O fã de automobilismo teve na manhã deste domingo (22) em Goiânia a
oportunidade de testemunhar um verdadeiro show de velocidade na abertura
da temporada 2015 do Circuito Schin Stock Car com a Corrida de Duplas.
Titulares e convidados mostraram perícia, combatividade e agressividade
durante 35 voltas pelos 3.835 metros do Autódromo Ayrton Senna na
capital goiana.
A vitória ficou com a dupla Brasil-Argentina formada por Ricardo
Maurício e Nestor Girolami. O argentino, campeão do Super TC2000 de seu
país, teve de guiar por seu turno sem comunicação com a equipe via rádio
e só se tranquilizou quando passou a ser avisado pelo time por meio de
placas mostradas na mureta que separa os boxes da reta. Mesmo assim,
cruzou a linha de chegada com quase sete segundos de vantagem para o
segundo duo internacional da disputa: Marcos Gomes, que fez sua 100ª
corrida na Stock Car, e o australiano Mark Winterbottom, da V8
Supercars.
Até que Antonio Félix da Costa cruzasse a linha de chegada para levar o
parceiro Allam Khodair ao pódio, niguém sabia quem ocuparia o último
degrau na festa dos vencedores, já que o argentino José Maria "Pechito"
López, parceiro de Cacá Bueno, disputava a posição com o convidado da
Full Time havia várias voltas. O campeão mundial do WTCC, correndo na
Red Bull ao lado do pentacampeão, exerceu fortíssima pressão sobre o
português do DTM e da Fórmula E, mas teve de se contentar com o quarto
posto.
Atrás da segunda dupla Brasil-Argentina chegou o carro de Thiago Camilo e
Lucas di Grassi no quinto lugar, com Max Wilson/Vitor Meira em sexto.
Apesar de relatar alguns problemas de estabilidade no carro durante os
treinos, o vencedor do ano passado Felipe Fraga conseguiu, junto do
parceiro português Álvaro Parente, cruzar a linha de chegada em sétimo.
Valdeno Brito e o belga Laurens Vanthorr fecharam em oitavo, logo à
frente do carro dividido por Rubens Barrichello e Ingo Hoffmann - o
"Alemão" estava exultante após a corrida e feliz com um resultado
julgado pelo 12 vezes campeão como "ótimo". "Feliz para caramba. Estou
em estado de graça. Foi sensacional. Eu saí dos boxes perto do pessoal
da frente, do Di Grassi e falei comigo mesmo que estávamos bem, mas aí
eu dei uma baita travada nos freios na curva oito, fui lá fora e resolvi
baixar um degrau para continuar na brincadeira. Depois disso fui bem
consciente, e foi super legal. Só posso agradecer a coragem do Rubinho
em ter me convidado. Foi uma grande loucura. O bom é que fechei meu
ciclo na Stock duas vezes com chave de ouro", destacou o veterano de 62
anos.
O público compareceu em peso ao Autódromo Ayrton Senna. Segundo a
Polícia Militar do Estado de Goiás, foram 45 mil pessoas presentes nas
arquibancadas e demais setores da praça esportiva para um show que não
deixou ninguém desgrudar os olhos da pista - ou da TV.
O pole position Átila Abreu manteve a liderança nas primeiras voltas,
mas uma vibração no carro o fez perder alguns postos e o vice-campeão
adiantou a parada para que Nelsinho Piquet iniciasse seu turno. No
entanto, a quebra do rolamento da roda traseira esquerda impediu o carro
número 51 de continuar na disputa.
A prova teve também alguns "encontrões", como na disputa entre Jacques
Villeneuve e Antonio Perez. O campeão de 1997 da F1 e o irmão do piloto
Sergio Perez, da Force India, respectivamente parceiros de Ricardo Zonta
e Rafael Suzuki, disputaram posição lado a lado na reta, até que o
mexicano foi forçado a abandonar com um problema na roda dianteira
esquerda.
Agora o Circuito Schin Stock Car volta a se reunir dentro de suas
semanas no circuito de rua de Ribeirão Preto (SP), no dia 5 de abril.
OS TRÊS PRIMEIROS:
RICARDO MAURÍCIO #90 (EUROFARMA-RC) 1º colocado
"Começar a temporada ganhando corrida, o final de semana não poderia ter
sido melhor. O Nestor se adaptou muito bem, andou sempre na frente,
liderou treinos, foi extremamente rápido na chuva, é um piloto muito
talentoso, campeão na Argentina, uma cabeça extremamente forte e muito
dedicado. Tentei fazer com que ele andasse o máximo possível durante o
final de semana e o pouco treino que tive foi para acertar o carro - e
ainda com a ajuda dele. Foi excepcional. Tudo o que aconteceu antes da
corrida foi muito importante para o resultado final. Larguei muito bem,
me mantive em quarto, aí o Valdeno começou a ter algum tipo de problema e
o passei; então superei o Marquinhos e depois o Átila. Ter entregue o
carro em primeiro foi importante, e a corrida dele foi sensacional, com
um ritmo muito forte. Ele ajudou muito a equipe a começar a temporada
com o pé direito".
NESTOR GIROLAMI #90 (EUROFARMA-RC) 1º colocado
"Foi uma corrida de sonho para mim, estou muito feliz. Eu sabia que era
uma prova muito importante, com ex-pilotos de Fórmula 1 e outros de
muito nome. Confiei no Ricardo porque sei que ele é muito profissional e
muito aplicado. O trabalho anterior foi muito importante em conhecer a
equipe, a oficina, o carro, e tive um grande companheiro. Quanto
trocamos de piloto saí do box tranquilo e quando comecei a falar no
rádio não vinha nada de resposta. Então eu não sabia quantas voltas
faltavam, quando aplicar o push do pass, nem qual era a vantagem em
relação aos de trás. Mas aí começaram a usar as placas na reta e pude
ficar mais tranquilo e administrar. Terminei a corrida com dois push
sobrando. Agradeço a confiança e espero fazer muitas corridas com ele".
MARCOS GOMES #80 (VOXX RACING) 2º colocado
"Nada mal, foi um começo bem positivo. A melhor posição quando não se
pode ganhar é o segundo, então estou feliz com pódio em minha primeira
corrida na equipe. O entrosamento ainda não está 100%, mas já
conseguimos quase uma vitória, chegamos a brigar por ela. Infelizmente
não deu para vencer, mas de qualquer forma foi um final de semana muito
positivo para mim e para a equipe".
MARK WINTERBOTTOM #80 (VOXX RACING) 2º colocado
"É muito bom terminar no pódio. É o começo do campeonato, então eu
queria fazer um bom trabalho para o Marcos e foi uma boa posição. Meu
turno estava bom por algumas voltas, mas meus pneus começaram a se
desgastar um pouco rápido e eu tive que diminuir o ritmo. O carro havia
começado a escorregar demais e aí foi necessário tirar o pé. Eu adoraria
ter lutado pela vitória, mas o segundo lugar está de excelente
tamanho".
ALLAM KHODAIR #18 (FULL TIME SPORTS) 3º colocado
"Ver a briga de fora é sempre pior. Ainda mais porque estávamos
administrando uma situação de problema dentro do carro e ele (Da Costa) é
novato aqui, mas guiou muito, ele foi espetacular. O português
administrou muito bem as situações da corrida - os últimos nove minutos
foram os mais demorados da minha vida, porque sabíamos que havia a
chance de pódio, ao mesmo tempo todo mundo chegando, tinha que
administrar o problema com o push. E foi muito positivo".
ANTONIO FÉLIX DA COSTA #18 (FULL TIME SPORTS) 3º colocado
"O carro estava com uns probleminhas de câmbio, e eu tinha que rodar um
pouquinho mais lento: precisava frear muito antes e segurar os outros
carros atrás, então no meio de toda a dificuldade ficou tudo bem,
consegui segurar os caras - e tenho que dizer que foram todos muito
justos também na pista. E acho que tivemos um grande espetáculo e estou
muito contente com esta corrida. Quero agradecer à equipe Full Time e ao
Allam por terem me chamado, e por mim volto ano que vem com certeza".
Após o término da prova seis punições foram aplicadas pelos comissários da CBA. Os carros de número #8, #14 e #111 foram punidos em 20 segundos por excederem o limite máximo de velocidade nos boxes. Já os carros #10, #110 e #8 foram punidos por atitude antidesportiva e com isso tiveram mais 20 segundos acrescidos ao seu tempo final de prova. Veja como terminou a corrida:
Após o término da prova seis punições foram aplicadas pelos comissários da CBA. Os carros de número #8, #14 e #111 foram punidos em 20 segundos por excederem o limite máximo de velocidade nos boxes. Já os carros #10, #110 e #8 foram punidos por atitude antidesportiva e com isso tiveram mais 20 segundos acrescidos ao seu tempo final de prova. Veja como terminou a corrida:
Resultado da Corrida de Duplas
1. #90 Ricardo Mauricio/Nestor Girolami - Eurofarma RC 52min32s719
2. #80 Marcos Gomes/Mark Winterbottom - Voxx Racing Team - +6s892§
3. #18 Allam Khodair/Antonio Felix da Costa - Full Time Competições - +18s475
4. #0 Cacá Bueno/Pechito Lopez - Red Bull Racing - +18s742
5. #21 Thiago Camilo/Lucas Di Grassi - Ipiranga-RCM - +19s102
6. #65 Max Wilson/Vitor Meira - Eurofarma RC - + 19s766
7. #88 Felipe Fraga/Alvaro Parente - Voxx Racing Team - +19s880
8. #77 Valdeno Brito/Laurens Vanthoor - Shell Racing - + 25s577
9. #4 Julio Campos/Nicholas Prost - Prati-donaduzzi - +46s930
10. #73 Sergio Jimenez/Fabio Carbone - C2 Team - + 48s337
11. #28 Galid Osman/Beto Monteiro - Ipiranga-RCM - + 50s193
12. #29 Daniel Serra/Chico Serra - Red Bull Racing - + 52s997
13. #2 Rafa Matos/David Muffato - Schin Racing Team - + 59s049
14. #111 Rubens Barrichello/Ingo Hoffman- Full Time Competições - + 1min02s395
15. #12 Lucas Foresti/Luiz Razia - AMG Motorsport - +1min04s663
16. #14 Luciano Burti/Jaime Algersuari - RZ Motorsport - + 1min05s797
17. #46 Vitor Genz/Matheus Stumpf - Boettger Competições - +1min06s869
18. #6 Alceu Feldmann/Ezequiel Raul Bosio - Boettger Competições - +1min11s382
19. #3 Bia Figueiredo/Matias Milla - União Química Racing - + 1min16s879
20. #83 Gabriel Casagrande/Enrique Bernoldi - C2 Team - + 1min18s789
21. #10 Ricardo Zonta/Jacques Villeneuve - Shell Racing - + 1min19s682
22. #26 Raphael Abbate/Nicolas Costa - Hot Car Competições - + 1min19s706
23. #110 Felipe Lapenna/Vitantonio Liuzzi - Schin Racing Team - +1min10s047
24. #72 Fabio Fogaça/Leandro Totti - Hot Car Competições - + 1 volta
25. #1 Antonio Pizzonia/Bruno Senna - Prati-donaduzzi - + 1 volta
26. #25 Tuka Rocha/Chris Van Der Drift Peugeot - + 2 voltas
27. #8 Rafael Suzuki/Antonio Perez - RZ Motorsport - + 4 voltas
28. #51 Átila Abreu/Nelson Piquet Jr - AMG Motorsport - + 8 voltas
29. #74 Popó Bueno/Guilherme Salas - Cavaleiro Racing Sports - + 11 voltas
2. #80 Marcos Gomes/Mark Winterbottom - Voxx Racing Team - +6s892§
3. #18 Allam Khodair/Antonio Felix da Costa - Full Time Competições - +18s475
4. #0 Cacá Bueno/Pechito Lopez - Red Bull Racing - +18s742
5. #21 Thiago Camilo/Lucas Di Grassi - Ipiranga-RCM - +19s102
6. #65 Max Wilson/Vitor Meira - Eurofarma RC - + 19s766
7. #88 Felipe Fraga/Alvaro Parente - Voxx Racing Team - +19s880
8. #77 Valdeno Brito/Laurens Vanthoor - Shell Racing - + 25s577
9. #4 Julio Campos/Nicholas Prost - Prati-donaduzzi - +46s930
10. #73 Sergio Jimenez/Fabio Carbone - C2 Team - + 48s337
11. #28 Galid Osman/Beto Monteiro - Ipiranga-RCM - + 50s193
12. #29 Daniel Serra/Chico Serra - Red Bull Racing - + 52s997
13. #2 Rafa Matos/David Muffato - Schin Racing Team - + 59s049
14. #111 Rubens Barrichello/Ingo Hoffman- Full Time Competições - + 1min02s395
15. #12 Lucas Foresti/Luiz Razia - AMG Motorsport - +1min04s663
16. #14 Luciano Burti/Jaime Algersuari - RZ Motorsport - + 1min05s797
17. #46 Vitor Genz/Matheus Stumpf - Boettger Competições - +1min06s869
18. #6 Alceu Feldmann/Ezequiel Raul Bosio - Boettger Competições - +1min11s382
19. #3 Bia Figueiredo/Matias Milla - União Química Racing - + 1min16s879
20. #83 Gabriel Casagrande/Enrique Bernoldi - C2 Team - + 1min18s789
21. #10 Ricardo Zonta/Jacques Villeneuve - Shell Racing - + 1min19s682
22. #26 Raphael Abbate/Nicolas Costa - Hot Car Competições - + 1min19s706
23. #110 Felipe Lapenna/Vitantonio Liuzzi - Schin Racing Team - +1min10s047
24. #72 Fabio Fogaça/Leandro Totti - Hot Car Competições - + 1 volta
25. #1 Antonio Pizzonia/Bruno Senna - Prati-donaduzzi - + 1 volta
26. #25 Tuka Rocha/Chris Van Der Drift Peugeot - + 2 voltas
27. #8 Rafael Suzuki/Antonio Perez - RZ Motorsport - + 4 voltas
28. #51 Átila Abreu/Nelson Piquet Jr - AMG Motorsport - + 8 voltas
29. #74 Popó Bueno/Guilherme Salas - Cavaleiro Racing Sports - + 11 voltas
Não completaram 75% da prova
30. #70 Diego Nunes/Ricardo Rosset - Vogel Motorsport
31. #11 Cesar Ramos/Frederic Vervish - Cavaleiro Racing Sports
32. #5 Denis Navarro/Felipe Giaffone - Vogel Motorsport
33. #33 Felipe Maluhy/Xandynho Negrão - ProGP
30. #70 Diego Nunes/Ricardo Rosset - Vogel Motorsport
31. #11 Cesar Ramos/Frederic Vervish - Cavaleiro Racing Sports
32. #5 Denis Navarro/Felipe Giaffone - Vogel Motorsport
33. #33 Felipe Maluhy/Xandynho Negrão - ProGP
O Circuito Schin Stock Car tem
organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão
da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O evento tem a Schin
como patrocinador máster e também conta com patrocínio da Pirelli e
copatrocínio de Cielo e Mobil Super. Com o apoio da Transzero. As
montadoras são Chevrolet e Peugeot.
==> Foto: Fernanda Freixosa / Vicar
0 comments:
Postar um comentário