Últimos dias - Espetáculo À Mesa, até dia 1º de novembro

O espetáculo À Mesa é uma adaptação da obra clássica de Platão - O Banquete que temporada itinerante por escolas do Distrito Federal, de 22 de outubro a 1º de novembro. Escolas públicas do Cruzeiro, Guará, Plano Piloto e Sobradinho recebem o espetáculo, uma releitura livre com trechos traduzidos do original em grego, pelo dramaturgo brasiliense Marcus Mota. 

No texto quatro atores, quatro amores, quatro personagens. O atrapalhado, o distante, a preocupada e a impaciente. Quatro opiniões, quatro meios diferentes para um mesmo fim. Uma disputa. Quem é o melhor? No espetáculo À Mesa, os atores fundem características próprias aos personagens, assim como também se deixam persuadir pelas caraterísticas dos mesmos.

A dramaturgia foi escrita de forma específica para os atores que a representam, seguindo por uma linha tênue que divide/une o ator e personagem. O ator atinge o seu próprio ridículo através da comicidade presente na dramaturgia e na própria vida.

No texto clássico O Banquete, Platão coloca filósofos reunidos em confraternização conversando sobre o amor, e propõe, através das palavras de Sócrates, o pensamento de uma forma mais sublime e verdadeira do sentimento. No texto À Mesa, o dramaturgo Marcus Mota traça um paralelo entre o texto clássico e a atualidade, colocando os personagens na condição de filósofos e propondo um ambiente cênico de disputa, assim como no clássico texto de Platão.

A circulação do espetáculo em escolas visa aproximar o aluno da fruição e apreciação teatral, e trabalham ainda o contexto filosófico e secular de Platão. A obra O Banquete é um clássico da literatura mundial e o seu contexto sempre atemporal sobre o amor pode, neste espetáculo, ser compreendido de forma contemporânea e atual.

EQUIPE :
Dramaturgia: Marcus Mota
Direção: Bruno Mendonça
Elenco:
Emerson Dourado
Guilherme Cascais
Luana Fonteles
Luciana Barreto
Sonoplastia: Mateus Ferrari
Figurino e Cenário: Roustang Carrilho
Vídeo Projeção: Hieronimus Do Vale
Iluminação: Zizi Antunes
Assessoria de Imprensa: Renato Acha
Direção de Produção: Luana Fonteles
Produção Executiva: Claudia Jeane Rêgo

Serviço À Mesa – 2014

22 de Outubro (quarta-feira) *sessão dupla
Apresentação às 19:00
Apresentação às 21:00
CED 01 – Guará 02
EQ 34/36 - AE B, Guara II. Brasília – DF

23 de Outubro (quinta-feira)
Apresentação às 19:00
CED 02 – Cruzeiro Novo
SHCES 805 - Lote 02, Cruzeiro Novo. Brasília – DF

27 de Outubro (segunda-feira) *sessão tripla
Apresentação às 10:30
Apresentação às 16:30
Apresentação às 19:45
Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas) - Plano Piloto
SGAS 602 – Proj. D, Asa Sul. Brasília – DF

30 de Outubro (quinta-feira) *sessão dupla
Apresentação às 19:45
Apresentação às 21:15
Teatro de Sobradinho
Área Especial - Q 12, Sobradinho. Brasília - DF

01 de Novembro (sábado)
Apresentação às 15:00
CED 01 – Cruzeiro Velho
SRES - AE F Lote G, Cruzeiro Velho. Brasília – DF
Observação – As apresentações na escola do Cruzeiro no sábado ( de novembro) e as apresentações de Sobradinho serão abertas ao público, as demais voltadas aos alunos das respectivas escolas.

==> Foto: Taís Castro

0 comments:

Postar um comentário