Brasília recebe 1ª Formação Continuada em Capoeira na Educação Infantil

Em março, a Formação Continuada em Capoeira Infantil chega ao Cerrado, precisamente a Brasília e Goiânia. O curso tem como base a metodologia Brincadeira de Angola, criada e ministrada pelo Mestre Ferradura, do Rio de Janeiro. Com turmas já iniciadas no Rio e em São Paulo, o curso é voltado a professores de capoeira e educadores em geral interessados nessa tradição como ferramenta pedagógica. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Em Brasília, a formação acontece no dia 22 de março, das 9h às 18h, no Ponto de Cultura Invenção Brasileira - Taguatinga.

Recentemente reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, a capoeira é uma prática legitimamente afrobrasileira, um misto de dança, luta, música, teatro, expressão corporal e, ainda, importante ferramenta pedagógico-educacional. “Queremos aprofundar os conhecimentos pedagógicos com professores de capoeira e educadores que se interessam pela cultura como ferramenta transformadora, objetivando criar uma base para o processo de ensino-aprendizagem, dentro da metodologia Brincadeira de Angola”, explica Ferradura.

Destinados a quem já trabalha com o ensino da capoeira e também a educadores em geral, o curso Brincadeira de Angola explora didática, metodologia, filosofia, entre outras práticas de ensino. Os conteúdos envolvem bases de psicologia infantil, desenvolvimento motor, necessidades especiais, musicalização, ética, segurança no trabalho e primeiros cuidados; planejamento, registro e avaliação; relação com pais e direção escolar; leis brasileiras referentes à infância e técnicas de ensino do método BDA, entre outros.

A formação inclui apostila própria e certificado. Os interessados em participar da formação em Brasília devem fazer o pedido de inscrição pelo e-mail kenyaricarte@gmail.com. Informações pelo telefone 61 9616.8008 e no link https://www.facebook.com/events/966105396733761/.

Em Goiânia, a formação será no dia 21 de março, das 9h às 18h, Espaço Vida, Setor Bueno.

O MÉTODO 

Brincadeira de Angola é uma abordagem pedagógico-filosófica baseada no potencial educacional e lúdico da capoeira. Tem como base conhecimentos ancestrais repassados de mestres a discípulos de forma tradicional. Equilibrando saberes populares com conhecimentos acadêmicos, o método sugere uma nova forma de ensino-aprendizagem: uma Pedagogia da Capoeira. A equipe Brincadeira de Angola é formada por profissionais da pedagogia, medicina, fisioterapia, primeiros socorros, psicomotricidade, educação física, psicologia, música, teatro, circo e arte-educação. É neste ambiente interdisciplinar que o projeto se desenvolve desde 1988, no Brasil e no exterior. Além de seguir as referências da tradição oral da capoeira, a formação tem base teóricas como Paulo Freire, Bakunin, Ricardo Franklin Ferreira, Muniz Sodré, Peter Slade, Terry Orlick, AS Neill, Freud e Piaget. www.brincadeiradeangola.com.br 


OMRI FERRADURA 

Omri Breda é mestre de Capoeira Angola, formado pela Escola de Capoeira Angola do Mestre Marrom, e pedagogo formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Educação Infantil. É fundador e diretor do Projeto Brincadeira de Angola. Mestre Ferradura tem ampla experiência nessa área, tendo ministrado cursos regulares no Brasil e em diversos países, abrangendo escolas, comunidades e presídios, além trabalhar o projeto com crianças autistas, com síndrome de down e paralisia cerebral.

Nos últimos anos, Omri também tem se dedicado à formação de novos profissionais. No Rio de Janeiro, mantém um trabalho regular de capoeira para adultos e crianças em espaço próprio, e leciona periodicamente em universidades como a UNIRIO, a UFF e a UFRR. Na área artística, carrega na bagagem trabalhos de direção de capoeira com diversas parcerias, como Ariane Mnoucchkine (Diretora do Teatro do Soleil-Paris), Karim Anouz (Diretor do filme Madame Satã), Claudio Balthar (Diretor da Intrepida Trupe), Paola Barreto Leblanc (Diretora do filme Maré Capoeira) e João Falcão (Diretor da “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque).

Seus artigos - “A capoeira como prática educatica transformadora” e “Capoeira e educação libertaria para a formação de sujeitos autônomos” foram escolhidos pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro em seu site (www.educacaopublica.rj.gov.br), para representar a Capoeira no campo da educação.

SERVIÇO 

Brasília recebe 1ª Formação Continuada em Capoeira Infantil - Brincadeira de Angola 
Data: 22.03 (domingo)
Horário: 9h às 18h
Local: Ponto de Cultura Invenção Brasleira (AE Mercado Sul de Taguatinga, Bloco B – Avenida Samdu Sul)
Informações e inscrições: kenyaricarte@gmail.com | 61 96168008

==> Foto: Divulgação

0 comments:

Postar um comentário