GERTRUD HUBER NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

Desde o desaparecimento do citarista e compositor Avena de Castro, que morou na capital entre 1960 e 1981 e foi o primeiro presidente do Clube do Choro, o público de Brasília não teve mais oportunidade de escutar o som de uma cítara.

Por isso a presença da citarista alemã Gertrud Huber em Brasília reveste-se de um significado especial. Para aqueles que conheceram Avena de Castro, será a ocasião de reviver a época onde o som da cítara  se fazia presente em importantes eventos musicais da cidade. Para os que nunca ouviram e nem ao menos viram uma cítara alpina de perto, será uma chance ímpar de tomar contato com esse instrumento singular , que faz parte da história da música brasileira.

O instrumento que tornou famoso o grande músico brasileiro Heitor Avena de Castro é a cítara ZITHER, que tem suas origens na região dos Alpes europeus, notadamente Áustria, Alemanha e Suíça. Não há parentesco com a sitar, de origem indiana. A cítara alpina chegou ao Brasil com os imigrantes alemães e austríacos no final do séc. XIX. É um pequeno instrumento de 32 cordas, cujo som é suave e se toca apoiado sobre uma mesa.

Nos concertos em Brasília, Gertrud executará peças de seu vasto repertório, o qual inclui músicas de distintos períodos da história da música, além de peças típicas do repertório tradicional de música dos Alpes.

Gertrud obsequiará o público brasiliense com música brasileira, com destaque para duas composições de Avena de Castro: o conhecido choro “Evocação de Jacob”, escrito por ocasião da morte de Jacob do Bandolim, e ”Dialogando”, um choro original para duas flautas.

Haverá a participação especial da flautista Beth Ernest Dias e do violonista Jaime Ernest Dias.

A apresentação acontece dia 27 de Abril de 2015 – segunda-feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br                                      

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos

==> Foto: Irmgard Sinnesbichler

0 comments:

Postar um comentário