ALEXANDRE DIAS & SARA COHEN NO CLUBE DO CHORO DE BRASÍLIA

Ernesto Nazareth (1863-1934) é um dos pilares da música brasileira, cada vez mais reconhecido pela comunidade internacional de músicos, pesquisadores e apreciadores. Sua vasta obra de 211 músicas está agora disponível em uma edição crítica inédita, organizada em seis volumes, realizada a partir de uma revisão minuciosa em manuscritos autógrafos e primeiras edições. A revisão, embasada em critérios musicológicos rigorosos, foi feita pelos pianistas Alexandre Dias e Sara Cohen, especialistas na obra de Ernesto Nazareth, e que muito têm feito pela preservação de sua memória.

Para este projeto, contamos com o apoio imprescindível do biógrafo-herdeiro Luiz Antonio de Almeida, que nos forneceu manuscritos autógrafos que não estavam presentes em outros acervos, do Instituto Moreira Salles, mantenedor do Acervo Ernesto Nazareth, e que também nos forneceu acesso a todos os manuscritos em sua guarda, e da Biblioteca Nacional, que mantém o maior acervo de manuscritos de Ernesto Nazareth.

Esta é a primeira edição crítica da obra completa de um compositor brasileiro, e com ela desejamos que nossos autores sejam cada vez mais valorizados, com muitas iniciativas similares. 

Alexandre Dias realizou seus estudos de piano erudito com Elza Kazuko Gushikem (UnB) e Neusa França, desenvolvendo paralelamente intensa pesquisa a respeito da música brasileira do final do século XIX e início do século XX, com especial ênfase em Ernesto Nazareth.

Graduada em piano com Medalha de Ouro pela Escola de Música da UFRJ, Sara Cohen estudou sob a orientação de Esther Naiberger e fez ainda estudos de aperfeiçoamento com Homero Magalhães. Gravou os CD’s ‘Brasileiras, música brasileira temperada a quatro mãos’ (1998), com a pianista Miriam Braga, ‘Primeiro Diálogo’ (2000) com obras de Caio Senna, ‘Paulo Passos e Sara Cohen’ (2006) com obras de compositores brasileiros para clarineta/sax e piano, ‘Terra dos homens’ (2008), obras de Ricardo Tacuchian, com o barítono Marcelo Coutinho e Paulo Passos, o CD que acompanha o livro “Cartilha rítmica para piano de Almeida Prado”, escrito em parceria com Salomea Gandelman e pianoforte (2010), com obras inéditas para piano solo do grupo mosaico. Apresentando-se em recitais e festivais nos quais tem realizado primeiras audições de obras de diversos compositores brasileiros.

A apresentação acontece dia 09 de Setembro de 2014 – terça-feira a partir das 21:00 horas. Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira)

Informações: Tel.: 3224.0599. Ingressos: Clube do Choro de Brasília – SDC BLOCO “G” - Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas. Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas, ou através do site: www.clubedochoro.com.br                                      

O Clube do Choro de Brasília fica entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário.
Não recomendado para menores de 14 anos

==> Foto: Rodrigo Vieira

0 comments:

Postar um comentário