Os
dançarinos do Distrito Federal vão unir fôlego em um ato inédito para
celebrar o Dia Internacional da Dança — comemorado em 29 de abril. Na
véspera da data, no dia 28, os profissionais se concentrarão em frente à
Câmara Legislativa do DF (CLDF), no Setor de Indústrias Gráficas (SIG),
para uma jornada de ritmos, batizada como “A Virada da Dança”.
Na prática, bailarinos, professores, estudantes e até amantes das artes passarão 24 horas se apresentando, isto é, das 18h do dia 28 até as 18h do dia 29. O objetivo do evento é chamar a atenção do poder público para as demandas da categoria, como a reabertura de espaços culturais, além da defesa e da ampliação do Fundo de Amparo à Cultura (FAC).
A iniciativa faz parte do movimento independente Mexa-se! Brasília tem dança!, que mobiliza representantes de diferentes segmentos ligados à dança. O evento recebe a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por meio do Conselho Internacional da Dança (CID).
O Grito da Dança
No mês passado, em 22 de março, o grupo promoveu “O Grito da Dança”, na Torre de TV, quando um dos principais cartões-postais da cidade foi palco para apresentações de charme, samba, passinho, dança de salão, dança do ventre, dança cigana e muito mais. Nem mesmo a chuva ofuscou as apresentações, que reuniram um público de mais de 300 espectadores. A intervenção deu fruto a um videoclipe.
Este é o segundo ano consecutivo que o Mexa-se realiza eventos na capital da República. Em 2014, os artistas foram às ruas para mostrar a indignação diante da indiferença do Executivo para com as manifestações do setor.
SERVIÇO
O que: “A Virada da Dança”, promovida pelo movimento Mexa-se! Brasília tem dança!
Quando: Das 18h de 28 de abril às 18h de 29 de abril de 2015. Uma maratona de 24 horas de dança.
Onde: Em frente à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), no Eixo Monumental
Contatos: (61) 9202-6149 (João Carlos Corrêa) ou mexasebrasilia@gmail.com.
==> Foto: Divulgação
0 comments:
Postar um comentário