BRASÍLIA (16/2/2015) – Desde janeiro, o
desenvolvimento de políticas para o artesanato é atribuição da
Secretaria do Turismo. Antes, os artesãos tratavam com a Secretaria do
Trabalho. Até que sejam retomados o cadastramento e a emissão de novos
documentos, os profissionais podem utilizar as carteiras de
identificação profissional que já têm, mesmo vencidas.
A categoria é atendida na Ala Sul do Centro de Convenções Ulysses
Guimarães, onde funciona a Secretaria de Turismo. Esta divulgará quando a
emissão de documentos for retomada.
O credenciamento e a obtenção da Carteira do Artesão dão vantagens ao
profissional, como a isenção do Imposto sobre Operações relativas à
Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte
Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) e a possibilidade
de expor e vender os produtos em espaços públicos e eventos promovidos
pelo governo do Distrito Federal.
Geração de renda
Pela importância do setor para a geração de renda e a promoção do
bem-estar e da cultura, a Secretaria de Turismo tem na sua estrutura a
Subsecretaria de Artesanato e Produção Associada, reforçada com a
transferência de profissionais que lidavam com os artesãos na Secretaria
do Trabalho.
O presidente da Associação dos Artesãos, Artistas Plásticos e
Manipuladores de Alimentos da Feira de Artesanato da Torre de TV, Hebert
Amorim, diz que alguns colegas ainda não tomaram conhecimento da
mudança da secretaria que lida com a classe profissional, mas demonstra
entusiasmo. “Torcemos pelo sucesso da parceria com a Secretaria de
Turismo.”
Étore Medeiros, da Agência Brasília
==> Foto: Gabriel Jabur
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