquanto isso, no meio do pelotão, Massa deixava
Alonso para trás, assumia a 13ª posição e partia à caça do compatriota Nasr. O
veterano brasileiro conseguiu ultrapassar o novato depois da primeira parada
nos boxes.
Briga entre Rosberg e Vettel sai faísca - literalmente!
Do pelotão da frente, Vettel foi o primeiro a ir para os
boxes. Nico parou na volta seguinte e acabou perdendo a posição para o piloto
da Ferrari. Hamilton foi o terceiro a visitar o pitlane e retornou à pista no
exato momento em que Rosberg colocava de lado e retomava o segundo lugar do
tetracampeão, em um duelo que
chamou a atenção pela quantidade de faíscas provocadas pelas placas de
titânico colocadas em baixo dos carros para produzir o efeito
pirotécnico. Último dos quatro primeiros a parar, Kimi
colocou pneus médios contra macios dos rivais, apostando em uma
estratégia
diferente para tentar surpreender.
Massa e Nasr protagonizam duelo brasileiro
Após
a primeira rodada de pit stops, Massa
era o décimo, com Nasr em sua cola. O brasileiro da Williams não
conseguia imprimir um bom
rendimento com os pneus macios e recebia enorme pressão do compatriota
da Sauber. Depois de algum tempo, o novato, enfim, conseguiu a
ultrapassagem sobre o veterano. Porém, os dois
foram para os boxes, junto com Maldonado, na mesma volta, e as posições
se
inverteram. Massa passou Nasr e ambos perderam posição para o
venezuelano. Na sequência, a dupla brasileira partiu em busca de
minimizar o prejuízo.
Na segunda rodada de pit stops, com mais uma parada precoce
de
Vettel, a Mercedes preferiu chamar Hamilton imediatamente no giro
seguinte para não colocar a vitória do
britânico em risco. Quem se deu mal com isso foi Rosberg, que ficou mais
uma volta na
pista com pneus desgastados e retornou atrás do tetracampeão. Mas foi
por pouco tempo. Vettel cometeu mais um erro e deixou o caminho livre
para Nico retomar a
posição.
Vettel tem problema na asa dianteira e faz pit stop extra
Os
seguidos erros do tetracampeão pareciam ter uma justificativa. Pelo
rádio, Vettel reclamou de um problema na asa dianteira. Ele
foi para os boxes trocar a peça, caiu para quinto, atrás de Bottas, e
saiu de
vez da briga pelo pódio. Nesse momento, com uma parada a menos,
Raikkonen liderava provisoriamente. Mas com pneus
desgastados, o finlandês foi alcançado por Hamilton e perdeu a
primeira colocação.
Em seu último pit stop, o Homem de Gelo calçou pneus macios,
retornou em terceiro, e passou a virar bem mais rápido que as Mercedes,
que
estavam com compostos médios. Em dez voltas, ele precisaria tirar uma
diferença de dez segundos para Nico e 15s para Hamilton. A tática foi
suficiente para o finlandês desbancar
Rosberg, que ajudou seu trabalho ao passar reto em uma das curvas com
problemas nos freios. No
entanto, Kimi não foi capaz de alcançar Hamilton, que venceu mais uma.
Vettel pôs
pressão em Bottas, mas não conseguiu tomar o quarto lugar. Massa foi
superado por Kvyat nas voltas finais e cruzou em décimo.
Globoesporte
==> Foto: Reuters
0 comments:
Postar um comentário