Ginastas do DF ganham centro de treinamento de alto rendimento

BRASÍLIA (3/10/14) – Cavalos com alças, argolas, traves e jogos de colchonetes. Esses são alguns dos mais de 40 novos equipamentos importados da Alemanha que compõem o Centro de Treinamento do Distrito Federal. Localizado no anexo do Ginásio Nilson Nelson, o espaço será destinado a atletas de alto rendimento, estudantes da Secretaria de Educação do DF e alunos dos centros olímpicos da Secretaria de Esporte.

Fruto de parceria entre a Secretaria de Esporte, Ministério do Esporte e a Confederação  Brasileira de Ginástica (CBG), o centro foi inaugurado nesta sexta-feira (3) e tem capacidade para atender cerca de 150 atletas diariamente. “Estamos em busca de talentos por todo o DF e esse será o lugar certo para a aparição de novos heróis da ginástica brasileira”, destacou o secretário em exercício, Paulo Antônio da Silva.

Além de um espaço para treinamentos de atletas de ponta, o Centro de Treinamento do DF vai servir como ponto de apoio para as Olimpíadas de 2016 e local de disputa da Universíade, em 2019. “Em breve, grandes nomes da nossa ginástica irão passar por aqui, como Arthur Zanetti (medalhista de ouro olímpico nas argolas, em Londres 2012) e Diego Hypólito, entre outros”, garantiu o secretário.

Encarregado de representar o Ministério na assinatura do termo de cooperação para a utilização do espaço e dos equipamentos, o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, destacou que o centro é o quarto de um total de 13 que serão inaugurados. “Curitiba, Porto Alegre e, também, São Bernardo (SP) já têm um. Rio de Janeiro e Natal serão os próximos”, frisou.

A professora Márcia Colognese, uma das responsáveis por treinar os atletas, enfatizou que o trabalho de base é fundamental. Para ela, atuar junto a essas equipes desde cedo é fundamental. “Temos meninas de 6, 7 e 8 anos em um nível competitivo. Em alguns anos, essas ginastas irão mostrar um desenvolvimento jamais visto no Brasil”, explicou a treinadora. 

Atleta desde os 6 anos, a estudante Viviane Oliveira, 16, já faz planos ao ver o investimento que está sendo feito em seu esporte. “Começamos a treinar em colchões velhos e atualmente nós temos equipamentos de ponta. O resultado disso será visto em breve nos campeonatos brasileiros e mundiais. Basta esperar”, disse a moradora do Núcleo Bandeirante, que é uma das apostas do DF para o Campeonato Brasileiro, entre os dias 10 e 12, aqui mesmo em Brasília. 

==> Foto: Francisco Medeiros / ME

0 comments:

Postar um comentário