Nunca subestime um tetracampeão mundial. Nem a mais
vitoriosa equipe da história da Fórmula 1. Sebastian Vettel está de volta, a Ferrari também.
No GP da Malásia deste domingo, o alemão desbancou Lewis Hamilton, da Mercedes,
e chegou ao seu primeiro triunfo pela escuderia de Maranello com apenas duas
corridas em sua nova casa. A equipe não vencia desde maio de 2013, e o piloto,
desde novembro desse mesmo ano. Pelo rádio, o chefe Maurizio Arrivabene
celebrou: “O número 1 está de volta. A Ferrari está de volta!”. Vettel
respondeu em italiano: “Grazie mille! (Muito obrigado)”. No pódio, o
sorriso largo era a prova da realização de um sonho de infância: vencer
com o macacão vermelho. Para terminar, após o hino da Alemanha, Seb
regeu o hino da
Itália, repetindo o gesto de seu maior ídolo, Michael Schumacher.
Definitivamente, a mistura piloto alemão e equipe Ferrari dá liga.
E para bater as aparentemente imbatíveis Mercedes, a
Ferrari adotou uma estratégia certeira: preferiu manter Vettel na pista,
enquanto Lewis Hamilton e Nico Rosberg
pararam nos boxes durante o período de safety car, logo no início da
corrida em razão de uma rodada de Marcus Ericsson, da Sauber. Mas o
triunfo não seria possível se Vettel não mostrasse um ritmo
impressionante durante toda a prova, relembrando seus áureos tempos de
RBR. No fim, a Mercedes jogou fora as últimas chances de vitória do
britânico ao
optar por um jogo de pneus duros, mais lentos que os compostos médios,
no
terceiro e último pit stop do bicampeão. Com isso, um contrariado
Hamilton teve que se conformar com a segunda
posição, seguido do companheiro de equipe Rosberg, que fechou o pódio.
Massa é ultrapassado por Bottas na última volta; Felipe Nasr fica fora dos pontos
Começando
do sétimo lugar no grid, Felipe Massa ganhou posições graças a uma boa largada
e fez uma prova consistente. No entanto, Felipe viu novamente a Williams prejudicar sua prova.
Dessa vez foram os mecânicos, que se
enrolarem em seu último pit stop, fazendo-lhe perder segundos preciosos e
ver o parceiro Valtteri Bottas colar no fim. Na última volta, Massa
protagonizou um acirrado duelo com o finlandês, mas acabou sendo
superado, terminando em sexto.
Como denunciaram os treinos, a equipe
inglesa se mostrou bem inferior à Ferrari no Circuito Internacional de Sepang.
Mesmo furando um pneu no começo da prova em um toque com a Sauber de Felipe Nasr, Kimi
Raikkonen ainda recebeu a bandeirada em quarto.
Nasr, por sua
vez, após uma estreia histórica em Melbourne, teve um fim de semana onde
tudo
deu errado. Além dos problemas enfrentados com o carro da Sauber, o
jovem de 22 anos danificou o bico no
incidente com Kimi, precisou fazer um pit stop a mais e cruzou apenas na
12ª colocação, fora da zona de pontuação. Fechando o top 10, a filial
STR superou a matriz RBR: Max Verstappen (mais jovem a pontuar na F-1,
com 17 anos) e Carlos Sainz ficaram à frente de Daniil Kvyat e Daniel
Ricciardo.
E se não bastasse a vitória do rival Vettel, o
ex-Ferrarista Fernando Alonso teve uma reestreia decepcionante com a
McLaren. Arrastando-se no pelotão de trás em razão do ainda pouco
desenvolvido motor Honda, o espanhol abandonou a prova na 22ª volta com
problemas no carro. Seu companheiro Jenson Button também não completou a
prova.
Classificação da temporada 2015
Com a
vitória, Vettel chega a 40 pontos e sobe para a segunda colocação no
Mundial de Pilotos, encostando no líder Lewis Hamilton, que possui 43.
Rosberg é o terceiro na classificação com 33, seguido por Felipe Massa,
que se mantém em quarto, agora com 20. No Mundial de Construtores, a
Mercedes segue na frente com 76 pontos. A Ferrari aparece em segundo com
52, e a Williams em terceiro, com 30. A Fórmula 1 volta daqui a duas
semanas com o GP da China, no dia 12 de abril, válido pela terceira
etapa da temporada.
A corrida
Na largada, Hamilton segurou a ponta, acompanhado de Vettel
e Rosberg, que se mantiveram em segundo e terceiro, respectivamente. Massa
partiu bem, pulando de sétimo para quinto, enquanto seu companheiro Bottas
despencou de 8º para 14º. Já Nasr subiu da 16ª para a 13ª colocação.
Em seguida, Nasr deu o bote em Raikkonen para tomar a 12ª posição , mas levou o “X” na curva
seguinte. Pouco depois, o brasileiro acabou tocando na Ferrari, furando o pneu
traseiro esquerdo do finlandês e quebrando parte do bico da Sauber, forçando ambos a pararem nos boxes para reparos.
Para sorte dos dois, Ericsson rodou na curva
1 na abertura da quarta volta, ficou atolado na brita e provocou a entrada do safety car. Entretanto, Nasr e Kimi
demoraram a alcançar o pelotão a tempo, em razão da limitação de velocidade
imposta durante o período sob bandeira amarela (regra introduzida por causa do
acidente de Jules Bianchi no ano passado). A paralização da prova fez
diversos pilotos optarem por adiantar o primeiro pit stop, dentre eles Hamilton, Ricciardo,
Massa e Rosberg, que caíram para sexto em diante, já que Vettel seguiu na pista e assumiu a
liderança, seguido por Hulkenberg, Grosjean, Sainz e Pérez.
Em primeiro, Vettel aproveitou para abrir na ponta. Em
10 voltas, o tetracampeão colocou 10s de vantagem sobre o segundo colocado,
Hulkenberg. Após perder tempo no tráfego, Hamilton emplacou uma série de
ultrapassagens, deixando Pérez, Sainz, Grosjean e Hulk para trás para assumir a
segunda posição e começar a caçada ao alemão da Ferrari. Rosberg, por sua vez,
suou para ultrapassar Massa e assumir o sétimo lugar. Enquanto Nasr era
apenas o 16º, atrás das duas McLaren. Rosberg demorou, mas conseguiu
se livrar do tráfego, alcançando o terceiro lugar. Massa, Bottas e Ricciardo também
abriram caminho, aparecendo nas posições seguintes.
Na 17ª volta, Vettel, enfim, fez seu pit stop. Com isso,
Hamilton retomou a liderança e trouxe Rosberg junto. O alemão da
Ferrari retornou em terceiro, à frente da dupla da Williams. Só que o tetracampeão
estava inspirado. Rapidamente partiu para cima do compatriota da Mercedes e tomou o segundo
lugar. Na sequência, começou a tirar a diferença para o líder Lewis. E quando
botou do lado, o inglês preferiu entrar nos boxes.
Enquanto isso, a reestreia de Alonso pela McLaren acabava na
22ª volta. Por causa de um problema no carro, a equipe pediu para o espanhol
recolher para os boxes.
Com 30 voltas das 56 voltas completadas, Vettel liderava a prova, seguido por
Hamilton, Rosberg e Raikkonen. Com exceção do alemão da Ferrari com uma parada,
todos os demais haviam feito dois pit stops. Nesse momento, a Mercedes avisou
ao inglês que a vitória era possível, mas ele precisaria passar o tetracampeão
na pista.
Vettel fez sua segunda parada na 38ª volta,
colocou pneus
duros e retornou em segundo, entre as Mercedes (10s atrás de Hamilton e
1s à
frente de Rosberg). Quando todos esperavam que Lewis iria retardar o
último pit stop para dar o bote para a vitória com compostos médios no
fim, a Mercedes decidiu
antecipar sua parada e colocar um novo jogo de pneus duros. Surpreso, o
inglês reclamou: “vocês
escolheram os pneus errados”. A equipe justificou: “não tínhamos pneus
médios
novos, só usados. Optamos pelos duros. Nico está com um ritmo bom com
esse jogo”.
Mas a aposta não deu certo. Com ritmo muito parecido com o
de Vettel, Hamilton pouco conseguiu tirar de diferença, terminando a 8s5 do
alemão. Rosberg cruzou em terceiro, seguido por Raikkonen. Bottas passou Massa
na última volta e chegou em quinto.
Globoesporte
==> Foto: AFP
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